domingo, 26 de junho de 2011

Corrida das Fogueiras- 2011

Depois de termos corrido na noite de sábado no último fim de semana, voltamos a repetir a dose, só que desta vez em Peniche: Corrida das Fogueiras.

Nada como encerrar a época desportiva, na maior prova nocturna do País, com a distância de 15 Km. iluminados por fogueiras e pelo calor das "gentes" desta simpática localidade pescatória, que saiem para a rua com entusiasmo vigorante para saudar os atletas ao longo de todo o percurso, tornando este evento uma festa popular, já sem contar com a sardinhada oferecida a todos os participantes e acompanhantes.

Mais de 5000 participantes na prova principal e na Corrida das Fogueirinhas com 6 km. que vai na 11ª. edição.

Só este ano tivemos a noção da grandeza desta extraordinária prova, é o encerramento apoteótico do calendário desportivo, como já referi além da elevada participação de atletas, os "Amigos de Peniche" mereceram toda a nossa confiança, acompanham-nos durante todo o percurso incentivando na rua com palavras de estimulo ou batendo os tachos das panelas, ou nos varandins e janelas das casas com gritos de guerra numa alegria e algazarra contagiante... impressionante só encontro semelhança na São Silvestre da Amadora.

Sem treinar, cumpri o objectivo estabelecido e fiz a prova em hora e meia, e senti-me bem, sendo assim mais nada tenho a acrescentar.

Quanto à memorável e épica sardinhada, só mesmo o cheirinho delas na brasa, depois de concluirmos a prova, e da rápida muda de roupa, dirigimo-nos ao local, mas logo saímos, deparamos com uma fila interminável, desolados e com fome demos meia volta e viemos para casa...pode ser que consigamos no próximo ano. Temos que montar uma estratégia...

Termino com a dúvida existencial que surgiu-me subitamente esta semana quando estava deitado no sofá...agora que a época está prestes a terminar, na próxima temporada  vou passar a correr (caminhar) na classe dos veteranos " Ah pois é!" a idade não perdoa, agora não sei é se será vantajoso, eu acho que vai piorar e de que maneira aqui para os meus lados pois com todo o respeito  os "velhotes"só me dão bigodes e galgam kilometros que se fartam para minha infelicidade:-(

Agora férias desportivas embora vá fazer a Légua de Odivelas  que também desenrola-se de noite mas só para permanecer activo...quanto à férias laborais estas aindam teimam em chegar!

Diplomas e Classificação Geral: aqui
Fotos: aqui 
Percurso e Altimetria: aqui
Revista da Prova: aqui

domingo, 19 de junho de 2011

Marginal à Noite-2011

Integrada nas Festas do Concelho de Oeiras, decorreu a prova nocturna Marginal à Noite, uma clássica que gosto muito de fazer, pois com o Verão a bater à porta e a temperatura do termómetro a subir, nada mais idilíco e prazeroso que correr à noite tendo a Marginal como palco principal.

Prova de 8 Km, com início às 21H: 30 na Praia de Santo Amaro de Oeiras, até à zona da curva do Mónaco e percorre-se o caminho inverso.

Nesta prova sempre obtive bons resultados e esforço-me para tal, eventualmente devido à motivação da prova  ter apenas 8000 metros, e a presença maciça de muitos atletas populares (4.200 inscritos) senão vejamos em 2008 o tempo de 39:25" no ano seguinte (2009): 39:04" uma marca difícil de superar e no ano passado (2010): 40:58".

2011... 43:34" sem querer arranjar desculpas esfarrapadas, aponto 3 motivos: partida de trás do pelotão, 1 Km a ultrapassar caminhantes e a ausência de treinos!

Contudo desconfio que a principal razão deste mísero registo foi o maldito SPORTING :-)

Termino felicitando a mamy linda que ontem (sábado) cumpriu na íntegra a totalidade do percurso desta prova e hoje (domingo) irá estar no Parque das Nações na corrida solidária Vencer o Cancro.
 
Próxima Prova: Corrida das Fogueiras (Peniche)
Classificação Geral:  aqui
Fotos: aqui
Outras Fotos: aqui 
Percurso da prova: aqui (com erro)

domingo, 5 de junho de 2011

Corrida do Oriente- 2011

Em dia de eleições legislativas de extrema importância para o nosso País, como nunca deixei que decidissem por mim, exerci o meu dever (direito) de voto e desloquei-me de imediato para o Parque das Nações, onde decorreu um das minhas provas favoritas: - Corrida do Oriente- "Correr para Conviver".

A Corrida do Oriente faz sempre parte do meu (nosso) calendário, perto de casa, início às 10H: 00, percurso aliciante e quase na sua totalidade plano, participação elevada de atletas federados e amadores, 2 abastecimentos no decorrer da prova (4-8º.Km) a tradicional caneca da Vista Alegre e a satisfação que com  a nossa participação  termos contribuido para uma causa solidária, além do investimento na saúde que fazemos a nós próprios.

Tenho alguma dificuldade em encontrar imperfeições quando gosto de alguma coisa, então o que poderei escrever, sem ser com agrado que gosto desta prova onde obtive aqui o meu melhor registo na distância de 10 Km, no ano de 2009 ?

Pois é... mas este ano apesar de comemorarem a 10ª. edição, com  muitas actividades pararelas à corrida,  esplanadas, animação musical com o Grupo Eclodir Azul,  e muitas outras mais, não posso deixar passar em branco a confusão que se gerou no levantamento dos dorsais, simplesmente inacreditável, um lapso tremendo da organização, onde apesar do pagamento,  muitos atletas não constavam da lista dos inscritos, e fomos de novo baptizados, eu como Eduardo e o Hamilton, bem pior virou Carla ;-) E para ajudar ou talvez inerente a este facto o tiro de partida foi cerca de 15 minutos depois do previsto!

Confesso que a nível pessoal, o objectivo principal delineado antes da prova que era obter um bom resultado fracassou, mas o secundário terminar a prova, foi alcançado, relativamente às minhas expectativas para o Hamilton correspondeu tal como esperava, agora que está a encerrar a época, está num momento de forma espectacular e como era previsível...simplesmente voltou a melhorar a sua marca com o tempo de 40´:44", cuja ajuda preciosa dada pelo colega Carlos Marques foi preponderante.

O merecido destaque:


Classificação Geral: aqui
Fotos : aqui
Mais Fotos: aqui
Próxima Prova: Marginal à Noite