domingo, 15 de junho de 2008

8 Km - Marginal à Noite 2008




Uma das poucas corridas que decorrem à noite, além desta só conheço a Corrida da Luz que também é no mês dos Santos Populares. Prova agradável e acessível, proporciona bons momentos para todos que participam nela. Com partida e chegada em frente à praia de Santo Amaro de Oeiras, o percurso de ida e volta, integralmente na Avenida da Marginal têm o seu retorno perto do restaurante Mónaco.

O ponto de encontro foi na escadaria do Mc Donald's , até às 21 H00, cheguei 10 minutos antes da hora e já estavam os amigos da corrida  Glórita e Carlos Dias o irmão, Jorge Ferreira, Pedro Alves, Jorge Silvestre o Miguel e a Lurdes Alves que tinha ficado encarregada de levantar os dorsais e chips de cronometragem.

Com aproximadamente 3500 participantes segundo o site da prova, logo perdermos-nos uns dos outros, fiquei só com o Miguel e juntos fizemos um ligeiro aquecimento e deslocamo-nos para a partida. O ilustre acompanhante impôs um ritmo forte, cansado só mesmo o nome, fez metade do percurso sempre à frente, altura que decidi acelerar de modo à melhorar a classificação obtida no ano transacto.

Quanto aos outros colegas, passamos pelo Jorge Silvestre logo no início, as gazelas do meu irmão e do Jorge Ferreira estava eu no 3 Km e já eles estavam a dar a volta, só avistei a Luísa Gonçalves e a lindinha da minha mamã quando devia faltar 2 Km para terminar a prova o que indiciava um mau prenúncio, a Marly nem sombra assim como restantes colegas, pensava para mim, devem ter dado a volta e ido comer um Big Mac.

Consegui cumprir o objectivo a que me propunha com esforço e suor fiquei na posição nº. 623 com o tempo final de 39: 25's, da próxima vez tentarei fazer menos de 35 minutos.Terminei e já estavam na meta o Hamilton e o Jorge fresquinhos como alface, dirigi-me para a escadaria da hamburgeria para ir ter com os restantes atletas que aos poucos iam chegando a conta gotas e até a Marly que era iniciante nestas andanças conseguiu surpreender-me, fiquei completamente estupefacto com o feito hercúleano.
Entretanto alguns foram-se despedindo e outros acabei por não ver, ficou um grupo composto pela fotógrafa de serviço a Glória, marido e irmão deste e a Lurdes Alves a esperarmos pela minha mãe e da Luísa que não havia maneira de chegarem, além do cansaço e fome e estarmos a arrefecer cada minuto era uma eternidade, todos chegavam menos as duas tartarugas. já pensava alto que tinham parado em algum lugar para comer algumas sardinhas ou então andavam a.... rastejar!

Ao fim de 01H 26m finalmente cortaram a meta exaustas e com dores musculares não foram as últimas mas estiveram  por perto, com uma certeza eu e o meu irmão ficamos...NUNCA MAIS ! Agora para estas duas só restam caminhadas de 4 e 5 Km no máximo.
Quando já todos os sobreviventes despediam-se, vimos a grande campeã olímpica ..... Rosa Mota! Que espectáculo, não poderia deixar passar este grande momento em branco....

Disparem as objectivas !

Classificação Geral:
http://www.marginalanoite.com/

segunda-feira, 9 de junho de 2008

10 Km - Corrida do Oriente


A edição de 2008, da Corrida do Oriente, ocorreu no dia 1 de Junho, dia da criança, no Parque das Nações.

A prova contava com a participação de atletas federados e amadores, deveriam ser aproximadamente um milhar e meio de atletas.

Como sempre chegamos cedo, é uma rotina que não prescindo, seja qual for a situação ou circunstância.
Encontramos com a minha Glorinha, na rotunda da partida, que na véspera tinha levantado os nossos dorsais,estava acompanhada pelo marido o famoso Carlos Dias de quem tanto tinha ouvido falar e da imprescindível máquina fotográfica.

Posteriormente foram ter connosco a lebre do Jorge Ferreira e o ilustre Miguel. Pontualmente às 10H 00, foi dado o tiro de partida, nunca tinha ficado tão à frente, mas rapidamente perdi de vista o meu irmão e o Jorge Ferreira, felizmente tive a presença do Miguel, e apesar do calor que já se fazia sentir aquela hora, chegamos aos 4 Km,onde se encontrava o posto de abastecimento à um bom ritmo e sempre a falar e trautear.
Gostei da nossa conversa penso que foi bastante útil e elucidativa,termos abordado os nossos pontos de vista.

Aos 8 Km, decidi impor um ritmo mais rápido, de modo a tentar terminar antes da barreira mítica dos 50 minutos, acabei por terminar exausto e sem ter conseguido alcançar o meu objectivo.


Ficará para a próxima ! Tempo final: 53 :16´s


Classificação Geral: http://www.corridadooriente.com/



 

Correr pela Saúde




Muitas pessoas têm vontade de correr, mas acham que cansam só de olhar. Na verdade acham que não conseguiriam correr por muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza. Se você é uma destas pessoas, dê a “volta por cima” e insista na procura e prática de uma actividade que lhe dê prazer.


BENEFÍCIOS DA CORRIDA

Correr traz um número incontável de benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Os efeitos benéficos da corrida:

- redução do peso corporal
- maior controle dos níveis de colesterol
- aumento da capacidade cardo- respiratória
- redução dos riscos de enfarte
- aumento da massa muscular
- melhor controle da pressão arterial de repouso
- auxílio para regular a glicémia (a taxa de açúcar no sangue), evitando que os níveis de glicose se elevem, e para aumentar a captação desse açúcar pelas células. Para muitos indivíduos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos.

Assim sendo, podemos dizer que correr é bom para:

Circulação: o sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigénio nos tecidos e optimiza a função dos órgãos.

Rins: o aumento da circulação melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

Sono: o organismo aproveita melhor as horas de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos do exercício.

Cérebro: aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor associado à depressão. Em baixos níveis, o hormônio é associado às alterações do sono, vontade de comer doce e depressão.

Perda de peso: uma pessoa de 70 kg queima cerca de 450 calorias a cada hora de corrida.

Glicémia: as taxas de glicose caem e as células se tornam mais sensíveis à insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue.

Ossos: a corrida estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose.

Pressão sanguínea: a corrida promove maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o que ajuda a manter a pressão baixa.

Pulmão: corredores têm menos risco de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada - principalmente na porção superior.

Colesterol: os níveis de HDL (colesterol “bom”) aumentam e os níveis de LDL (colesterol “mau”) diminuem.

Stress: o hormônio cortisol, libertado quando a pessoa está stress, é queimado durante a corrida, diminuindo a carga de stress.

Coração: a corrida ajuda a fortalecer e melhorar a eficiência. Gradualmente o atleta tem capacidade para bombear mais sangue com menos esforço (batimentos cardíacos).