quarta-feira, 27 de abril de 2011

VI Grande Prémio Atletismo Santander Totta-2011



Uma jornada em terras açorianas com a tarefa ingrata de medir por palavras, explicar por frases a experiência de correr nestas ilhas perdidas no meio do Atlântico, concretamente na ilha de São Miguel,que estão no topo do turismo sustentável, sendo que surgem em 2º. lugar pela prestigiada National Geograhapic.

Competição/Convívio organizado pelo GDST cuja escolha recaiu este ano sortudamente em Ponta Delgada.

Oportunidade agradável de confratenização de atletas e fortalecimento dos laços de amizade, no centro desta pitoresca localidade.

A partida do Grande Prémio Santander Totta, deu-se pelas 10H: 00 na Marginal Avenida Infante D. Henrique e meta na Praça do Município.

Apesar do dia ligeiramente cinzento e carregado, não choveu durante toda a prova, marcada pela reduzida participação dos populares apesar das inscrições gratuitas e entrega de taças por escalões além de prémios monetários.

Eventualmente deviam estar presentes cerca de 70 atletas, na sua maioria do GDST das delegações de Lisboa e Porto e alguns clubes micaelenses.

A competição dividiu-se por escalões, benjamins que faziam uma volta de 1.5Km, os veteranos efectuavam 4 voltas equivalente a 6 Km e os seniores 9 Km ou seja 6 voltas.

Classificação: aqui

Próxima Corrida:1 de Maio Corrida do Trabalhador.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ilha de São Miguel- VI G.P. de Atletismo Santander Totta


A Lagoa das Sete Cidades, situada na maravilhosa Ilha de São Miguel, é um dos mais famosos locais do Arquipélago dos Açores, e uma vez observada entende-se o porquê.

Este é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul) que aqui promovem um cenário de beleza extrema e indescritível, e uma das imagens simbólicas de todo o Arquipélago, classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.

A Lagoa, cuja profundidade máxima atinge os 33 metros, e o comprimento máximo de 4,2 quilómetros, está rodeada de verdejantes campos de cultivo, emoldurada por belíssimas encostas escarpadas que lhe conferem um ambiente bucólico e idílico sem igual.

Associada a tão belo local estão algumas lendas, sendo a mais famosa a da Princesa dos olhos azuis.


Lenda da Princesa dos Olhos Azuis

No local onde hoje se situa a bonita freguesia das Sete Cidades, existia um reino, onde habitava a bela e jovem Princesa Antília, de lindos olhos azuis. Certo dia, num passeio pelos prados maravilhosos da região, a Princesa apaixona-se por um Pastor de olhos verdes, que por ali passeava o seu rebanho.
Dias passaram, e em todos eles os dois apaixonados se encontraram no mesmo local, à sombra de uma velha árvore, cada vez mais próximos e apaixonados.



O Rei, que desejava a sua filha casada com um Principe do reino vizinho, ao tomar conhecimento da paixão que crescia, proibiu o amor da Princesa e do Pastor. Desesperada, Antília pediu o seu último encontro com o seu amor, que aconteceu no local habitual.


Enquanto falavam o seu triste destino, os dois choraram em tamanha quantidade que, dos olhos azuis da Princesa se formou a Lagoa Azul, e dos olhos verdes do Pastor, se formou a Lagoa Verde.
Conta então a lenda, que os dois foram separados, mas as suas sentidas lágrimas para sempre ficaram lado a lado, na Lagoa das Sete Cidades.
Texto integral retirado de um site de Turismo do Arquipélago dos Açores

domingo, 10 de abril de 2011

Corrida do Benfica-2011 Final

Corrida S.L. Benfica -2011-Entrada na "Catedral"

Corrida S.L. Benfica -2011

Organizado pelo clube do meu coração, Sport Lisboa e Benfica, decorreu hoje a denominada " 6ª. Corrida do Sport Lisboa e Benfica" com carácter competitivo e os 5 Km da Fun Run, ambas com partida às 10H: 00 na Avenida Lusíada, e com direito a passagem por dentro do Estádio da Luz e meta instalada na Praça do Centenário perto da estátua do Eusébio.

O tiro de partida foi  dado às 10H: 00 pela maratonista Marisa Barros, provas que contaram  com as presenças  do campeão olímpico do triplo salto, Nélson Évora, recordista nacional do peso Marco Fortes, Ana Dias o presidente Luís Felipe Vieira e a equipa invicta de futsal do Benfica além de outras figuras de renome do panorama benfiquista e nacional.

Com a participação de aproximadamente 10.000 atletas foi uma festa muito bonita e com larga margem de crescimento não fosse a (boa)  família benfiquista numerosa. Ter o privilégio de passar por dentro do Estádio da Luz a correr e até poder parar para admirar a beleza da "Catedral" é um momento sublime, até a  minha mãe que nunca tinha entrado dentro do Estádio, achou-o majestoso e imponente!

Percurso de dificuldade média, com subidas acentuadas e falsas rectas, mas nada de mais, Kms assinalados em placas identificativas e inovação no sistema de classificação, uma fita adesiva para se colocar nos ténis, agora vamos é ver se funciona, porque se na minha primeira participação em 2009 fiquei desagradado com  a qualidade da prova, o chip não funcionou e nem houve um esclarecimento aliado à falta de águas nos abastecimentos para os atletas do fim do pelotão, ponderei não mais voltar, felizmente dei o  benefício da dúvida e  nesta minha segunda participação abastecimentos ao 3º. e 7º. Kms, e no final igualmente muita água e bebidas isotónicas.

Felizmente a prova foi de dia, não fosse haver um apagão quando percorriamos o interior do Estádio da Luz, agora  não me importava é que o sistema de irrigação estivesse a funcionar com o calor que se fez sentir até era aprazível e sensato:-)

O Hamilton que na véspera com os amigos R&R  e Cristina tinha feito um treino duro de 25 Km em Sintra para se preparar para a estreia na maratona este ano teve outro brilhante desempenho!

Consultar classificação: aqui 

Fotos : aqui

Percurso e dados pessoais da prova: aqui

Próxima Corrida: Grande Prémio Santander Totta em Ponta Delgada


domingo, 3 de abril de 2011

Corrida dos Sinos-2011


Mais um domingo e nós com pé a caminho para mais outra corrida, desta vez na simpática zona saloia de Mafra, para participarmos na 29ª. edição da Corrida dos Sinos.

Partida às 10H: 30 no exterior do Estádio Engº. Ministro dos Santos e chegada com a meta instalada na pista tartan, no interior do referido Complexo Desportivo.

Participei nesta prova por uma única vez no ano de 2009, no ano passado devido a um imponderável de última hora não pude marcar presença, mas este ano acompanhado pelo Hamilton, Rui Gameiro e Cristina Alexandre, voltei para fazer a distância certificada de 15 Km.

Percurso falso que atinge o seu ponto alto logo no início, quando passamos em frente do Convento de Mafra para sairmos do interior desta localidade em direcção à estrada nacional para a Ericeira efectuada em declive acentuado a descer, sendo que no retorno como é óbvio fazemos a subir o que se torna ligeiramente penoso.

Prova com elevada participação de atletas, cerca de 1500 atletas e algum público pelos lados da Sobreda que apoia e encoraja os atletas de pelotão.

Voltei a fazer das minhas e não treinei durante toda a semana, começa a ser uma rotina nada digna de registo ou até mesmo aconselhável, mas "prontos" lá vim eu fazer turismo desportivo e cumprir calendário.

Desta vez fiz a totalidade do percurso e cortei a meta juntamente com o trio fantástico: Henriqueta, Jorge e Carlos, de início também com a presença da Ana Pereira. Gostava de agradecer o apoio deles que foi fundamental para ter uma prestação razoável o que para eles foi um mero treino.

Também vi alguns amigos do "Mundo da Corrida" como o José Lopes, Luis Parro, José Magro e Paulo Lapão e alguns colegas de trabalho o Filipe Silva, Pedrocas e o Pedro Fernandes que aventureiro fez logo aqui o baptismo nesta vida "dura" mas aprazível.

Quanto à prestação do Hamilton...imparável!

Saliento igualmente a impecável organização a cargo da C.M.Mafra e Amigos do Atletismo de Mafra, não descurando os pormenores mais importantes como o começo à hora marcada, abastecimentos ao 5 ; 10 Km e no final, Kms marcados em placas e para iniciar o meu carrilhão o sino este ano de cor verde, que espero não seja de mau augúrio para o jogo de logo à noite.

Termino com um grito de "guerra" Benficaaaaaaaaa:-)))

Classificação: aqui

Próxima Prova: Corrida do S.L. Benfica

Percurso da Prova: aqui.