domingo, 28 de junho de 2009

...fotos 30ª.Corrida das Fogueiras" a melhor corrida nocturna de Portugal"





30ª. Corrida das Fogueiras "a maior corrida nocturna de Portugal"


Embora a  demora por parte da organização para levantamento dos dorsais, esta conseguiu reunir as condições que fez tornar esta prova de estrada uma clássica " a maior corrida nocturna de Portugal ".

Com tempo agreste e o percurso iluminado pelas fogueiras que persistiam em manter-se acessas contrariado a chuva intensa e vento forte, no final o arraial  gratuito oferecido a todos os participantes mediante apresentação do dorsal, em plena época festiva dos Santos Populares, mas que devido ao tempo nada convidativo não marquei presença.

A Corrida das Fogueiras conta com um trajecto pelas principais ruas da cidade e da península, junto ao mar, utilizando a estrada marginal que foi iluminada, pelas fogueiras. Esta corrida começa no Largo da Ribeira, segue no sentido do Baleal, para depois inverter a marcha e começar a descrever o perímetro da cidade: pela Marginal Norte, passando pelo Cabo Carvoeiro, Marginal Sul, entrando de novo no centro da cidade para enfim passar a linha de meta novamente Largo da Ribeira.

É uma prova difícil, como pode-se verificar pela altimetria, mas que é apelativo para atletas individuais e clubes de todo o país, bem como dezenas de milhares de pessoas para ver e incentivar os atletas profissionais e amadores.

No  final do dia de sexta-feira não integrava a lista de inscrição, mas ao ver o e-mail Sábado de manhã, tive a agradável surpresa de ver o meu nome e respectivo dorsal (2055), de imediato liguei para o meu irmão e companheiro desta "vida dura", mas infelizmente como por lapso o G.D. Santander não conseguiu a inscrição  da equipa e o Hamilton já tinha outros planos  não acompanhou-me,  tendo partilhado  da companhia da Mamy linda e Marli que fizeram os 6 Km das Fogueirinhas.

Como fazia a estreia na prova, saímos cedo em direcção a Peniche ao som de música brasileira, o objectivo principal era simplesmente fazer o reconhecimento do percurso e concluir a prova a ritmo de passeio sem olhar a tempos.

A prova correu bem, mantive o ritmo sempre constante durante o percurso, primeiros 5/6 Km fez-se tranquilamente, e em diversas alturas lembrei-me do meu irmão, que apesar de estar sempre na frente e vermo-nos no princípio e final notei a ausência, vi a primeira fogueira ainda no Centro ao 1Km, depois do 7 Km quase uma a cada meio Kilometro, a maior adversidade foi a chuva que batia copiosamente no rosto e o forte vento desfavorável, mas o calor das gentes locais batendo palmas e com palavras de incentivo ao longo de todo o percurso foi contagiante, até agora só teve paralelo com a Corrida dos Sinos.
Agora no próximo Domingo, já irei olhar para o relógio para tentar melhorar a perfomance nos 10 Km da Corrida de Aniversário dos 511 anos da Santa Casa da Misericórdia, onde já terei a presença do Hamilton embora a participação dele seja de bicicleta, pois encontra-se lesionado.

Tempo não Oficial: 01:26 48
Tempo 10 KM: 56´47"
Heart Rate Máx: 173 bpm (96%)
Heart Rate Mín: 159bpm (88%)
Calorias: 1095 (35%)









sábado, 27 de junho de 2009

Michael Jackson - Billie Jean / Motown 25 ( Moonwalk )

Talvez não haja nenhuma grande ligação entre o cantor Michael Jackson e o mundo das corridas, mas deste modo decidi abrir uma excepção e prestar a minha póstuma homenagem a um Génio polémico, mas que deixou um legado único e eterno a várias gerações, hoje a falar do acontecimento do dia, com colegas de trabalho fiquei estupefacto quando ouvi comentários de pessoas de várias idades a quem o rei da pop indelevemente deixou uma marca.
A primeira vez que ouvi falar de Michael Jackson, tinha 12 anos e a despertar para uma adolescência irrascível e nunca tinha ouvido tal nome, mas quando vi o videoclip Trilher fiquei logo fascinado, anos mais tarde penso que em 1985 no 25 º. Aniversário da Motowon, ensaiou pela primeira vez o imortal MoonWalk, inspirado pelo também Grande mímico Marcel Marceau.
Como todo o adolescente tinha no meu quarto um poster grande(revista Bravo) do Rei assim como da Rainha Madonna e Roupa Nova.
Confesso que não é dos meus cantores preferidos, mas a procura da perfeição no palco, não deixou-me indiferente e igualmente como todos os mitos partiu cedo ... R.I.P.


P.S: A actriz Farrah Fawcett, celebrizada pela série Anjos de Charlie, também faleceu vítima de um cancro.

domingo, 21 de junho de 2009

V- Marginal à Noite-2009


A Marginal à Noite é uma corrida de rua popular, num total de 8.000 metros, com partida em frente à praia de Santo Amaro em Oeiras segue-se até à zona da curva do Mónaco e percorre-se o caminho inverso.

Depois das festas dos Santos Populares, as noites anteriores ao dia da prova foram de bailarico, sardinha assada e arraiais e nada melhor do que fazer exercício físico no cenário pitoresco da Marginal, com cerca de 3500 participantes em ambiente de alegria e festa.

Após algumas desistências familiares inesperadas, partimos cedo para o encontro com os colegas do Hamilton o Rui Carmo, Rui Gameiro e o estreante César.

Na escadaria do Mc´Donalds, estavam alguns dos meus colegas Hovionescos: Lurdes Alves, Teresa Cerejeiras e respectiva mãe e o Miguel.

O tiro de partida foi dado às 21H 30, pelo Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, o  logo o nosso grupo iníciou a galopada logo no pelotão da frente.

Fisicamente estava bem, até porque consegui treinar durante a semana com o intuito de melhorar a minha prestação, logo no 1 Km fui alcançado pelo duo Miguel e Jorge Ferreira, que tiveram a  amabilidade de puxar e incentivar-me constantemente, não deixado que ficasse para trás até ao 4 km, quando dispararam para um tempo brilhante.

No final, apesar do suor, o grupo estava contente e eufórico, conseguimos todos o pleno de cumprir os nossos objectivos pessoais.

Próxima prova será a emblemática Corrida das Fogueiras onde farei a minha estreia.

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo oficial: 39´04" ritmo 4´57"
Calorias:563 Kcal (15%fat)
Heart Rate Máx:182 bpm (101%)
Heart Rate Mín: 171 bpm(95%)
Melhor Km 8Km: 3´55"
Pior Km 4Km: 6´24"




segunda-feira, 8 de junho de 2009

...mais fotos Corrida Oriente

Como tinha escrito no post anterior, voltei para mencionar o tempo oficial e acrescentar novas fotos.

Destaco em particular o tempo do meu irmão, Hamilton, que não treina só compete e fez o tempo oficioso de 41´56"

Tempo Oficial: 00:52´21"





domingo, 7 de junho de 2009

8ª. Corrida do Oriente


A partida foi dada às 10.00h na Zona Norte (no Parque do Tejo), e à semelhança dos anos anteriores, foi composta por duas corridas: uma de 10.000 metros com distância certificada, e uma corrida de 2.000 metros de convívio/caminhada com o percurso realizado ao longo da zona do Parque das Nações.

Para além dos prémios e troféus atribuídos aos primeiros classificados, e com a inscrição a 4 euros ofereceram um saco com a T-shirt da Corrida, uma caneca comemorativa da Vista Alegre e outras lembranças, além de um sorteio no final.

Conjuntamente com a corrida, houve animação com música, aulas de aeróbica (aquecimento) com poucos participantes, insufláveis, distribuição de brindes, e muito mais, que proporcionaram momentos de bom convívio entre todos os participantes.

À semelhança das edições anteriores, este evento tem como objectivo, apoiar causas sociais. Este ano a Corrida do Oriente visou a construção da futura Igreja do Parque das Nações e a Associação Navegar, instituição com projectos humanitários, sociais e culturais em Portugal e São Tomé e Príncipe.

Após ter exercido o meu dever/direito de voto e cidadania, para as Eleições para o Parlamento Europeu, que não prescindo, tendo até hoje votado sempre, excepto umas eleições longuíquas que não recordo o ano, meados de 90, em que ocorreram em pleno Agosto quando estava de férias no Algarve, fui ter ao ponto de encontro às 09H 00, conforme estava combinado com o Miguel.

O tempo esteve óptimo e agradável, em relação às últimas provas que fiz, temperatura fresca e amena, percurso acessível, e a meu ver com mais de 2000 atletas.

Esta prova é uma das minhas eleitas e preferidas, e mais uma vez confirmou pela excelente organização, pena no final a demora excessiva para a entrega das lembranças, percurso idêntico ao ano passado, em asfalto e paralepípedo, com abastecimentos ao 4 Km e 7 Km.

Antes, durante e após estive com "gente" habitual e que gostam de "sofrer", logo de início o Jorge fez o grato favor de levantar o dorsal, corri lado a lado com o Miguel até ao 6 Km, o Gregório que acordou tarde para a prática desportiva, e corre apenas a 1 ano, está uma autêntica gazela tempos abaixo dos 45 minutos, o José Lopes que passou rapidamente por mim ao 4/5 Km e deu-me uma palmadinha, o Mário Lima velozmente ultrapassou-me ao 2/3 Km, o Gilberto já estava com o saco quando cortei a meta, durante a espera de entrega das lembranças estive novamente com o Mário e com o Gameiro e falamos de uma eventual meia-maratona em Outubro na cidade de Londres e do péssimo jogo da Selecção Nacional, a Glorinha que participou na caminhada também já lá estava, e logo a seguir o Carlos Dias aproximou-se à nossa beira.

Para o amigo Mário Lima um abraço especial e o desejo de rápidas melhoras, para poder ter o privilégio de estar consigo e poder partilhar a amizade e experiência em futuras corridas. (Cuidado com as Kizombas!)

No próximo Domingo não vou correr mas irei fazer o TREINO DE PREPARAÇÃO PARA A MARGINAL à NOITE 2009, integrado na iniciativa "MEXA-SE" que vai encerrar ao trânsito a Estrada Marginal, entre as 10h e as 13h.

Estava aguardar pela classificação oficial, mas como ainda não foram divulgadas, e como estou de férias esta semana, amanhã farei um novo post acerca desta Corrida.

Dados e tempo não oficial da corrida:

Tempo relógio: 52´15"
Ritmo corrida: 5:06 min/km
Calorias: 1070 Kcal (20%)
Heart Rate Máx: 184bpm (102%)
Heart Rate Avg: 170bpm (88%)