segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Meia Maratona Vinte Quilómetros de Almeirim



No dia em que atrasamos em 60 minutos os ponteiro dos relógios, para entrarmos no horário de Inverno, viemos cedo para Almeirim, simpática localidade ribatejana considerada a "capital da Sopa da Pedra", para participarmos na Meia-Maratona Vinte Quilómetros de Almeirim organizada pela  Associação 20 Kms de Almeirim.

Na comemoração das bodas de prata, excepcionalmente a sua distância foi aumentada, devido ao facto de estar integrada na Taça dos Campeões Europeus de Estrada.

Igualmente disputou-se a competição para Atletas Femininas (percurso de 15Km) e a prova mini (5Km).

Com a ajuda de um sol radioso, foi uma prova fácil, com percurso plano, sendo que os primeiros 5 Km decorrem dentro da localidade e depois "fugimos" em direcção a Alpiarça. Quilómetros rigorosamente marcados, abastecimentos mais que suficientes, t-shirt vermelha(muito linda e de óptima qualidade) participação a rondar o milhar e meio no conjunto de todas as provas, enfim um brilharete da organização!

Quanto à minha prestação...o que posso dizer ? Sem treinar, fui com o intuito de divertir-me e isso consegui, na companhia dos amigos e familiares que fizeram questão de acompanhar-me e o que posso dizer, foi um dia único e diferente e esta prova estará sempre associada a minha primeira no escalão de veteranos;-)

No final das provas e fecho das cerimónias, com a habitual entrega de prémios a esperada festa em recinto fechado na, Escola Preparatória Febo Moniz, designada "Confraternização à Volta da Sopa da Pedra", composta por uma refeição volante, com a afamada sopa da pedra, pão regional "caralhotas", vinho de Almeirim, sumos e frutas.

Site da Prova: aqui
Percurso e Altimetria: aqui
Próxima Prova: Corrida dos Advogados
Fotos: aqui

domingo, 23 de outubro de 2011

Corrida do Tejo- 2011


Todos os anos em Outubro por esta altura faço a minha habitual romaria à Algés para participar na peregrinação"desportiva" que se tornou obrigatória na minha (nossa) agenda pessoal, sobre um cenário paisagístico de indescritível beleza, fascina-me correr "juntamente"com o Rio Tejo, na Avenida Marginal no percurso que liga Algés à Praia da Torre em Oeiras - Corrida do Tejo.

Já na sua 32ª. edição é uma prova que não deixa ninguém indiferente amadores ou profissionais e muito em parte devido a excelência (marketing) da organização a cargo da conceituada marca Nike em parceria com a C.M. de Oeiras.

A Corrida do Tejo e a mais participada (10.000 inscritos) e consagrada prova de 10 Km que se realiza em Portugal, quase que atreveria-me a dizer que é a "melhor corrida do mundo!"

Depois de um mês (anormal) muito quente e de a meteorologia prometer chuva, esta não compareceu tendo sido substituido pelo vento que se notou em determinados momentos do percurso, quanto à organização nota claramente positiva, Kms assinalados, 3 abastecimentos (4-7Km e no final), bandas sonoras, fruta abundante, massagens do final ...

Relativamente à minha prova, depois de no domingo anterior ter ficado contente com o meu desempenho, o meu objectivo era expectável, fazer melhor que nos últimos anos em que participei nesta prova e este foi superado, e deve ser o meu segundo melhor registo aqui.

Desta vez o destaque vai para a Sara Oliveira, que completou a primeira prova sempre a correr...parabéns, mas não foi desta que ouvi o "piu...piu...piu" nas ultrapassagens :-)

Termino por aqui, mas sem antes deixar em branco, que mais uma vez a “Corrida do Tejo” volta a deixar a sua marca, se foi aqui que ganhei o gosto por correr, esta competição foi a última na categoria de sénior, porque na próxima prova, já serei veterano, não gosto nada desta palavra lembra-me a palavra guerra” veteranos de guerra” ou então que já têm alguma experiência ou que sou calejado o que não propriamente o meu caso!  

Até para a semana... na Meia-Maratona de Almeirim!

Classificação Geral e por Equipas: aqui

Fotos: aqui

Dados pessoais e percurso da prova: aqui

domingo, 16 de outubro de 2011

Corrida do Sporting-2011


 
Estou contente...

Com partida e chegada no (covil) Estádio José Alvalade XXI, participamos (Hamilton e eu) na 1ª. edição da Corrida do Sporting, organizada pela HMS Sports, que através desta prova divulga o clube com forte tradição e que é uma referência nacional e mundial nesta modalidade amadora.

Contudo a 1ª. prova começou às 09: 45 com a Corrida Jubas, destinada às crianças e dividida em 3 categorias, tendo como limite de inscrições os 500 participantes.

A prova de 10 Km, percurso citadino (rápido) pelas principais artérias e ruas de Lisboa, onde habitualmente passámos de carro, deu início às 10: 30, junto à Porta 4, seguindo em direcção Campo Grande, Entre-campos, Avenida da República, Saldanha e Avª. Fontes Pereira de Melo, com retorno no Palácio Sotto Mayor e com a participação de diversas individualidades ligadas à colectividade sportinguista e populares que marcaram presença numa verdadeira festa verde-e-branca.

Moldura impressionante de 6.000 atletas federados e amadores, numa organização exemplar e a fazer jus ao nome do clube, dorsais personalizados, t-shirts técnicas que de imediato ofereci a uma adepta ferrenha, placas com identificação dos quilómetros, abastecimentos com água ao 4 e 7 Kms assim como bebida isótonica no final, tenda com centro de massagens e a (habitual) medalha de participação.

Apesar de já ter conseguido treinar esta semana, o que já não fazia à bastante tempo, só indo a provas, o objectivo era simplesmente um: ficar o mais à frente possível da lagartagem, ainda hesitei em ir com a t-shirt (linda) do Glorioso, mas depois de ponderar e para não alimentar nenhuma chama (imensa) decidi ir a rigor... de verde:-) Embora não veja nenhum inconveniente, pois no desporto como na vida devemos saber respeitar opimiões/gostos diferentes dos nossos!

No final após cortar a meta estava (muito) feliz, tinha realizado o meu melhor tempo nesta distância, e acredito que até poderia ter feito melhor, mas quem sabe a esforçar-me e a manter-me motivado e com esta forma física porque não já no próximo domingo?

Quando cheguei ao carro, dupla satisfação o Hamilton com o pé pesado no acelerador, conseguiu o feito de pela primeira vez baixar dos 40 minutos, simplesmente soberbo!

E assim por um dia, sem clubismos nem fanatismo quem diria que fui feliz aqui no maior W.C. de Lisboa!

Próximo ano cá estarei de volta ao local do crime !

Próxima Prova: Corrida do Tejo

Vídeo Oficial: aqui
Vídeo: aqui
Classificação Geral e por Equipas: aqui
Fotos: aqui
Outras Fotos: aqui
 
Percurso da Corrida do Sporting: aqui

domingo, 9 de outubro de 2011

Meia Maratona Ribeirinha da Moita- 2011



Não há duas sem três...

Ou será que à terceira é que é de vez? Sempre que faço esta prova, não a  consigo acabar, não sei se é alguma malapata mas por este ou outro motivo nunca cumpri na íntegra o percurso desta Meia Maratona Ribeirinha da Moita, igualmente conhecida como terra da tauromaquia.

Fui mesmo o Elo Mais Fraco...

Iludido ainda pensei fazer a totalidade da prova, mas logo no prólogo com o calor infernal, e ausência total  de treinos apercebi-me que teria uma missão árdua e em sofrimento e como só corro por prazer e divertimento, as minhas piores expectativas cumpriram-se e só fiz cerca de 11 kilometros e com enorme dificuldade e esforço, contudo ainda esperei pelo Hamilton para concluir a prova com ele, tendo no entanto após cortado a meta dito a elementos da organização e tirado o dorsal para dizer que deveria ser desqualificado, mas não sei se me ligaram alguma, ainda perguntei ao meu irmão que respondeu negativamente quando o questionei  se havia  adiante algum tapete de controlo e medição de tempo.

Aqui fica a verdade desportiva, pois poderei ter influênciado o resultado de outros atletas ou até mesmo colectivamente e essa não e a minha intenção  e maneira de estar no atletismo.

Agora falando desta prova realizada na  Moita, gostei da organização à cargo da C.M. Moita e do CABB, onde não se formaram filas para levantamento de dorsais, banda sinfônica, muitos voluntários a prestarem apoio e a indicarem o sentido da corrida, abastecimentos suficientes  face ao calor (im)previsto, quase todos os kilometros assinalados nas placas , resultados imediatamente disponíveis e no final um saco com diploma, água, t-shirt e medalha.

Paralelamente e simultâneo às 10: 30 decorreu a Mini, com cerca de 7 Km e no conjunto das duas provas cerca de um  milhar de atletas amadores e profissionais que aproveitaram uma bela manhã de domingo para a práctica da actividade desportiva ou lúdica.

Termino com breve referência às provas que se efectuaram no dia de hoje, que ao contrário do que se poderá pensar é benéfico para todos nós atletas do pelotão, pois assim maior é a opção de escolha e diversidade: Maratona do Algarve, Corrida do Aeroporto, e Corrida da Ciência.

Próxima Prova: Corrida do Sporting
Classificação Geral: aqui
Fotos: aqui

domingo, 2 de outubro de 2011

Corrida da Água- 2011

Decorrido um mês da nossa presença em Monsanto nos "Trilhos de Monsanto" voltamos desta vez para participar na 1ª. edição da Corrida da Água.

Foi uma competição de sucesso, prova bem organizada pela Xistarca, apesar do ligeiro atraso de 10 minutos, percurso citadino rápido, trânsito condicionado, abastecimento ao quinto quilómetro, t-shirt técnica e medalha no final.

No outro canto da cidade, estava a Mamã linda e a tia Maria do Céu, que participaram na Corrida da Cruz Vermelha, prova que vai na 2ª.edição e que nós nunca participamos, optamos por esta em detrimento da prova atrás mencionada pela magnitude e deslumbre que é a passagem no Aqueduto das Águas Livres.

No final a satisfação do objectivo cumprido, concluir a prova e melhor ainda ficar mais uma vez à frente das lesmas do Hamilton e da Sara...mas confesso que fiquei aflito, pois estiveram sempre à minha frente, felizmente a Sara quebrou precisamente ao 6 Km, e como a ocasião faz o ladrão, cortei isolado a meta com um "bigode" de avanço, contudo tenho que aplicar-me porque senão um dia destes tenho uma surpresa :-)

Após finalizar uma boa notícía, o GDST subiu ao lugar mais alto do pódio, vencendo categoricamente a classificação por equipas e igualmente com excelentes desempenhos individuais e outras tantas subidas ao palanque.


Próxima Prova: Meia-Maratona Ribeirinha da Moita.
Classificação Geral e Equipas: aqui
Fotos da Prova: aqui
Fotos retiradas por mim e pelo Hamilton: aqui