domingo, 22 de fevereiro de 2009

XXVI 20 KM DE CASCAIS







Grande ambiente, de festa a fazer jus ao Carnaval, e com milhares de foliões em mais uma edição dos 20 Km de Cascais, que João Marques venceu, claramente, na competição masculina, o mesmo sucedendo na competição feminina em que Carla Pinto foi bem superior na linha de chegada.

Mais de 1400 concorrentes estiveram na corrida principal (mais de 700 na rapidinha), proporionaram um ambiente extraordinário que não deixou ninguém indiferente na magnífica baía de Cascais.

Chegamos a Cascais por volta das 08H 30, onde já o Rui Carmo e Rui Gameiro nos esperavam, com o meu dorsal que fizeram o favor de levantar.
Tive logo que "aturar e levar" com o Rui Gameiro, mas já estava preparado,ontem nem deve ter dormido! O Lagarto até com a camisola do Sporting correu!
Coitados do meu irmão e do Rui Carmo que estão mais vezes com ele e "gramar" a doença clubística! Para a semana já fica com agonia e azedo com um ...cálice de Porto!

Como já vêm sendo habitual, no aquecimento estive com o João Fandango e o Gilberto Gonçalves que voltaram a dar dicas do percurso, e no meio da prova também vi o Gregório que passou por mim.

Pontualmente, o Presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, deu o tiro de partida, logo perdi de vista o Hamilton e o Gameiro, tive a companhia do Rui Carmo. Até aos primeiros 5/6 Kms, andamos a rolar juntos em ritmo bastante lento, em alguns kms até chegamos a andar a mais de 6 minutos/Km.
Apartir do 7 Km decidi impor um ritmo mais forte, deixando de ter a companhia do Carmo, para ficar acompanhado com o sol e o calor!

Durante o percurso, muitos pontos de abastecimento de água, se calhar foi a prova de 20/21Km com mais abastecimentos em que participei!

Nos últimos 4 Km, uma vez que sentia-me bem comecei a correr um pouco mais veloz,até porque como constatava que estava a fazer um tempo razoável,ganhei motivação para tentar fazer a prova em menos de 2 horas.
No final, consegui alcançar o objectivo traçado durante a Corrida, e penso que poderá ter sido um bom treino para fazer a Meia-Maratona de Lisboa com igual o melhor tempo, isto é claro se aplicar-me e treinar durante a semana.

No final da Meta ainda pensei que o Hamilton e o Gameiro fossem-me surpreender com um gelado do Santini, mas fiquei pelo desejo! Fica para a próxima!


domingo, 15 de fevereiro de 2009

II Grande Prémio Atletismo de Mem Martins




Pelo segundo ano consecutivo, ocorreu o Grande Prémio de Mem Martins, com partida marcada para as 10H: 00, junto ao Complexo Desportivo de Ouressa na Avª. Chaby Pinheiro e a Meta instalada na Avenida Marginal.

Poucos participantes talvez menos de meio milhar, devido a ser uma prova ainda recente no calendário de atletismo.

Pela primeira vez este ano corri de calções e boné, finalmente o bom tempo chegou para ficar e dar mais incentivo. Começei bem a prova, porque era sempre a descer, fiz 2 Km em menos de 10 minutos, contudo ao chegar ao 3 Km deparei com uma subida íngreme, e fiquei ainda mais desanimado quando outro atleta do Real Massamá disse-me que iríamos voltar a subir a mesma Avenida.

Aos 5 Km controlei o tempo que era de 27:15, após termos passado em frente do McDonald, local de abastecimento, pensei para mim, agora em vez de água era bom e é um Sundae de Morango, de volta à corrida voltamos novamente a descer até a subida arrepiante, lutei para não parar, mas com o calor e ligeira dor no ombro, devido a eventual movimento ao correr não resisti e começei andar em passo largo, até ao topo onde voltei a correr até ao final da Prova.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bebidas Isotónicas e Bebidas Energéticas



As bebidas isotónicas são compostos líquidos que restauram naturalmente os líquidos e energia que estão em falta no organismo de um desportista. Foram desenvolvidas de modo a repor os líquidos e sais minerais perdidos através do suor durante o processo de sudação e têm por principal objectivo evitar a desidratação, aperfeiçoar e realçar os níveis de resistência e qualidade do esforço dispêndido. Isotónico significa exactamente que a composição dos líquidos apresenta uma concentração de moléculas idênticas aos fluídos do corpo humano, podendo assim ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Normalmente estas bebidas não contêm substâncias que melhoram o desempenho como a cafeína ou taurina.

As bebidas energéticas ou hipertónicas têm função diferente, estas foram desenvolvidas para proporcionar energia, pelo que contêm uma grande quantidade de hidratos de carbono. estas bebidas apresentam altos níveis energéticos e uma concentração de moléculas mais elevada que a dos fluídos corporais.
Para provas de de longa distância são necessário níveis elevados de energia e por isso as bebidas hipertónicas são consumidas antes, durante e após o esforço físico.
Estas bebidas devem ser tomadas em conjunto com água para repor fluídos perdidos por via da transpiração, uma vez que a sua função não é prevenir a desidratação, ao contrário das bebidas isotónicas.

A actividade física intensa e prolongada, provoca transpiração e consequentemente perda de sais minerais que são importantes para o equilíbrio do organismo. Minerais como sódio, potássio, magnésio e o cálcio têm uma enorme importância nas funções de contracção muscular do corpo humano. Durante a transpiração que acompanha a actividade física intensa, o corpo pode perder até um litro e meio de água por hora, o que significa dois por cento do peso corporal, criando o risco de desidratação.

Existem algumas alternativas naturais às bebidas isotónicas, como a água de coco, ou soro caseiro.

Dica para fazer soro caseiro que às vezes faço e bebo: Adicionar uma colher de sopa de açúcar ou 2 colheres de sopa de mel, uma colher de café de sal e umas gotas de sumo de limão para 1 litro de água.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

X Grande Prémio Atlântico



Pela 10ª.vez o Núcleo Sportiguista da Costa da Caparica com apoio da Xistarca, organizaram uma prova pedestre na extensão de 10 Km.

O tempo estava óptimo para a prática desportiva, já há algum tempo que não corria com o tempo quente e soalheiro. O local de partida inicialmente previsto, foi alterado para as novas instalações da sede Sportinguista situada à frente da Igreja Nova.

Para levantamento dos dorsais alguma confusão tanto para a Caminhada como para a Corrida.

No que se refere a Caminhada de aproximadamente 4.000 metros, foi uma verdadeira desorganização segundo a minha mãe e alguns populares e nem sequer tiveram abastecimento ou água no final! Mas há que louvar a iniciativa e tentar melhorar no futuro, além disso sempre foi a 1ª.vez.

No ligeiro aquecimento que fiz com o meu irmão avistei de novo o amigo atleta de Cascais, o Gilberto "Lebre", desta vez sem o inseparável João Fandago que com os seus 60 e 57 anos respectivamente ficam sempre a minha frente! Vejam-me as ilustres figuras, num churrasco organizado por amigo comum ! Para a foto só faltou o Gregório Cristo outro atleta de 50 anos que também corre bem.
No dia seguinte após doping "Sagres" ainda fomos fazer a Meia-maratona de Portugal

Também fiquei espantado quando vi o Jorge, o Miguel e o Filipe, amigos e colegas da Empresa, que fizeram uma boa prova.

Quanto a Corrida tal como a Caminhada houve um atraso de 15 minutos, mas a prova correu melhor que as que tinha efectuado anteriormente, e espero que a tendência seja para melhorar.