domingo, 29 de abril de 2012

Corrida do Benfica António Leitão- 2012

Corrida do Benfica António Leitão



Marisa Barros e o emplastro
Não sendo de modo algum meu hábito, pois para mim tudo é para ontem, deixei o IRS para a última da hora, e sendo esta a minha principal prioridade, não fosse o Coelho receber de mão beijada a minha multa pecuniária, só agora escrevo estas linhas...

Pela terceira vez, *fiz(emos) a nossa participação na corrida do Clube do (nosso) coração denominada" Corrida do Benfica António Leitão" em homenagem póstuma ao antigo atleta encarnado que dá o nome à prova.

O atleta António Leitão, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de  Los Angeles em 1984 e  por diversas vezes dignificou e elevou o nome de Portugal sendo uma das referências do atletismo nacional.

Clubismos à parte e todos sabem que sou ferverosamente benfiquista (q.b.), apesar de estar já na sua 7ª. edição, nunca foi uma prova que me tenha cativado, e o mano Hamilton é da mesma opinião, eventualmente devido às más experiências que decorreram das nossas anteriores participações, no primeiro ano faltou água no abastecimento a meio da prova, da segunda vez o chip (inovador) de classificação não funcionou e nem um esclarecimento, ou senão havia sempre uma prova no mesmo dia, além do mais o binómio qualidade-preço não nos aliciava.

Após este interregno e pelos motivos evocados, *voltamos e desta vez inscritos pelo Grupo Desportivo Santander Totta.

*Desta vez o Hamilton, só correu em pensamento, visto que está condicionado temporariamente por questões de saúde e tão cedo não deve voltar a correr, pelo menos até autorização médica, mas ele mais que ninguém lhe deve custar!

Prova com a distância de 10.000 metros, com início  às 11H: 00 na Avenida Lusíada (em frente do Hospital Lusíada) e por volta do 3º. Km o momento apoteótico, correr junto ao relvado da " Catedral" e com a meta de chegada instalada na Praça Centenarium.

Em simultâneo a realização de uma Caminhada de 5 Km/ Fun Run, também com passagem obrigatória por  dentro do Estádio da Luz, com a participação brilhante da mamã linda. Na véspera a Corrida da Pequenada (6 aos 16 anos), com inscrições gratuitas e a Milha António Leitão, ou seja um fim de semana para toda a família benfiquista.

Prova espectacularmente organizada, tudo funcionou na perfeição, todos quilómetros identificados, relativamente aos abastecimentos que anteriormente mencionei como aspecto negativo, 5 estrelas, nunca tinha  participado  numa prova com esta distância com tantos abastecimentos, não estarei muito longe se afirmar que foram pelo menos cerca de 4 abastecimentos ao longo de todo o percurso, no final bebida isótonica, massagens relaxantes, várias tendas dos patrocinadores com diversas ofertas e aula de alongamentos para descompressão muscular...enfim uma autêntica festa com cerca de 10.000 papoilas saltitantes.

No próximo ano, estarei de volta e desta vez com a presença do mano, isto é uma certeza, porque relativamente à próxima prova em que participaremos ainda não sei...eventualmente a Corrida das Patameiras no final do mês, ou talvez  sim ou talvez não e a título individual faça a Corrida da Estefânia, porque apesar de querer muito fazer a Corrida da Areia, o tornozelo ainda se "queixa" e tenho receio que devido ao piso agrave o entorse, cuja lesão não está totalmente debelada!

Classificação no Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Percurso e Dados Pessoais : aqui 

domingo, 22 de abril de 2012

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Corrida Dona Estefânia- "Correr pelo Hospital das Crianças"


A Plataforma cívica em defesa de um Hospital Pediátrico para Lisboa, irá promover dia 06 de Maio de 2012 uma prova pedestre de 10.000 metros, designada por  "Corrida Dona Estefânia- Dia da Mãe" e uma marcha na extensãoi de 3.000 metros.

Receita a favor da Liga dos Amigos do Hospital Dona Estefânia: " Correr Pelo Hospital das Crianças"

Mais informações no site da Xistarca: aqui

domingo, 15 de abril de 2012

73ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa/ 20 Km

Com partida em frente do Casino do Estoril, pelas 9:30 fiz(emos) a nossa estreia nesta prova de 20 Km, a mais antiga prova de estrada em Portugal, denominada 73ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa.

Como o próprio nome da prova indica é uma corrida pedestre na modalidade de estafetas, que decorre ao longo da linha férrea de Cascais, até ao monumento de estilo manuelino, Mosteiro dos Jerónimos, contudo desde do ano de 2010 com a opção de escolha de podermos efectuar os referidos 20 Km em  permanente corrida contínua.

A (nossa) escolha recaíu nesta última, num pecurso rápido, na íntegra plano,  abastecimentos a cada 5 Kms de água e bebida isótonica nos abastecimentos intermédios, kms assinalados e organização eficiente, é uma prova recomendável e a repetir.

Percurso de inegualável beleza, tendo como cenário a pitoresca marginal, o mar como companhia  ao som do bater das ondas e da suave maresia e o cantar do vento quase sempre desfavorável, sendo que por volta do Km 13 começou a chover...granizo, mas como gosto de correr à chuva até soube a pouco!

Esta semana, apesar do (ainda) entorse no tornozelo persistir, consegui treinar durante 3 vezes, sendo que na 5ª. feira estive no Jamor no Treino da Corrida do Benfica, com a presença da consagrada campeã, Telma Monteiro, contudo suspeite que tal como o tempo de hoje seja "sol de pouca dura..."mas "pedra dura em água mole..."
Campeã Telma Monteiro e o emplastro
Corri (i)limitado com uma ligadura elástica e sempre com (algum) receio de colocar mal o pé, qualquer tropeção ou queda não tenho dúvidas seria a morte do artista, felizmente correu tudo bem e  não senti nenhuma dor, o que me deixa extremamente contente e com a convicção que daqui a 2 semanas a lesão estará (definitivamente)  debelada!..."I hope so..."

Fisicamente senti-me solto e leve, e até acredito que facilmente poderia fazer menos de 2 horas, mas como não estava a olhar para o relógio, fui nas calmas, sendo que os últimos 4 Kms, acompanhei uma atleta que estava nitidamente em esforço devido a uma lesão nos ligamentos, mas que com a sua determinação e  persistência, levou o barco a bom porto...outra boa desculpa para o resultado foram as (muitas) paragens que fiz, devido aos amigos que encontrava ao longo do percurso para me tirarem fotografias...loooooooooool
 
Próxima Prova: Corrida do Benfica António Leitão

Site da Prova: aqui
Classificação Geral e Equipas: aqui 
Fotos AMMA: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Percurso da Prova: aqui

domingo, 1 de abril de 2012

Corrida dos Sinos - 2012


Depois de no último domingo, ter participado numa (bonita) prova de trilhos, o regresso ao asfalto deu-se na 30ª. edição da Corrida dos Sinos.

Prova emblemática, que prima pela originalidade, além da tradicional t-shirt técnica (azul), oferecem todos os anos no final um sino em porcelana, salvo este ano que foi de vidro, contudo para fazer o meu carrilhão ainda vou ter sofrer muito, pois com o deste ano fiquei com o terceiro, correspondente a outras tantas participações nesta prova.

Competição bem "oleada", com organização a cargo dos Amigos do Atletismo de Mafra e respectiva Câmara Municipal, apoio técnico da Xistarca, simples e eficiente, partida com o toque do sino, placas identificativas dos kms, abastecimentos de 5 em 5 kms e entrega rápida do "kit" no final.

Percurso com ligeira alteração, pois devido as obras no Palácio Nacional de Mafra, tivemos que contornar por completo o monumento barroco, de resto tudo permaneceu inalterável, partida no exterior do Parque Municipal Ministro dos Santos e meta de chegada na apoteótica pista tartan do referido Complexo Desportivo.

Finalmente esta semana consegui treinar todos os dias...

 O mano Hamilton devido ao facto de estar adoentado não participou, tive como companhia o prestável e simpático amigo, Rui Gameiro, que após uma longa ausência das provas regressou em excelente forma e obteve o seu melhor registo na distância e caso a prova tivesse 10 Km conseguiria igualmente bater o seu recorde pessoal.

No plano pessoal, estava (bastante) receoso e com expectativas baixas, porque um entorse não se cura numa semana, muito menos sem a aplicação de qualquer medida terapêutica, nem gelo coloquei no tornozelo, apenas uma simples ligadura elástica, mas como estava solto e livre deixei-me ir, sempre pensei que a qualquer momento a dor me fosse impedir de correr ou concluir a prova, felizmente tudo correu bem e tive até um desempenho que se pode considerar brilhante, atendendo as circunstâncias...

Não se esqueçam que hoje é 1 de Abril...

...se quando não tenho nenhuma lesão, por inércia já sou preguiçoso para treinar, acham que com o entorse teria motivos para correr? Claro que não treinei esta semana, se tinha uma boa desculpa, porquê o faria?

Mas querem um conselho de amigo? Não façam o que eu "digo"/escrevo...o sofrimento acaba por ser maior e não é nada aconselhável !

Próxima Prova: Dia 15 nos  20 Km Estoril- Mosteiro dos Jerónimos.
Site da Organização: aqui

Fotos AMMA: aqui
Classificação Geral e Colectiva: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui
A Minha Prova: aqui