domingo, 27 de março de 2011

Corrida ISPCI/APAV- 2011

No dia em que entramos no horário de Verão, e com  menos uma hora para dormir teve início pelas 10H:30 a Prova de Solidariedade *ISCPSI/APAV, com o lema "Correr Pela Mudança" com partida em Alcântara  direcção Cais do Sodré, retono pela Avenida das Indías para terminar em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

À mesma hora também teve início a Corrida Marcha das Famílias, de carácter lúdico com cerca de 3.5 km com a participação da mamy e amigas.

É uma das provas que todos anos fazemos questão de participar, não só pelo facto de sabermos que estamos a contribuir por uma causa, mas igualmente pelo facto de ser uma prova muito bem organizada que não descura qualquer pormenor para o atleta de pelotão, e este ano como não poderia deixar de  ser repetiu a mesma fórmula de sucesso, percurso plano e rápido, excelente para bater recordes pessoais, com abastecimento ao 5º. Km, fruta e bebidas isótonicas no final, aula de aquecimento dentro das instalações, sorteio de prémios aliciantes, e a meta perto dos Pastéis de Belém, e como não poderia deixar em branco, tive que repor a  energia dispendida senão até seria pecado!

Classificação: aqui 

Fotos: aqui

Próxima Corrida em Mafra: Corrida dos Sinos.

*-Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

domingo, 20 de março de 2011

Meia-Maratona de Lisboa 2011


Há coisas que valem a pena... Meia Maratona de Lisboa competição que se orgulha de ser o maior evento desportivo em Portugal.

Percurso plano e rápido, que começa na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril, e termina frente ao Mosteiro dos Jerónimos, oportunidade única de uma vez por ano percorrer a andar , correr ou simplesmente apreciar a beleza cujo trajecto exalta o apogeu da navegação, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e o referido Mosteiro dos Jerónimos. Uma vez mais a organização presidida por Carlos Móia, à procura do recorde, objectivo este que não foi alcançado, mas o recorde mundial da distância continua a pertencer-nos.

Paralelamente ocorreu a Mini-Maratona (8 Km), cujo percurso era idêntico ao da prova rainha até Alcântara, virando depois para a direita, enquanto nós em sentido contrário viravamos à esquerda em direcção Cais do Sodré, e retorno no Campo das Cebolas, até Algés e terminar nos Jerónimos.

Neste evento que é uma verdadeira Festa, na véspera realizaram-se a Corrida Amizade, o Passeio dos Avós e Netos ( prova gratuita) e a prova Mini-campeões.

Pessoalmente a prova, não correu-me como pretendido, uma vez que fui impedido de concluir a prova devido a intensas dores gastrointestinais, mas ao menos o Hamilton foi o salvador da pátria, imparável bateu o seu recorde pessoal na distância.

Para quem não vêm participar com intenção de bater o recorde pessoal esta competição de galhardão mundial reconhecido, a organização esteve impecável, com cerca de quatro mil estrangeiros em representação de 48 países, vários pontos de animação com água e bebidas energéticas e medalha no final, aspecto menos positivo o "afunilamento" logo no início , e no final uma longa fila de espera para receber os brindes, outra coisa de salientar as pessoas que participavam na prova secundária, atravessarem as grades para se porem no corredor dos atletas da Meia-Maratona que corriam aos ziguezagues para eles poderem caminhar, sem terem qualquer tipo noção do que estavam a fazer ou alheios ao esforço dos atletas:-(

Classificação: aqui

Fotos: aqui

Percurso (incompleto): aqui

Próxima Prova: Corrida de Solidariedade APAV

domingo, 13 de março de 2011

Corrida das Lezírias- 2011




Em Vila Franca de Xira, todos os anos na semana que antecede a Meia-Maratona de Lisboa ocorre a Corrida das Lezírias, não sei se estarei a dizer (escrever) algum absurdo, ou será pura coincidência, mas sempre que eu e o Hamilton aqui viemos correr desta vez pelo 3º. ano consecutivo é um dado adquirido.


É uma prova que começa no Parque Urbano do Cevadeiro e termina no mesmo local , tendo como palco principal a lezíria ribatejana florida e após passarmos a Ponte Marechal Carmona no regresso desta vez infelizmente não percorremos lado a lado com o estuário do Tejo, o que tornou o percurso monótono e menos aliciante.

O percurso de 15 Km foi praticamente plano, entre calçada e terra batida, sendo portanto bastante particular, uma mistura de prova de estrada com trilho, organização exemplar, aquecimento através de uma aula de aeróbica ministrada por um monitor, insuflados para as crianças, abastecimentos suficientes, placas com os kilometros marcados, t-shit técnica, medalha e outros brindes e a indispensável presença dos campinos montados a cavalos.

Falando da minha prova em termos comparativos à última que realizei (20Km de Cascais) no meu entender foi significativamente melhor, mas afinal o que fiz para reverter a situação… pois bem, durante toda a semana descansei, até porque segundo os entendidos na matéria, o descanso é o melhor treino, sendo assim quem sou eu para duvidar e face ao exposto cumpri à risca e não treinei e não é que desenrasquei-me* !


O Hamilton igual à si próprio...imparável perfomance e a contribuir para um bom resultado individual e por equipas do GDST.

Gostei imenso de encontrar os amigos da corrida, espero não me esquecer de ninguém logo de início o pessoal do GDST, o incansável José Melo, ilustre Mário Lima, Gilberto mas conhecido como tartaruga, o "desaparecido" mas não em combate o Pedro Pereira, a Susan e o Luís Mota que na véspera correu mais de 80 Km e estava fresco que nem alface e fascinado com os trilhos, o casal Henriqueta Solipa e Carlos sempre bem dispostos e a oferecer amizade, agradecer a boleia do Rui Carmo com a habitual simpatia que o caracteriza e o não menos simpático o "lagarto" Rui Gameiro que hoje irá torçer ferverosamente pelo Portimonense como me confidenciou.

Não poderia esquecer-me de um episódio , que ocorreu durante a prova e idêntica situação só tinha-me acontecido por uma vez e no ano passado , na Corrida dos 20 Km de Cascais, quando espontâneamente parei por breves segundos para dar um caloroso abraço ao Mário Lima, agora a actriz (atleta) principal, foi a minha Amiguinha Ana Pinto. Um grande beijinho!


Classificação: aqui
 

Próxima Prova: Meia-Maratona de Lisboa.


Video da Prova: aqui 
 
Percurso: aqui

*Afinal também sou um Homem de Luta, incluindo-me numa Geração à Rasca

domingo, 6 de março de 2011

20-Km Cascais-Guincho (2011)




Uma vez mais, organizada pela C.M. de Cascais e pelo Centro de Cultura e Desporto do Município, realizou-se neste domingo de Carnaval com início às 10H:00 junto à Baía de Cascais, local celebrizado pela música do Miguel Ângelo dos (ex)-Delfins, mais uma edição das provas “20 km de Cascais” e “Rapidinha de 5 km”.

Os 20 Km de Cascais e a Rapidinha de 5 Km, tornaram-se ao longo dos anos numa das mais emblemáticas provas de atletismo realizadas no concelho, e como tal a adesão chega a rondar cerca de 2 milhares de participantes.

Se no ano passado estava um frio glaciar de bater a dentuça, este ano as condições climatéricas alteraram-se e encontramos melhor tempo no percurso junto ao mar, que liga Cascais até ao Guincho e regresso.


" A priori" contava com a presença do (inimigo) vento forte e implacável, é sempre assim quando por aqui passo, seja qual for a estação do ano e não fosse também este o local de eleição para a prática de outros desportos radicais ligados ao mar.

No entanto gosto da prova, ambiente de folia, qualidade da organização, de contemplar o percurso lindérrimo... e andar à procura do meu nome na t-shirt oferecida no final da prova, onde constam os nomes dos atletas que concluiram a edição anterior.

Contudo no próximo ano será muito fácil encontrar o meu nome, basta simplesmente começar pelo final, pois a prova correu bastante mal para ser verdade, ainda pensei por vários momentos desistir, mas com um bocadinho de esforço consegui cortar a meta, fugindo desesperadamente do carro vassoura:-)

Mas valeu, foi uma manhã bem agradável e com a companhia dos Amigos ainda se tornou mais apetecível, tambem fiquei surpreso quando abordaram-me várias vezes na corrida, dizendo que me conheciam, mas esta "fama" deve ser devido ao ritmo de caracol com que faço as provas:-O


Classificação: aqui.


Fotos: aqui (brevemente)

Percurso da prova: aqui

Próxima Corrida em Vila Franca de Xira: Corrida das Lezírias.