quarta-feira, 21 de abril de 2010

Powersongs anos 80- Músicas para Correr


Antes de ir ao tema principal deste post, gostava de destacar as fotos retiradas na 19ª. Corrida do Metro, onde é evidente a semelhança com o Pai Natal, só faltando mesmo a barba branca:)). 

Contudo se observarem com atenção podem ver ao fundo uma personagem incortornável do atletismo em Portugal, e que fiz questão de cumprimentar no final da prova, o Profº. Mário Machado, responsável pela revista Spiridon e organização de diversas provas que decorrem pelo País, que com com um firme aperto de mão  disse-me logo para alongar com um sorriso generoso. Foi um privilégio conhecer pessoalmente ilustre figura, que também vi a coordenar na última Meia-Maratona de Lisboa.

Próxima prova: Corrida do 1ª.de Maio (dia do trabalhador)

Porque vivo da música e pela música como dizia uma famosa apresentadora (Catarina Furtado) aqui  estão algumas das minhas powersongs da década de  80, que oiço quando corro, e não obedeçem a nenhuma ordem concreta, como é óbvio faltam muitas outras, contudo tentei seleccionar as que penso serem as mais motivadoras. Eventualmente farei outro "post com as músicas da  década de 90 e a seguinte.


1- Eye of the Tiger (Survivor)
2- Thunderstrucks (AC/DC)
3-When Tomorrow Comes (Eurythmics)
4- Jump  (Poitiers Sisters)
5- Loverboy ( Billy Ocean)
6- Footloose (kenny Loggins)
7- Suburbia (Pet Shop Boys)
8- The Living Daylights (A-ha)
9- Money for Nothing (Dire Straits)
10- A Good Heart (Feargal Sharkey)
11-Lessons in love( Level 42)
12-The Wild Boys (Duran-Duran)
13-Enjoy de Silence (Depeche Mode)
14-Wouldn´t it be Good (Nik Kershaw)
15-Pride in the name of Love (U2)
16-Jump (Van Halen)
17-White Wedding (Billy Idol)
18-Alive and Kicking (Simple Minds)
19-The Promise you Made (Cock Robin)
20-Take on Me(A-ha)
...

domingo, 18 de abril de 2010

19ª. Corrida do Metro de Lisboa - 2010



Levado a efeito a 19 ª. Corrida do Metro, organizada pelo C.C.D do Metropolitano de Lisboa e apoio técnico da Xistarca, a corrida pedestre na extensão de 15.000 metros e paralelamente uma caminhada de 5000 metros.

Esta é daquelas provas cujas inscrições esgotam com relativa facilidade, sendo que o limite máximo estabelecido é de 1200 atletas, embora na partida tenha ficado com a noção que este número fosse superior, talvez a rondar os 1500 e onde configuram atletas de outros patamares.

A corrida começou às 10H: 00, no Campo Grande, após um minuto de silêncio pelo atleta falecido na Corrida dos Sinos, corremos em direcção da rotunda de Entrecampos, retorno efectuado aqui neste local, voltamos novamente para trás  sentido Campo Grande, vira-se à direita para a Avª. do Brasil, Avª. Gago Coutinho, subida para o Areeiro, descemos a Almirante Reis, Martim Moniz, Praça da Figueira, em frente pela Rua dos Fanqueiros até à Praça do Comércio, direcção Santa Apolónia, retorno e meta instalada no Rossio.

Circuito integralmente citadino, que torna-se difícil, para não dizer impossível de fazer em dias normais, devido ao enorme fluxo de carros e pessoas que passam diariamente nas principais ruas e artérias no centro da capital, sendo que esta prova tem a preocupação de tentar abranger ao máximo as estações do Metropolitano de Lisboa.

Do outro lado da cidade, decorreu outra prova que gostaria de ter participado, Corrida do S.L.Benfica, que passa pelo interior do Estádio da Luz,  lamentável  a realização de duas provas no mesmo dia, e sendo assim temos  que tomar opções em detrimento de outras, como as organizações não chegaram a acordo quem perdeu foram ambas competições e nós atletas, mas fazer o quê ?

Já sem falar também da Corrida Sempre Mulher e Corrida  Live Earth, as duas por causas sociais e humanitárias.

No plano geral, boa organização, percurso bem delineado e com os Km assinalados embora houvesse poças enormes devido a chuva, mas cuja responsabilidade a organização é alheia, participação maciça dos atletas de nível, trânsito restringido com razoável eficácia,  3 abastecimentos sendo que no primeiro ao 5 Km tive um ligeiro incidente com uma colaboradora, só não a mandei para aquele sítio que sabemos porque enfim... andava a escolher atletas para dar a água, felizmente havia mais colaboradores .

No plano pessoal, a prova não correu mal, tendo em conta que este mês apenas treinei por 3 vezes e a última competição foi dia 28 de Março, na Corrida da APAV, e tirando as 3 paragens forçadas que efectuei por causa dos atacadores desapertados o que quebra sempre o ritmo.

Após longa ausência o Hamilton e eu voltamos a rever os amigos, o Rui  Gameiro com as suas meias  parecia a Pipi da meias altas e lagarto de gema ainda teve o atrevimento de dizer que se fosse à Corrida do Benfica iria com a camisola do Sporting , além disso não gosta de assumir compromissos...eu depois conto-te em pormenor Rui Carmo, mas no final estava feliz acho que fez o melhor tempo nesta distância certificada.

No Srº. Roubado onde deixamos os carros, tivemos a companhia da vizinha com nome de atleta a Rosa Mota e o marido António Marques que seguiram em frente para ir fazer a caminhada que tinha início no Rossio.

A equipa do Grupo Desportivo Santander Totta esteve excelentemente representada, tendo obtido boa classificação e o Hamilton contribuiu com o seu meritório tempo.

Sentado tranquilamente  estava o Carlos Dias e a Glorinha a apreciarem o ambiente, enquanto os atletas faziam o aquecimento dentro das instalações do Metro tendo o segurança aproximado para dizer que não se podia estar ali sentado, é com cada doido, vou-te contar, e no final também estivemos com o simpático casal, onde a Glorinha tirou algumas fotos, ainda no Campo Grande o Paulo  sempre com o inseparável IPOD, passou  velozmente por mim, após um cumprimento efusivo e agradável, logo depois do túnel no Campo Grande, ouvi o meu nome era o grande Joaquim Adelino, que com o seu Ferrari (pernas) logo desapareceu de vista, o duo Gilberto Tartaruga e Gregório Lesma impuseram um ritmo forte como é habitual, o Carlos Melo só o vi quase no final da prova , quando demos um aperto de mão a correr, quanto aos restantes amigos/atletas devido à ausência e não os ter vistos devem ter optado pelas provas acima mencionadas.

Próxima prova: Corrida da Liberdade
Tempo oficial Hamilton: 01:03:48"
Tempo oficial Fábio: 01:25:30"
Calorias: 1042 Kcal
Heart rate Máx: 185 bpm
Heart rate Avg: 167 bpm
Ritmo: 5´:37"min/Km
Km rápido: 04':04"(12Km)
Km lento: 08':53"(8KM)

Classificação: aqui
Fotos da prova; aqui

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Correr pela água "um objectivo comum" -Dow Live Earth Run for Water Lisboa

O Live Earth Run For Water é um evento global e único. Lisboa une-se às principais capitais mundiais onde a prova também se realiza.

O Dow Live Earth Run for Water Lisboa com a distância de 6 km que é a distância média das mulheres e crianças caminham todos os dias para garantir água potável.

A prova começa em Santos, nas traseiras do Restaurante Kais, segue pela Rua Cintura do Porto de Lisboa, passa por baixo do viaduto da Avenida Infante Santo, continua pela Avenida Brasília e acaba na Torre de Belém.

Recentemente a Live Earth associou-se ao Sport Lisboa e Benfica e mais concretamente à 5.ª edição da Corrida do Benfica para promover este acontecimento.

Data: 18 Abril 2010
Hora: 11h

Para inscrição e outras informações: aqui