domingo, 16 de novembro de 2008

Motivação para Maratona



"Para ganhos fisiológicos já basta a preparação para a meia-maratona. Não há novos ganhos físicos ao dobrar a distância. Mas o benefício psicológico, sem dúvida, é único após os 42 km”, afirma o cardiologista Edmar Santos, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e mestre em Medicina Interna e Terapêutica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “Não existe uma resposta certa para o porquê de uma maratona. Assim como não existe uma resposta errada. Cada motivo é único”, do livro “Marathoning for Mortals”, de John Bingham e Jenny Hadfield:

1. O maratonista aprende a desenvolver pequenas metas (mensais, semanais e até diárias) e a organizar-se melhor.

2. O treino longo pode ser uma positiva e construtiva forma de egoísmo. Naquele momento a pessoa aprende a fazer por ela mesma. Isso gera autoconfiança e segurança de saber que é capaz.

3.

4. Depois de uma maratona, tudo na vida fica menos complicado. Os problemas ganham proporções muito menores.

5. É uma experiência de superação que pode ser levada para a vida profissional e pessoal.

6. Treinar para fazer o melhor é a mais saudável forma de competição.

7. Muitas pessoas correm para relaxar da realidade; outras para provar a si mesmas que são capazes; e algumas para encontrar os próprios limites.


Retirado do site: www.sportscience.pt
O corredor tem de dizer ‘eu concluí’. Não existe prazer maior que este. “Na corrida, não importa se é o primeiro a chegar, se chega à meio do pelotão, ou se está entre os últimos” — Fred Lebow, corredor e um dos fundadores da Maratona de Nova Iorque.