domingo, 24 de outubro de 2010

Corrida do Tejo-2010 "Corre sem Limites"

Corrida do Tejo: "sofres mais quando corres ou  quando não sais para correr"

Esta foi a frase estampada na t-shirt da minha primeira prova (oficial), decorria o ano de 2006 e ainda hoje não sei bem como o Hamilton e eu viemos aqui parar,  levantar cedinho da "caminha onde se está bem" com espírito aventureiro, mas se a memória não me atraiçoa, foi uma aposta que fiz com o mano, tendo-lhe dito convictamente que iria ganhar-lhe com facilidade, neste momento ao escrever estas linhas tenho o discernimento para rir sozinho :-D

Foi uma aventura inesquecível e inimaginável e durante uma semana fui alvo de "gozo" por parte de amigos e colegas que ao verem a minha locomoção  fora do normal e também devido aos gemidos e intensas dores musculares, onde a maior dificuldade era descer  as escadas soltavam sonoras gargalhadas e comentavam em tom jocoso.

Excelente organização, num percurso dificilmente superável, lado a lado com o Tejo, esta prova é lindissíma e uma das melhores do Mundo.

Não conseguindo ser parcial é a minha preferida ainda nem acabei de a "saborear" convenientemente e  já estou com o pensamento  na do próximo ano, e não querendo tornar-me repetitivo  foi aqui que aprendemos a gostar de "sofrer" e o começo do namoro por esta actividade...simplesmente isso.

É daquelas em que ganho motivação suplementar e esforço-me, "Corri sem limites" apesar de semana após semana com total ausência de treinos mas " Impossible is Nothing" e deu para divertir-me na companhia do mano, amigos e colegas do "Mundo da Corrida" e ao som do Ipod corri com Magnificement; Vertigo e Beautiful Days...

Organizada pela Nike em parceria om a C.M.Oeiras em ambiente de festa na sua 30º.edição com a participação a rondar os 10.000 atletas, onde figuras destacadas do Atletismo misturam-se com milhares de anónimos, preocupação de promover treinos durante 4 sábados de manhã no Parque dos Poetas ministradas pelos atletas do universo Nike.

Os "pacemekers" identificados com placas que informam o tempo que pretendemos fazer,  Kms assinalados, bandas musicais e animação ao longo do percurso, abastecimentos em quantidade suficiente e tendas com abundância de frutas no final, sms informativo do tempo que efectuamos ao percorrer os 10 Km, diploma e vídeo da chegada no site, e a t-shirt técnica cuja qualidade comparativamente a anos anteriores deixou bastante a desejar, mas nada é perfeito ou então ficamos mal acostumados e como se não bastasse verde...e a novidade deste ano de não ser obrigatório correr com a referida t-shirt, o que é assinalável e até aconselhável pois não se deve estrear equipamento no dia da prova segundo o Hamilton.

Outro factor negativo, mas em parte devido a cultura dos atletas é atirarem as garrafas de água para o chão, quando há contentores por perto, quer por questão social e  ambiental, moral e que pode provocar acidentes, mas aos poucos conseguem-se, água mole em pedra dura...

Próxima prova: Corrida Sempre Mulher, para apoiar uma causa social e benemérita.

Informação e Classificação da prova: aqui

Corrida do Tejo-2010


Percurso: aqui.

Fotos mais tarde: aqui

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Corrida do Aeroporto-2010




Corrida do Aeroporto- outra corrida, estreia na prova, novo desafio, pé na estrada...

Estava indeciso em participar nesta prova que vai na sua 2ª. edição ou na Meia-Maratona Ribeirinha da Moita, e tal como no ano passado a realização das duas provas coincidiram na data, ambas realizadas no mesmo dia e praticamente à mesma hora, situação essa que poderia perfeitamente ser evitada, com o adiamento de uma das provas por uma semana, mas enfim começa a ser uma situação rotineira e recorrente e que considero nefasta para os atletas de pelotão.

Já para não falar da Maratona Eco do Algarve e da Meia Maratona Sportzone realizada na cidade Invicta, mas vendo sobre uma perspectiva optimista, aumenta o leque de ofertas e a escolha irá recair naquela que  oferecer melhor qualidade e organização.

Desta prova, que é o motivo pela qual estou a escrever, penso que poderá ser uma corrida com larga margem de progressão, gostei do percurso misto com partida no Terminal de Carga do Aeroporto de Lisboa, com vista abrangente para a pista de pouso e decolagem e os imponentes aviões a levantarem vôo constantemente quase uns atrás dos outros, passagem pelas novas ruas da Alta de Lisboa, um volta no Estádio Profº. Moniz Pereira, sendo que aqui considerei o momento mais alto desta competição, devido a simbologia e carisma de um Homem referência do Atletismo Nacional e que "construiu" grandes campeões.

Depois da saída do Estádio corremos no meio de jardins e leitos de água, e depois do abastecimento aproximadamente aos 5Km, voltamos a percorrer outro Parque na Quinta da Conchas, com óptimas condições para prática desportiva por vezes em terra batida ou em relva para regressarmos ao duro alcatrão e concluirmos onde tinhamos começado agora em baixo de chuva copiosa.

Não poderia terminar este texto sem deixar de felicitar  uma pessoa especial , a Marly que sem nunca ter treinado ou corrido conseguiu fazer todo o circuito acabando em boas condições físicas,. Quer parecer-me que a família Dias ganhou uma nova corredora :-)) 

Último destaque desta apreciação embora pela negativa mas de fácil resolução é a informação incorrecta dos kilometros da prova, cujo site informa que devido a obras o percurso da mesma teve que ser reajustado, mas segundo tomei conhecimento já no primeiro ano aconteceu idêntico problema e bastava apenas o "speaker" antes do início da partida dar a correcta informação.

Próxima Prova: Corrida do Tejo