domingo, 28 de fevereiro de 2010

XI Grande Prémio do Atlântico/ Costa da Caparica



O Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica foi fundado no dia 8 de Abril de 1999 por Sportinguistas, alguns naturais e outros radicados há longos anos na Costa da Caparica, que em conjunto com o apoio técnico da Xistarca  organizaram mais uma edição da prova que está inserida no calendário anual do atletismo o XI Grande Prémio do Atlântico.

Em relação ao ano passado o percurso foi ligeiramente alterado para bem melhor, a partir do 6 Km  tivemos a oportunidade de percorrer cerca de 3 Km no Pontão, junto às praias,  o tiro de partida  às 10H:00 na nova sede do Núcleo dos "SOFREDORES" em direcção à Trafaria , retorno e chegada no mesmo local.

Curiosamente nunca pensei dizer isto publicamente, mas hoje serei "eternamente" sportinguista  durante 90 minutos "... que seja eterno enquanto dure."  mas por razões óbvias, até porque não sendo regionalista a optar por um vencedor  do Campeonato Nacional entre lagartos e dragões, claramente a opção será a segunda, porque para  além da proporção de  amigos simpatizantes e sócios estão a 300 Km de distância...:))

 Força Carvalhal, Allez, allez , Sporting és o maior ! !ihihihihiihihihh (puro fingimento)

De volta à corrida e clubismos à parte, apesar do alerta amarelo acordei com o sol resplandecente, foi a primeira vez este ano que corremos de calção, mas já no carro com a companhia do Hamilton o tempo mudou radicalmente, chuva, vento e  alguns acidentes na estrada.

Contudo quando a prova começou, como que por magia, o sol voltou a sorrir e as nuvens cinzentas apesar de mostrarem-se, presentearam-nos com uma pausa temporária, criando óptimas condições para caminhar ou correr.

É uma prova que gosto de participar, a passar largamente o milhar de atletas amadores e federados, com percurso citadino e este ano feito à beira-mar sendo na totalidade plano, é um desafio para quem estiver em forma para melhorar o registo na distância,  trajecto este que conheço bastante bem, pois em tempos já morei na Costa da Caparica, como tal tinha a vantagem de conhecer como a palma das minhas mãos onde iria por os pés para correr.

Abastecimentos ao 5 Km e também  no final, percurso com os kilometros assinalados e rápida  entrega do "kit", que tinha uma t-shirt do Núcleo de que já me desfiz e a tradicional medalha, e embora custe-me admitir a  organização da prova esteve em bom plano. :))

Quanto aos amigos e bloguistas, só vimos o Pedro Ferreira, talvez devido à diversidade das provas que cada vez mais preenchem os fins de semana e aumentam o leque das escolhas, alguns dividiraram-se pela participação no Corta-Mato de Stº. António dos Cavaleiros,  X  G.P. Montemor o Novo e Meia Maratona de Roma, o desejo que todos tenham tido boas provas.

Classificação:  no site da Revista do Atletismo

Próxima prova: IV Grande Prémio de Atletismo Nós

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo oficial Hamilton (2009): 00:41: 20
Tempo oficial Fábio (2009): 00:55: 04

Tempo  oficial Hamilton : 00:43:46"
Tempo  oficial Fábio: 00:56:34"
Calorias: 594 Kcal
Heart rate Máx: 181 bpm (101%)
Hert rate Avg: 166 bpm
Ritmo: 5:39"min/Km

domingo, 14 de fevereiro de 2010

20Km Cascais / 5 Km rapidinha

Organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Centro de Cultura e Desporto do Município, com apoio técnico da Xistarca, a partida foi dada às 10H:00, junto à Baía de Cascais, mais uma edição denominada XXVI prova “20 Km de Cascais” e “Rapidinha de 5 Km”, destinadas a promover a prática de desporto ao ar livre nas ruas do concelho.

A Praça 5 de Outubro funcionou como ponto de partida e de chegada. A partir daqui os atletas dividiram-se pelas duas provas, consoante a sua vontade, preparação e resistência física.

Depois de uma breve pausa de duas semanas sem participar em provas, deparo-me  com  a intenção de correr pela 2ª.vez consecutiva na distância dos 20 Km entre a Vila de Cascais e o Guincho.

Esta competição foi como que  um treino, se assim poderei dizer, ou preparação para a Meia-Maratona de Lisboa, precisamente de hoje a daqui  um mês, onde tenho como objectivo principal e do ano melhorar substancialmente o meu registo em menos de 2 horas e desta vez com a presença do GPS, de seu nome Miguel Cansado, que faz questão de participar nos grandes eventos populares e iremos correr com as cores da HOVIONE.

Foi com natural  agrado que tive a companhia do mano Hamilton, do sportinguista  Rui Gameiro, e também da presença do Grande aniversariante Rui Carmo,além disso  o privilégio de ter visto pessoal destas andanças, uns que vão reconhecendo-me pelo blogue e incentivando com palavras de apoio e gritando pelo nome.

Esta prova proporciona correr ao lado do mar, o que é de uma beleza singular, estive bons minutos na companhia do José Lopes onde deu até tempo para irmos falando, e já quando estava aproximadamente ao 13 Km, parei o andamento por pouco tempo para dar um abraço ao amigo Mário Lima que já fazia o retorno para a meta de chegada.

Apesar de ter visto o José Melo no início e durante a prova, no final também estava na meta a dar apoio e incentivo, assim como avistei de longe o Gilberto"Tartaruga" e o Gregório"Caracol," só faltou mesmo o Fandago"Lesma" os "ditos" fizeram-me sinal  na companhia de duas loirinhas... o nome passe a publicidade ou era Sagres ou Super-Bock :))

Relativamente ao perfil da prova, apesar de acessível, no regresso o frio ganhou outro aliado forte, o vento frontal característico do Guincho que fazia questão de impedir os nossos movimentos.

Quanto à organização da prova , opinião meramente pessoal,  nada a apontar, apesar do incidente com alguns atletas no final , o Hamilton contou-me no carro  que por causa dos medalhões, quase que se envolviam à pancada, tirando este pormenor que não compromete a organização,  percurso com belo cenário, Km's todos assinalados, abastecimentos suficientes e o espiríto da folia no ar, com muitos mascarados, eram ele/as padres, freiras, saloias, peixeiras... realce igualmente para a brilhante iniciativa das inscrições gratuitas para os veteranos com mais de 65 anos de idade.

Para finalizar estas linhas, apesar de ter feito bem pior que no ano passado, o nome já ficou inscrito para a edição do próximo ano :))

Próxima corrida: XI Grande Prémio do Atlântico na Costa da Caparica, onde  tentarei esforçar-me um bocado mais para obter um  tempo razoável,  afinal tento seguir a filosofia do escritor e atleta Haruki Murakami " a dor é incontornável, mas o sofrimento é opção..."

Fotos da prova clicando aqui.
Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial Hamilton: 01:30:02"
Tempo não oficial: 02:04:35"
Calorias: 1547 Kcal
Ritmo: 6:24"/Km