domingo, 29 de maio de 2011

Entre Serra e Mar- Circuito Nacional de Montanha Salomon

"Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar." Nelson Mandela ... e eu completo com o provérbio popular "a fé move montanhas..."

Imperdível, esta prova do Circuito Nacional de Montanha Salomon (2011), denominada "Corrida do Guincho-Entre Serra e Mar" de que eu e o Hamilton somos fãs incondicionais desde o ano de 2009, sendo que preterimos qualquer outra prova/competição fugindo do duro asfalto para correr em plena harmonia com a natureza conjugando o exercício fisíco com relaxamento mental.

Foi uma noite curta e cansativa, depois de ter ido ao concerto do Júlio Iglésias, acordei sobressaltado mesmo em cima da hora, felizmente como sempre o faço, deixo tudo preparado na véspera, para não esqueçer-me de nada.

Como não me canso de "dizer" é indescritível a participação nesta prova singular, num cenário pitoresco que decorre como o próprio nome da prova, entre a serra e o mar...com partida às 10H: 00 junto à Sede Recreativa de Janes e meta de chegada no mesmo local.

Até ao 4º. Km sempre a  descer no meio de pedras soltas, pedregulhos e terra batida onde um pé em falso é " a morte do artista". Atravessamos um pequeno riacho e por um túnel iluminado por tochas, a minha tristeza só deveu-se a não termos ido à Praia do Guincho este ano, segundo a organização alegou devido a preservação das dunas?

A seguir ao abastecimento ao quarto kilomentro e meio, percorremos as falésias com a companhia do mar e  a brisa marítima, de seguida afastamo-nos deste ponto correndo no meio de arbustos e vegetação rasteira e alta, sempre de modo moderado, até que ao 8º. Km temos outro ponto de abastecimento e  de reflexão...dá-se início à escalada do "Adamastor", de seu nome Cabeço de Vento...agora sim se já tinha parado algumas vezes aqui tive necessariamente  que ganhar novas forças, ainda tentei encontrar um pão para servir de bastão e fazer trekking, mas infelizmente não encontrei, tendo que resolver a questão de outra maneira, andava aos ziguezagues, de costas viradas, ou então apoiava as mão nos joelhos, mas lá cheguei ao topo e até finalizar fui a correr para o churrasco na companhia de amigos.

"Prontos" já sabem, contem connosco para o próximo ano...

Próxima Prova: Corrida do Oriente

Classificação Geral: aqui
Fotos: aqui
Percurso: aqui

PS: fotos retiradas pelo Hamilton, que aproveitou para tirar férias da corrida, mas mesmo assim fez um bom registo.

domingo, 15 de maio de 2011

Corrida Novas Oportunidades - " Aprender Compensa"


Após um breve interregno voltei às provas, para correr pela primeira vez a 3ª edição da Corrida Novas Oportunidades, iniciativa de cariz estatal, que promove a mobilização de jovens e adultos para a qualificação – “ Aprender Compensa”.

Com inscrições gratuitas limitadas a 5.000 participantes a organização,HMS SPORTS, dividiu este evento em 3 componentes a Prova Principal de 10 Km a Prova-Mini com 3 Km e a Corrida das Crianças.

Por um ou outro motivo, nunca consegui fazer esta prova, mas este ano marquei presença na companhia de alguns amigos e família, com um percurso plano e aliciante,  propício à obtenção de boas marcas pessoais.

Se na semana passada fui eu o ausente, desta vez o Hamilton teve falta de comparência foi "apanha-lá" *

Partida e chegada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, debaixo de um calor terrivelmente desgastante e abrasador para esta época, notei a preocupação nos abastecimentos, gostei dos dorsais personalizados,  percurso motivador ao longo do Tejo, Kms devidamente marcados durante o trajecto, resultados e diploma de imediato disponibilizados no site da prova e uma massa colorida de participantes onde o vermelho era a cor predominante:-)

Classificação Geral: aqui

Próxima Prova : Corrida Contra a Fome  que decorre em Belém, mas ainda sem confirmação se iremos participar. Caso contrário será a imperdível 15 Km Entre Serra e Mar.

* confraternização de amigos, onde a prática desportiva é o levantamento do copo:-)

domingo, 8 de maio de 2011

Meia-Maratona Internacional de Setúbal- 2011


Tal como mencionei no último texto, resolvi não participar na Meia Maratona Internacional de Setúbal, porque entendi que devido às inúmeras provas em que tenho participado e a um cansaço acumulado necessitava de descansar.

Sendo assim não poderei "alongar-me" muito relativamente à edição deste ano, contudo abri uma excepção pois mal acabou a prova recebi um telefonema do amigo Rui Gameiro a dizer-me que o Hamilton está num momento de forma brutal e mesmo sem treinar, conseguiu bater o seu recorde pessoal na distância com o tempo de 01: 25: 29. Fantástico!

A partida foi efectuada às 10H: 00 no Largo José Afonso que também foi o local de chegada de 718 atletas conforme constatei na lista dos resultados publicados.

A exemplo do que já aconteceu no ano passado, todos os inscritos contribuiram com um euro para o Banco Alimentar contra a Fome em Setúbal.

Relativamente à minha próxima corrida, a decisão já está tomada será na Corrida Novas Oportunidades, para minha tristeza, pois apesar de querer fazer muito a Maratona na Areia, a inscrição já aumentou e em tempos de crise, e com uma boa opção de oferta  e inscrição gratuita, aliado ao estar  mais perto de casa e igualmente  na companhia da família e amigos, no próximo domingo lá estarei para fazer a minha estreia nesta prova onde "aprender compensa".

Classificação Geral: aqui

Fotos: aqui


domingo, 1 de maio de 2011

Corrida 1º. de Maio- Dia do Trabalhador

Corrida Internacional 1º- de Maio-2011


No dia considerado como o Dia do Trabalhador, têm um significado ainda maior para nós, celebramos a correr o dia da melhor Mãe do Mundo, a nossa... a Corrida Internacional 1º. de Maio.

Organização à cargo da União dos Sindicatos CGTP, na sua 30ª. edição contou com a presença de mais de 1500 atletas no Estádio 1º. de Maio, sendo que na Alameda pela mesma hora às 10H: 00, dava início a caminhada, denominada Mini-Corrida, com a participação da nossa mamy lindinha.

Esta prova é já uma clássica imperdível, sendo que o seu percurso de 15Km que percorre as principais avenidas e artérias principais da capital, mantêm-se inalterável pelo menos desde que eu e o Hamilton aqui marcamos presença, eu pela 3ª. vez e o Hamilton mais uma do que eu.

Nutrimos um sentimento diferente por esta corrida que se realiza sempre no 1º. dia  de Maio, pois foi a nossa primeira prova de 15 Km, e ainda recordo perfeitamente a nossa estreia como se fosse hoje, Hamilton e eu receosos em conseguir fazer a mesma e perguntando a quem  passava por nós o grau de dificuldade, o tipo de percurso, a abordagem que deveriamos fazer, começar lento ou devagar...

Cinco estrelas para a organização que demonstrou que com inscrições a 3 euros e boa vontade consegue -se agradar à maioria dos atletas de pelotão.

No final a merecida homenagem aos campeões Rita Borralho e Armando Aldegalega figuras impares do Atletismo Nacional.



Na próxima semana (domingo) o Hamilton irá fazer a Meia-Maratona de Setúbal, eu não irei, pois preciso descansar para voltar mais forte :-) contudo estou ainda indeciso se irei fazer a Meia-Maratona na Areia ou  a Corrida Novas Oportunidades, logo se verá...

Classificação Geral: aqui

Fotos: aqui

Percurso da prova: aqui