domingo, 20 de novembro de 2011

Corrida D. Dinis- Odivelas


O culpado (Rui Gameiro) e Eu
"O Padrinho"
Nas comemorações do 13º aniversário da elevação de Odivelas a Concelho a respectiva Câmara Municipal com o apoio técnico da Xistarca organizaram a 1ª. edição da Corrida D. Dinis, com início pelas 10H: 00.

Dez minutos mais tarde começou a Caminhada com 4 Km de extensão, tendo ambas provas reunido cerca de 1500 participantes.

"Ide vê-las" terá dito D. Isabel ao rei D. Dinis segundo reza uma das lendas quando um dia dirigiu-se a ele, daqui a origem do nome da cidade de Odivelas, a terra que praticamente viu-me nascer, por isso hoje corri em casa, embora quase a totalidade do percurso seja percorrida na parte nova e não na antiga Odivelas que conheço na perfeição.

Com o céu limpo e temperatura agradável, fui desde onde moro, aproximadamente 4 Km até ao local da partida para levantamento do dorsal, tendo no caminho encontrado com a Mãe linda que participou na caminhada, após conclusão da prova de 10 Km voltei para casa também a correr, mas agora acompanhado por:  José Magro, Ivo Rosa, José Lopes, Mário Lima e um outro amigo do CCD de Loures que mora perto de mim.

No total hoje de manhã fiz18Km, rumo a um objectivo que pretendo alcançar, o meu lema é " Eu quero...eu consigo! "

Encontrei-me também com o principal impulsionador (Rui Gameiro) da participação do Hamilton na Maratona de Lisboa e por inerência a minha e claro mal a nossa mãe o viu , não escapou-se de levar com a boca "andas a desencaminhar os meus filhos né?"

Fiz a prova (treino) com o José Magro (padrinho da Maratona) que faz também questão de acompanhar-me na épica aventura, desde já agradeço todo o carinho e apoio que tenho recebido de todos, mas voltando ao tema que me leva aqui a escrever, foi uma prova (treino) com a habitual qualidade que a Xistarca já nos têm brindado, por isso mais nada tenho a acrescentar!
 
Próxima Prova: Maratona Internacional de Lisboa.
Fotos (AmantesdaCorrida): aqui
Fotos Xistarca: aqui
Percurso e Altimetria: aqui

Da esquerda para a direita: Ivo Rosa,José Lopes, Atleta, Eu, José Magro e Mário Lima
Tia Mária do Céu e a mais Linda do Mundo

domingo, 13 de novembro de 2011

I Corrida da Ajuda-2011


Não sei como começar este texto...logo de manhã, quando nos dirigiamos para o local do crime, em Monsanto, fui surpreendido pelo Hamilton, com uma notícia de todo inesperada, ainda na semana anterior tinhamos abordado e planeado fazer a Maratona no próximo ano, qual o meu espanto quando diz-me que ia falar com o responsável pela secção de Atletismo do GDST, o Srº. Mário Almeida, para inscrevê-lo na *Maratona Internacional de Lisboa, para cumprir a mítica distância, eu como é óbvio e sendo o irmão mais velho não podia de modo algum deixá-lo ir sozinho, sendo assim tenho cerca de 3 semanas para preparar-me física e psicologicamente para cumprir um objectivo pessoal, mesmo sabendo das minhas reais capacidades e limitações, mas eu acredito "Yes, I can !".

Agora voltando ao principal, decorrido uma semana, voltamos ao Parque de Monsanto, desta vez para participar na 1ª. Corrida da Ajuda, prova organizada pela Junta de Freguesia da Ajuda e colaboração técnica da Xistarca.

Percurso acessível e plano, com os 2 últimos quilómetros a terminarem em descida acentuada, abastecimento a meio da prova, trânsito cortado, e no final além da tradicional medalha, foi oferecido um magusto, com água pé e castanhas.

Participação a rondar o milhar e meio no conjunto das duas provas (Corrida de 10 Km e Caminhada 3Km) e  cada vez com mais atletas novos a lançarem-se no " mundo da corrida" em parte devido ao Jogging ter-se tornado "IN" e ser um desporto social actualmente na moda e também à dita crise cujas medidas de austeridade como o aumento do IVA dos ginásios a  tornar este facto uma evidência.

No plano pessoal, fiz o que tinha estabelecido, fazer menos de 1 hora, e mesmo com 3 paragens forçadas, fiquei à frente das LESMAS, Sara Oliveira e Hamilton, que fizeram quase a totalidade da prova a caminhar e conseguiram a proeza difícil de igualar serem os últimos do escalão em femininos e masculinos...parabéns que estão no caminho certo!

* principal culpado pela mudança de opinião (plano): Rui Gameiro.

Próxima Prova:  I Corrida  de D. Dinis (Odivelas)

Classificação Geral: aqui
Fotos da Prova ( Amantes da Corrida): aqui
Fotos Revista Atletismo: aqui
Percurso e Altimetria: aqui

domingo, 6 de novembro de 2011

Corrida dos Advogados- 2011


O Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, promoveu no dia de hoje às 10H: 00, em Monsanto na Estrada dos Montes Claros, com organização técnica da Xistarca uma corrida pedestre aproximadamente na extensão de 8.000 metros, designada por "Corrida dos Advogados".

Depois de inicialmente não estar prevista a minha ida a esta prova, decidi participar porque entretanto as circunstâncias (felizmente) alteraram-se, e assim corri no Parque Florestal de Monsanto, pleno pulmão de Lisboa, local óptimo por excelência para a prática de variadas actividades lúdicas e desportivas.

Prova mista em estrada e trilhos rápida (não para mim) sendo que percorremos 5.000 metros no asfalto e restantes quilómetros dentro da mata o que tornou o percurso lindo e natural(mente) pitoresco.
 
Participação a rondar o meio milhar de atletas, poucas caras conhecidas do "mundo da corrida" sendo na sua larga  maioria pertencentes à classe e da área do Direito, muito em parte devido à realização de diversas provas no dia de hoje: Corrida Sempre Mulher, com a presença da nossa Mamã, Maratona do Porto com o grande Rui Carmo e outros amigos e a prestigiada Maratona de New York com o Rui Gameiro a elevar o  bom nome de Portugal.

Fiz quase a totalidade da prova na companhia dos "sócios" Marco Cruz e do Ivo Rosa que se prepara para cumprir a mitíca distância da maratona com êxito e acredito que o conseguirá pois está em excelente momento de forma conforme verifiquei in-loco, senti-me bem apesar da total ausência de treinos e da respiração ofegante e até consegui sprintar com outro atleta, pois ao avistar a meta e a ver os segundos a voarem rapidamente aproveitei a "boleia" para fazer 46 minutos e picos...e não foi nada mau, porque parei por diversas vezes, uma vez que os batimento cardíacos insistiam em ir até aos 174 bpm e sendo assim por cautela, abrandava, dando passadas largas!

Agora consultando a Classificação Geral, constato que o GD. Santander Totta pela 2ª. vez esta época volta a subir ao pódio, devemos ter ficado em 2º. lugar por Equipas, atrás dos CR. Leões de Porto Salvo e a continuar assim e com a competição saudável no ar, e de esperar mais subidas ao palanque...parabéns!

Na próxima semana, voltarei aqui ao mesmo local do crime na I Corrida da Ajuda.
Site de divulgação da prova : aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Xistarca: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Percurso e altimetria: aqui

A melhor Maratona do Mundo: New York City Marathon

A mais conceituada Maratona que decorre em Portugal: Maratona do Porto