domingo, 26 de fevereiro de 2012

Grande Prémio Atlântico - 2012



Com organização a cargo do Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica, C.M.de Almada, Junta de Freguesia da Costa da Caparica, Comércio local e a (habitual) colaboração técnica da Xistarca, realizou-se uma das provas que mais gosto de fazer do calendário de atletismo, não obstante a rivalidade clubistica: Grande Prémio Atlântico.

Na sua XIII edição, com (nova) alteração do percurso, já fiz esta prova por 3 vezes e o percurso nunca foi o mesmo, o que vale é que esta simpática localidade pescatória e turística  apresenta um relevo plano ou seja percurso de dificuldade baixa, e propícia a obtenção de boas marcas pessoais.

Tal como no ano anterior, o ponto mais alto da prova é quando subimos o Pontão junto ao Mar que dá aceso aos bares e praias, requalificado recentemente com o projecto Polis, estes cerca de 2 Km e meio são óptimos para treinar/correr, neste mesmo paredão já fiz algumas boas amizades de que me orgulho.

Início às 10: 00 em frente da Sede do Núcleo organizador, trânsito cortado, placas a identificar os kms, abastecimento a meio do percurso e no final medalha do evento e t-shirt técnica com o leão ao peito.

Quanto à prova, não tenho muito mais a acrescentar, a não ser que cada vez há mais pessoas a correr, um fenómeno recorrente e que esta na moda, em termos de participação superou largamente as edições anteriores com mais de 1.500 atletas a cortarem a meta de chegada.

Quanto ao meu desempenho, o mesmo de sempre, mais uma semana sem treinar, logo as expectativas eram baixas, com um percurso plano e aliciante fiz aqui o meu pior tempo, o que denota que estou em nitída baixa de forma fisíca, melhores dias virão agora com os dias a "crescerem", as únicas alegrias foi ter encontrado a campeã Joaquina Flores simpatiquérrima e um exemplo para os mais novos a outra foi a não menos simpática colega e atleta Lurdes "Benfiquista" com que fiz quase a totalidade da prova:-)

Próxima Prova em Monsanto: Corrida da Árvore.

Percurso e Altimetria: aqui
FotosAmantesdaCorrida: aqui
Fotos AMMA: aqui
Classificação Geral: aqui

domingo, 19 de fevereiro de 2012

20 Km de Cascais / 5 Km Rapidinha - 2012

A "TROIKA" a marcar presença
Já se tornou tradição (para nós) todos os anos, no Domingo de Carnaval  fazermos parte da festa em ambiente de (autêntica) folia,  juntamente com cerca de 2.000 atletas (foliões) que preconizam os 20Km de Cascais (1.500) na componente competitiva e a Caminhada denominada Rapidinha de 5 Km com os restantes 500 atletas.

Organizada pelo C.C. D do Município de Cascais e Xistarca, o percurso de 20.000 metros com  partida e chegada, junto ao Paços do Concelho de Cascais, tendo como cenário a celebrizada Baía de Cascais pelos Delfins, constando de percurso de ida e volta, este ano com ligeira alteração, não se tendo efectuado a habitual volta dentro da Vila, que na minha opinião era tedioso tendo sido percorrido a parte da Boca do Inferno o que tornou bem mais aprazível a prova, que é correr lado a lado com  o mar, e o vento tão característico do Guincho, não fosse também esta a zona eleita pelos amantes dos desportos naúticos, até ao 9 Km até estava espantado com a sua ausência, mas rapidamente fez questão de apresentar-se, mas nada comparado com as edições anteriores em que participei, onde o imperador Inverno fazia sempre questão de mostrar-se quer pelo rigor dos ventos fortes, quer pelo frio glaciar.

Quase que atrevo-me a dizer, que nunca encontrei condições tão boas para correr aqui no Guincho... temperatura amena e agradável, mas mesmo assim não foi suficiente para ter uma prestação digna, mas com a falta de treinos desde Mem-Martins não era expectável outra coisa, melhores dias virão, e para ajudar nos últimos quilómetros fortes caimbras, situação que nunca me tinha acontecido, fizeram com que aguentasse a dor e não parasse, porque senão, seria na perfeição " a morte do artista..." e como não queria arrastar-me continuei até ao cortar da meta a correr!  Foi quando soube que ao Hamilton, curiosamente também sucedeu a mesma situação.

Com os "nuestros hermanos" a organizarem no dia de hoje a Maratona de Sevilha, notamos a ausência de vários "bravos do pelotão", que foram para o país vizinho dignificar o nossos atletas de rua, mas mesmo assim ainda vimos muitas caras familiares.

Bem agora " Fui..." tenho que (tentar) por gelo nas "barrigas da perna para ver se alivía este desconforto!

Agora até ao próximo domingo no Grande  Prémio do Atlântico (Costa da Caparica).

Percurso e Altimetria: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui
Fotos AMMA: aqui
Classificação Geral: aqui

domingo, 12 de fevereiro de 2012

G.P. Atletismo de Mem Martins- 2012


Fiz(emos) esta prova no ano de 2008, logo na sua 2ª. edição, salvo erro, inscritos individualmente, viemos por aventura e certa curiosidade, mas por um ou outro motivo nunca mais tive(mos) oportunidade de voltar, mas após esta longa ausência, desta vez o regresso deu-se  através do Grupo Desportivo Santander Totta.

Na memória a vaga ideia de ser um percurso (bastante) lento e sinuoso, devido a inclinações ascendentes, vulgo, subidas acentuadas e uma que recordava na perfeição e que voltei a sentir o seu "peso" aproximadamente ao 3 km, sendo que a fazemos novamente cerca do 8 km.

Organizada  com o apoio técnico da Xistarca,  Associação Desportiva Real Academia e parceria das Juntas de Freguesia de Algueirão e Mem Martins localidade esta que dá o nome à prova: G.P. Atletismo de Mem Martins.

Partida às 10H: 00, em frente do Complexo Desportivo das Piscinas de Ouressa e pouco mais de  meio milhar de atletas federados e não federados a (tentar) correr, com o tempo gélido como companhia, o frio glaciar de fazer tirintar os dentes e vento desagradável para importunar e que dificultava a respiração, cerca de 5 minutos mais tarde inicío da  Caminhada 3 Gerações.

Abastecimento a meio do percurso e final, trânsito parcialmente condicionado, placas identificativas dos kms, oferta de t-shirt técnica e prémios especiais de 10 euros para os atletas que chegassem no final, classificados nos lugares  100, 200, 300, 400, 500 e 600, numa iniciativa interessante e inovadora.

Próxima Prova: 20 Km de Cascais

Fotos AmantesdaCorrida: aqui
Fotos Revista Atletismo (José Gaspar): aqui
Classificação Geral e por Equipas: aqui

Whitney Houston - Greatest Love Of All

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NIKE + RUN CLUB "We Run Lisboa"


Hoje decidi experimentar um novo conceito que (felizmente) começa a surgir e com forte expansão no nosso País, os denominados Grupos ou Clubes de Corrida, onde amigos que têm no prazer da corrida algo em comum, reunem-se para correr/treinar, trocar opiniões, partilhar conhecimentos, vivências e experiências relacionadas com esta prática desportiva, reconciliando a vertente desportiva com a lúdica.

Como no fim de semana passado não houve provas, decidi ir dar um passeio pela baixa lisboeta, desloquei-me aos Armazéns do Chiado e tendo conhecimento que nas imediações da Rua Garrett tinha sido inaugurada recentemente uma loja da conceituada marca desportiva Nike ( Nike Store do Chiado), atraído como um íman, não resisti ao impulso de entrar porta a dentro, onde o sorriso no rosto dos funcionários e o atendimento personalizado, não me deixou indiferente, após mexer e (re)mexer acabei por não adquirir nada desta vez, a troika assim "obligé", mas quando preparava-me para sair um quadro de giz despertou-me a atenção "dia 9/02 pelas 20H aparece, traz contigo os teus amigos e a boa disposição, o treino é gratuito" 

Assim o fiz... como (velho) hábito cheguei cedo fiz a inscrição e fiquei à espera dos restantes atletas que iam chegando a conta-gotas, sendo que no final a contabilização somava 22 participantes, com muitos elementos do Portugal Running.

Após breve apresentação individual, demos início ao aquecimento como ditam as regras por instrutores competentes e simpáticos sempre com a presença da boa disposição a imperar entre todo o grupo, de seguida o treino/corrida citadina nos meio das ruas da baixa pombalina, onde os transeuntes olhavam-nos estupefactos por ver um grupo em quantidade razoável em  puro divertimento a passo (des)acelerado a correr nos passeios, a contornar pessoas e obstáculos em ziguezagues constantes, mas sempre com a preoucupação necessária.

Findo o treino agradabilíssimo na noite glaciar de Lisboa, entramos para dentro das instalações para alongar e despedirmo-nos para um futuro encontro, contudo foi nos solicitado pela responsável da loja um desafio aliciante, tentarmos levar de vencida uma competição que se inicia já na próxima quinta-feira entre as 3 lojas Nike existentes na península ibérica ( Lisboa, Madrid e Barcelona).

Por isso ficam desde já todos convocados a comparecer às 5ª. feiras pelas 20H: 00, só assim chegaremos à vitória onde o nosso destino é vencer... NIKE + RUN CLUB  "We Run Lisboa"

Percurso e Altimetria do Treino: aqui
Facebook da Organização: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui 
Vídeo de Aquecimento: aqui