domingo, 25 de outubro de 2009

Corrida do Tejo

Chegou finalmente o grande dia, CORRIDA DO TEJO, na sua 29ª. edição, evento de running ímpar em Portugal, voltou a fazer com que a Marginal se transformasse num mar de gente ( 10.000 participantes ), este ano dorsal azul, com a diferença nas mangas (masculino cinza e feminino amarelo) em autêntica simbiose com o rio que dá o nome à prova.

Esta prova para mim têm um carácter especial: foi a minha primeira corrida e onde comecei a tomar o gosto de sofrer por prazer !

Não sei se foi pelo referido motivo, e mesmo com o fim de semana prolongado, óptica optimista, do relógio ter atrasado uma hora, dormi pouco devido a ansiedade.

O desafio o mesmo de sempre, superar a marca pessoal nesta prova e se possível tentar efectuar o meu melhor registo/marca na distância.

O percurso também é o de sempre, na Avenida Marginal, partida em Algés às 10H:00 e chegada sem hora marcada na Praia da Torre, relativamente acessível e rápido, tendo o seu calcanhar de Aquiles logo no 3º. Km na subida do Alto da Boa Viagem e depois no 9º. Km, após a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Como em anos anteriores a HOVIONE participou com um misto de atletas, uns a caminhar aproveitando a vertente lúdica outros a correr competitivamente, mas desta vez e pela primeira vez como EQUIPA.

Logo no início estivemos com o Rui Carmo (em forma) e Rui Gameiro (desta vez sem o jornal), deixamos os carros junto a meta e metemos-nos no comboio apinhado de gente de azul. Após troca de e-mails durante a semana o Gameiro não ofereceu o pequeno almoço conforme era suposto, afinal sempre ouvi falar que quem cala consente...mas quiçá ficará para a Nazaré e paga o almoço não é Carmo?

Iniciei com um ritmo alucinante e até esforçei-me como poderão constatar pelos dados, contudo não sei porquê mas não alcançei os objectivos pre-defenidos.

No 3º.Km o GPS do amigo Miguel, como sempre no meio da multidão consegui encontrar-me e percorremos juntos no asfalto até ao abastecimento, altura que tive uma queda, devido a ter pisado uma garrafa de água, após ligeira quebra de ritmo consegui acabar a prova...o destino estava traçado ficará para o próximo ano superar a marca pessoal e registo nesta prova.

No meio da azar ainda tive sorte, segundo o Gilberto se a garrafa tivesse com a tampa seria lesão na certa e não acabaria a prova! Eu que disserá ao Miguel para ter cuidado, a fatalidade aconteceu-me, mas sempre atencioso e prestável o meu amigo ainda esperou por mim um bom bocado.

No âmbito geral, a prova esteve excelente, nota máxima numa escala de 0-5, como é óbvio estou a ser tendencioso, boa preparação (inclusive treinos) organização impecável, T-shirt Sphere Dry, medalha de participação, video da chegada na meta disponível no site da Corrida daqui a 7 dias abastecimentos com água e fruta diversa no final.

Classificação oficial e Video: http://www.corridadotejo.com/

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo Chip:56´45"
Tempo Oficial Final: 56´47"
Calorias: 1747 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 195 bpm (108%)
Heart rate Avg: 178 (99%
)

Km rápido: 4:09" (1KM)
Km lento: 6:26" (4KM)
Ritmo: 5:47 min/km

Tempo Final Hamilton: 00:43:44
Tempo Chip Hamilton:00:43:07
Ritmo: 4:23 min/km


PS: Já tenho exames marcados para ver se está tudo bem, pois não é normal ter tensão alta e pulsações elevadas na prática do exercício físico.

domingo, 18 de outubro de 2009

12ª. Meia Maratona da Moita Ribeirinha


A Câmara Municipal da Moita, com a colaboração da Associação Amizade Arrotense, o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, o Clube Amigos de Atletismo da Moita e o Grupo Desportivo da Fonte da Prata, organizaram a 12ª. Meia Maratona Ribeirinha e paralelamente a 9ª. Mini Maratona Ribeirinha.

Quando o meu irmão, já a algum tempo falou-me que iria fazer esta prova , inscrito pelo Santander Totta, eu de imediato, sem pestanejar disse logo que não iria e  nem sequer hesitei, em chamar-lhe doido, fazer por 2 duas vezes a Meia-Maratona no espaço de 15 dias, acho demasiado e um absoluto exagero, ainda por cima quando não existe a rotina do treino.

Contudo com o passar dos dias, a minha opinião mudou e dentro do razoável devemos sempre testar os nossos limites... antes de duplicar o preço da inscrição, resolvi aceitar o desafio, e fui fazer uma "perninha" , como tal iremos fazer no último trimestre 4 Meias-Maratonas : em Novembro considerada a mãe delas na Nazaré com o R&R onde depois iremos fazer o nosso repasto, e em Dezembro a Internacional de Lisboa que este ano começa e acaba no Estádio 1º. de Maio.
Chegamos cedo à Moita, terra tauromárquica, e de imediato após estacionamento fomos levantar os dorsais e no regresso estivemos um bocado com o  Carlos Lopes que sempre modesto deve ter feito excelente tempo. Ainda no aquecimento tivemos a alongar e fazer o reconhecimento do percurso com o Gilberto e o Fandango.

O tiro de partida foi escutado às 10H: 31, cumpriu-se um minuto de silêncio pelo falecimento de um atleta do Inatel, no mesmo período que também dava início na Invicta a Meia-Maratona Sportzone, com a presença do campeão do Mundo, Haile Gebrselassie, assim como a 1ª. edição Corrida do Aeroporto, com a participação da dupla R&R e da mamy que foi fazer a caminhada.
Quanto à prova até estava com  bom ritmo, 10 Km em menos de 1 hora, contudo com o calor que se sentia, e ligeiro cansaço misturado com a preguiça, ao 13 Km, quando vi aproximar-se o carro vassoura resolvi não sacrificar-me e dar meia volta para trás em passo acelerado, para voltar a correr de novo quando aproximei-me da meta.

Sendo assim assisti de "camarote" à chegada do Luís que está imparável, do meu irmão Hamilton, que vinha completamente rastos e desidratado, assim como do Gilberto que ganhou a aposta com o Gregório e agora têm que pagar-lhe uma grade de cervejas.
Após terminar a prova e cpara provar que o Mundo é pequeno encontrei uma vizinha e respectiva família, pusemos-nos no carro e deixamos a Moita rumo à casa dos pais, ver o irmão mais novo que chegou hoje e ficará só por 2 semanas. O que é muito pouco tempo, mas fazer o quê?
Agora próxima corrida dia 25 de Outubro na emblemática e especial: Corrida do Tejo

Apreciação Global : Excelente organização desde o levantamento dos dorsais, 3 abastecimentos e rápida entrega do Kit de participação, com a particularidade de serem crianças e adolescentes, percurso relativamente plano mas nem sempre assinalado, prova a repetir no próximo ano, mas agora para concluir.


Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial 15 Km: 1:26´11"
Calorias: 1065 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 180 bpm (100%)
Hert rate Mín: 161 (89%)
Km rápido: 3:53" (5KM)
Km lento: 12:15" (14KM)
Ritmo:5`:48"/Km








terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma das provas que irei fazer em breve...Prova de esforço

A prova de esforço ou electrocardiograma de esforço é um exame não invasivo que consiste na realização de um esforço padronizado, habitualmente em passadeira rolante, durante o qual se registam vários parâmetros.

Neste exame o coração é submetido ao stress pelo exercício, de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.

Esta prova está indicada no diagnóstico e avaliação prognóstica de doença coronária, no estudo de arritmias induzidas pelo esforço e na avaliação após revascularização.

O exame é efectuado pelo Cardiopneumologista sob supervisão de um médico cardiologista, em que o técnico explica ao doente o tipo de exame que vai realizar, monitoriza o doente colocando os eléctrodos no tórax do doente para registo do ECG, e coloca uma braçadeira para medição da pressão arterial.

O doente inicia a marcha sobre a passadeira, e consoante o protocolo utilizado (como por exemplo, o protocolo de Bruce) existe um aumento da velocidade e da inclinação ao longo da prova, havendo uma visualização permanente por parte do Cardiopneumologista, do registo do ECG, avaliação da pressão arterial antes, durante e após o esforço, bem como avaliação dos sintomas e sinais clínicos e capacidade funcional.

O exame é terminado quando são atingidos os objectivos pretendidos ou aparecerem alterações que determinem a sua interrupção.

Fonte: APTEC

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Royal Parks Foundation Half Marathon



"E Londres já foi ... fantástico fim-de-semana, com grandes amigos e uma Meia-Maratona extraordinária. No meio de tantos espectadores e apoiantes senti-me um atleta olímpico. FANTÁSTICO!"-Comentário do Rui Gameiro

domingo, 4 de outubro de 2009

10ª. Meia Maratona Portugal/ VODAFONE










Na 10º. Meia-Maratona de Portugal que já é um clássico do Atletismo Internacional, tal como em anos anteriores teve a participação da Equipa Hovione, que ano para ano vai crescendo, sendo assim foi constituída uma equipa mista, onde alguns optaram pela Mini-Maratona e outros pela prova rainha.

O Jorge "Lebre", Pedro Alves e o Miguel C. acompanharam-me na distância mais longa, sendo que o Pedro Alves, fez a sua estreia com um excelente desempenho digno de realçar. Em relação aos que foram à Mini a atleta Lurdes sempre em forma, Cleto, Ferrão, Humberto e o Silvestre já são presença constante neste tipo de evento, tendo posteriormente se juntado ao grupo a Teresa Cerejeiras com o marido (Vítor) e filho (Zé), posteriormente a Catarina Carvalho com o seu Rafael, e ainda a Fernanda Rodrigues mais o Pedrocas. A Glória só a vi no final à espera do Carlos.

No autocarro que transportou-nos até ao tabuleiro da Ponte,eu e o Hamilton tivemos a companhia da dupla R&R que já no próximo fim-de-semana vão fazer a primeira internacionalização com a participação numa Meia-Maratona que se disputa em Londres. O Rui Gameiro vai se lá saber porquê, compra sempre o mesmo jornal,talvez porque não seja tão duro e cruel com o "seu" Sporting que vive nas ruas da amargura. Quanto ao Rui Carmo, foi o centro das atenções, a t-shirt que usou para realizar a prova era da cor da moda,(violeta/lilás) não sei porquê mas os gajos não paravam de olhar para ele, então com o coração nas costas só eu sei o burburinho que ouvi...

Uma boa prova para ambos & Companhia ... até 25 de Outubro!

Enquanto esperavamos ansiosamente pelo eterno início da nossa cavalgada, um quarteto jogava às cartas, e outros punham a conversa em dia sentados no asfalto, tendo aproximado de mim e restantes a dupla de Cascais G&G(Gilberto e Gregório) que ficaram a dar-me dicas e conselhos de corrida que tento sempre assimilar,hoje foram fazer 10 Km de Sesimbra, e assim que disparou o tiro de partida que não escutei, velozmente correram como umas gazelas...

Durante a prova, estava eu no 7/8 Km na companhia do Miguel C. vi e cumprimentei o "Grande" Carlos Lopes que está sempre com um sorriso e numa forma estupenda fez o tempo de 1:29´55 e não é o seu melhor registo.

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo Chip (2008): 2:16´09"
Tempo Oficial (2008): 2:17´57"
Tempo Chip (2009): 2:06´21"
Tempo Oficial (2009):2:07´31"
Calorias: 1747 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 177 bpm (98%)
Heart rate Mín: 167 (93%)
Km rápido: 4:42" (6KM)
Km lento: 10:02" (14KM)
Ritmo: 5:43 min/km

10ª. Meia-Maratona de Portugal VODAFONE



Uma vez por ano na Ponte Vasco da Gama, os carros cedem o lugar aos participantes da Meia Maratona de Portugal, prova competitiva com 21.042Km de extensão. Em simultâneo decorreu no mesmo local a partida para a Mini Maratona que permitiu atravessar a Ponte a pé, numa extensão aproximada de 8Km e ainda a Prova de Deficientes Motores em Cadeiras de Rodas com a meta no Parque das Nações, junto ao Pavilhão Atlântico.

Em virtude das Eleições Legislativas terem coincidido com a data de realização da "Meia Maratona de Portugal", a 10ª. edição ficou adiada por uma semana, o que permitiu-me fazer um único treino, denominado longão, termo que utiliza-se para definir um treino longo, e sendo assim, efectuei na quarta-feira o percurso Paço de Arcos-Cascais-Paço de Arcos, pela Marginal em ritmo lento, tendo demorado cerca de 3horas, e tendo parado 15 minutos na Estação da C.P. de modo a testar o esforço/resistência aeróbio.

Foi no ano passado nesta mesma prova, Meia-Maratona de Portugal , que o Hamilton e eu fizemos à nossa estreia na distância.

Em ambiente popular e festivo, o evento contou com a participação de atletas de renome (procura-se o Paul Tergat) e equipas colectivas nacionais e internacionais, a presença de milhares de atletas, mais de 16.000, englobando todas às provas, é em termos psicológicos um factor motivante extra, porque durante à prova estamos sempre a "ultrapassar" e ser "ultrapassados" por outros atletas.

O primeiro autocarro parte da Gare do Oriente para o tabuleiro da Ponte às 07H:30 e o último às 09H:00, o que provoca sempre enorme desconforto e desagrado pela demora em iniciar as provas, transtorno este que faz com que estejamos mais de 1 hora sujeitos às condições climatéricas e como sardinhas enlatadas o que não permite também fazer o aquecimento conveniente e adequado.

Uns tentavam alongar, outros punham a conversa em dia ou liam os jornais e revistas, e outros ainda jogavam às cartas.

Tive como objectivo, como sempre, fazer melhor que na última edição e não tentar fazer o melhor tempo, assim vou mantendo-me motivado, nem que seja só por um segundo como aconteceu na II Corrida Destak na Linha, eu que afinal pensava ter falhado, consegui alcançar o pressuposto.

Sendo assim também agora consegui fazer melhor , tendo feito menos 10 minutos.

Próxima Corrida: 2009/10/18- 12ª. Meia-Maratona Ribeirinha (Moita)
Apreciação Global:participação de atletas nas dezenas de milhar, percurso aparentemente plano mas com subidas acentuadas logo no começo da Ponte(3KM) e quando fazemos o retorno, cerca de 7 ou mais abastecimentos com água, bebidas energéticas e no 10 Km fruta(banana e laranja), contudo inscrição cara (pago pela Hovione), chegada em pedras de paralelípedo e a eterna espera para começo das provas.

NOTA: Como já devem ter observado, mudei o template, após ter tentado no Blogger e não ter conseguido fiquei com este mais funcional e prático. Agora vou almoçar e voltarei com novo post com os dados pessoais/estatísticos acerca desta prova e os episódios dos amigos que vi e encontrei na prova.