domingo, 29 de março de 2009

6ª. Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV



Esta prova desportiva realizada hoje a 29 de Março tem como objectivo angariar receitas que reverterão na sua totalidade para a APAV, Instituição *articular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de voluntariado, que visa promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos e vítimas de crimes.

Logo no início, o meu irmão disse-me que iria fazer a corrida toda ao meu lado, uma vez que está lesionado e também porque a prova não conta para o Grupo Desportivo Totta, dito e feito para ele foi um autêntico passeio.

Gostei da prova, muitos participantes fiquei espantado, já no ano passado tinha participado e tinha ficado com óptima impressão, este ano apesar de alguns desacertos no principio, com a partida a ser efectuada com alguma dificuldade, muitos participantes com o dorsal vermelho da caminhada, partiram juntamente com os de dorsal preto da corrida de 10 KM.
No final, nova confusão desnecessária, nem chegamos a cortar a meta e já estavam a dar as tradicionais lembranças e afins...

Relativamente à prova, a mesma táctica de sempre, primeiros 5/6 Km a ritmo razoável, para depois "atacar" os restantes a um bom ritmo!

Pode ser que agora também consiga melhorar um bocado com tratamento por aerossóis,fiz o teste DPOC pela 2ª. vez, que acusou deficiências respiratórias, que não dá para negar, mas mesmo assim continuarei ser um amante da corrida, nem que seja pelo puro prazer e porque não existe melhor investimento na saúde que é fazer exercício físico/desporto, além do bem-estar que proporciona.

No final, como demorou algum tempo e formou-se uma grande fila, fiz nova amizade.
Enigmático será a classificação que irão colocar no site da corrida uma vez que não havia qualquer tipo de chip ou semelhante :www.corrida-iscpsi-apav.net

Quando chegamos perto do carro, eu e o meu irmão tivemos o mesmo pensamento, o arrumador de carros aparentemente honesto e humilde e sem vícios, dava nitidamente para ver, às vezes surgem contratempos, fizemos um saco com bónes, t-shirts, frutas, águas... e oferecemos, o homem não cabia em si de alegria!

Agora na próxima semana irei à Mafra, fazer 15 Km Corrida dos Sinos, prova que nunca efectuei e espero que não seja dura.

PS: Teste DPOC aconselhável principalmente a fumadores( eu não fumo): Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispnéia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros...


domingo, 22 de março de 2009

19ª. Meia-Maratona de Lisboa




Na sua 19ª. edição da Meia-Maratona de Lisboa, cerca de 35 mil participantes confraternizaram num verdadeiro ambiente de festa.

A vertente popular, assim como o aspecto competitivo foram os ingredientes de mais este sucesso.
Milhares de pessoas, corriam, andavam ou limitavam-se a passear ao longo do percurso, alguns aproveitando para gravar o momento e "gozar" da paisagem.

Eu e o Hamilton deixamos o carro no Mosteiros dos Jerónimos às 19H:45, conforme combinado com o Rui Carmo e o Gameiro e partimos noutro carro em direcção ao Campo Pequeno, onde a família Hovione tinha marcado o ponto de encontro para às 08H:15 para tirarem a habitual foto de Grupo,onde nunca tinha aparecido.
Após termos chegado a estação ferroviária do Pragal, o Grupo começou a dispersar-se, e logo após a triagem para a Mini e a Meia, fiquei acompanhado pelo quarteto constituído pelo Hamilton; Carmo e Gameiro.

No tabuleiro da Ponte, avistei algumas caras já conhecidas de outrora que faço sempre questão de cumprimentar, havia também atletas de várias nacionalidades: brasileira, inglesa, italiana, espanhola, francesa...

Após ter perdido de vista o Miguel o nosso GPS "Special", voltou a funcionar e conseguimos a proeza de encontrarmo-nos mais uma vez no meio de milhares de pessoas é fantástico!

Início da prova às 10H: 30 e como sempre os normais "atropelamentos" tive que iniciar uma “galopada” … com mais de trinta mil “almas” atrás de mim até Alcântara onde se faz a separação da Meia e da Mini e é difícil correr rápido.

O percurso este ano foi alterado devido às obras no Terreiro do Paço, muitos desconheciam tal facto, o retorno efectuo-se no Cais do Sodré e no Dafundo.

No inicio tracei três objectivos, terminar a prova; acabar bem sem dores musculares e fazer menos de 2 horas.

Infelizmente só consegui os dois primeiros, o primeiro foi alcançado, o segundo vamos ver logo e amanhã, e o terceiro não foi cumprido, fiz em mais de 2 horas, mas atendendo que é a minha 3ª. participação nesta distância consegui progredir a 1ª participação com o tempo de 02H:15; 2ª. com 02H:30 e esta 02H:02.

No final também estava ansioso para saber se havia novo recorde mundial da competição uma vez que Wanjiru campeão olímpico, que foi uma autêntica decepção corria, mas foi o queniano Martin Lel que venceu ao cumprir o percurso no tempo oficioso de 59,54 minutos, superando sobre a meta o marroquino Jaouad Garib. No sector feminino, a vencedora foi a norte-americana Kara Goucher, 01:08, grande vencedora e que não desapontou.

No próximo ano haverá mais, agora para o dia 29/03, tentarei inscrever-me na IV Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e começar a pensar seriamente em treinar mais vezes e com afinco...assim o tempo disponível o permita!







terça-feira, 17 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

15 Km-Corrida das Lezírias







Prova de 15 Km, de características únicas no panorama do atletismo nacional, com partida e chegada no Parque Urbano Cevadeiro em Vila Franca de Xira.

Foi a 1ª. vez que participei nesta corrida e gostei desta competição no geral, cerca de 1500 atletas, boa organização, 3 pontos de abastecimento, muita gente na rua a incentivar e percurso atractivo em estrada e terra batida , pelas ruas de Vila Franca de Xira, Ponte Marechal Carmona, Lezírias e Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Conforme previamente combinado, eu e o meu irmão encontramo-nos com o Jorge e o Miguel, para irmos todos juntos.

Também como já vem sendo praxe, no aquecimento estive com as lebres de Cascais, assim como ao 9 Km, quando passaram por mim como flechas.

Efectuei a prova com esforço, e fiz o tempo de 01H:26;48, porque o Miguel que está em excelente forma, esteve durante os 15 Km a dar-me apoio e incentivo, puxou sempre a carroça, e com o calor que estava nas Lezírias, trabalhou imenso fico-lhe grato!

Esta semana tentarei fazer 2 treinos (3ª.e 5.ª feira), para preparar-me para a Meia-Maratona de Lisboa, outra prova que também nunca fiz, mas estou entusiasmado, pelo forte cariz popular e ambiente de festa que poderá proporcionar !

domingo, 8 de março de 2009

2ª. Corrida Aniversário RTP 2009



Para comemorar o 52º. aniversário a RTP promoveu a já tradicional Corrida com cerca de 4500 participantes, cujos dorsais esgotaram-se num ápice.

Vestido a rigor foram 5km de pura diversão,no dia Internancional da Mulher, com partida na Sede da Rádio e Televisão de Portugal na Avª. Marechal Gomes da Costa e chegada no Parque das Nações, perto do Posto de Abastecimento BP.

A inscrição foi gratuita, com direito a 1 t-shirt exclusiva RTP e 1 medalha de participação. Ao levantar o dorsal contribui com um donativo a favor da Associação Coragem, que apoia crianças com doença cardíaca.

Levei o carro e deixei-o junto à meta, visto que o meu irmão este Domingo foi ao Run Bike em Sintra, prova organizada pela Xistarca, e fui a correr até à sede do Serviço Público de Televisão, infelizmente eu e o Miguel não encontramo-nos conforme combinado mas como é hábito no aquecimento estivemos e partimos juntos às 10H:30.

Ainda no início da corrida estive com o Carlos Dias e o Miguel,mas logo impuseram o ritmo deles e fiquei para trás, no final avistei o Gilberto e também estive com a Glória Dias.

Tempo não oficial: 24m:30s

Na próxima semana, serão 15 Km das Lezírias em Vila Franca de Xira, cuja prova também nunca participei.

domingo, 1 de março de 2009

Corrida da Árvore



A Corrida da Árvore, prova pedestre de 10.000m, realizada pontualmente às 10H 00 em Monsanto, considerado o pulmão da cidade.

Esta foi a primeira prova em que não tive a companhia do meu irmão, que foi a uma corrida de beneficiência no Barreiro, porque tivesse participado de certeza ficaria nos 50 primeiros classificados.

A prova com menos de meio milhar de atletas, decorreu com tempo bom e améno,e nem foi preciso levar o boné, uma vez que o Sol esteve sempre escondido.
Quanto à prova, circuito bonito e com grau de dificuldade razoável, muitas descidas, mas também falsas rectas e algumas subidas acentuadas.

No final houve entrega dos habituais brindes e alguns prémios, e fiquei satisfeito apesar de ter feito um péssimo tempo, mas levando em consideração que fui a esta prova com intenção de treinar para a Meia de Lisboa e tendo em consideração que esta semana não consegui treinar ...

Ainda estou indeciso em ir a Corrida da RTP no próximo fim de semana, a única certeza é a Corrida das Lezírias em Vila Franca de Xira daqui a 2 semanas em que já estou inscrito.

Breve filme da minha chegada a meta exausto, com o dorsal 452.