domingo, 30 de setembro de 2012

Meia Maratona de Portugal - 2012


Uma (autêntica) festa na ponte...

Este bem que poderia ser o título da história da corrida de hoje, Meia Maratona de Portugal, depois de recentemente na invicta ter participado na Meia Maratona Sportzone, algo inédito num curto espaço de tempo, agora na capital repeti a dose fazendo a mesma distância numa festa do atletismo amador com 20.000 participantes  o que superou as melhores expectativas, mas muito em parte devido ao novo figurino.

O momento alto da prova é a partida às 10:30 na Ponte Vasco da Gama, em direcção ao Terreiro do Paço, onde se efectua o retorno para cortarmos a meta de chegada no Parque das Nações.

Tal como a sua irmã gémea a Meia Maratona de Lisboa, têm o selo de ouro atribuído pela IAAF e este ano com um  inovador conceito que teve a sua origem nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelos 4 cantos do mundo, Rock´n Roll Marathon Series, que proporciona música aos corredores ao longo do percurso e com várias bandas (10) e finaliza com o  apoteótico concerto gratuito dos Xutos e Pontapés no Pavilhão de Portugal, mas que por imperativos familiares, acabei  a "competição"  e "corri" para casa.

A exemplo das anteriores edições, estiveram presentes alguns dos melhores atletas nacionais e do mundo, quer no sector masculino, quer no feminino, o que só serve para prestigiar este evento.

Neste evento corri pela Hovione Farmaciência e  foi com muito agrado que tive o prazer de estar com alguns amigos e colegas  antes do começo da prova, assim como (re)ver os amigos destas andanças (malucas). 

No plano pessoal, a prova correu-me razoavelmente bem, devido ao objectivo ser (perfeitamente) realizável, que é participar nesta prova com intuito de preparar-me para a Maratona do Porto e sendo assim fiz uma prova (muito) descontraída, até porque esteve um dia bastante caloroso, no final soube que nem ginjas aquele geladito ;-)

Infelizmente não sou rei, mas continuo a correr nú, o meu cardiofrequecimetro ainda está  na reparação e  torna-se uma monotonia correr sem ele, mas enfim espero que ainda esta semana tenha notícias deste  meu (fiel) amigo.

Como mencionei no parágrafo anterior, dei início a um mês em que não posso ter nenhuma falta de chamada aos treinos, tenho precisamente 4 semanas  para  cumprir o meu objectivo que é fazer (outra) Maratona, por isso "ala marujo que já se faz tarde!"

Site da Prova: aqui
Prova no Facebook: aqui
Fotos Oficiais: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Video RTP: aqui 

domingo, 23 de setembro de 2012

Corrida da Linha Destak - 2012




Mais uma prova de merecido "destak"...

Iniciativa do Jornal diário gratuito Destak a prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e colaboração técnica da Xistarca, já na  sua 5ª. edição,  denominada Corrida da Linha/Destak.

Um dos objectivos da prova, reforçado  a cada edição é promover a importância de uma vida activa  e os seus benefícios  e o bem-estar que proporciona a prática desportiva.

A prova principal, teve um percurso de 10 Kms, cujo percurso liga Carcavelos à Baía de Cascais e a prova mais curta teve a distância de 3 Kms com começo em São João do Estoril e com a meta igualmente situada na prova competitiva.

Ambos eventos decorreram na pitoresca Marginal, com um tempo agradável para a prática desportiva, céu pouco nublado,  temperatura amena e alguns pinguitos que cairam durante a prova.

Oportunidade para (re)ver alguns amigos a falarmos quais os desafios futuros que se aproximam.

A nível pessoal  cumpri o objectivo com algum esforço e consegui fazer menos de 1 hora os 10 Kms o que me deixou satisfeito, uma vez que pretendo atingir o pico da forma na Corrida do Sporting, onde o objectivo já será outro e posteriormente na Corrida do Tejo, a génesis e onde "ganhei o bichinho" de gostar de correr, se assim posso chamar:-)

No final balanço (muito) positivo da prova, participação elevada de atletas, mas comparativamente a edições anteriores houve um decréscimo acentuado, eventualmente devido à  malograda crise  que atravessamos e sendo assim temos que fazer opções, quilómetros devidamente assinalados, abastecimento ao 3 e 7º. Kms , aquecimento e alongamentos com instrutores profissionais, massagens no final e a medalha para marcar o acontecimento.

Site da Prova: aqui 
Classificação Geral: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui


domingo, 16 de setembro de 2012

Meia Maratona do Porto /Sportzone- 2012




Que monumental (re)começo!

Obviamente na minha perspectiva, dado que este ano a minha época desportiva iniciou-se e logo com uma  estreia pelas margens do Rio Douro, Meia Maratona do Porto/ Sportzone.

Prova organizada pela Sportzone que vai na sua 6ª. edição e com a colaboração técnica da Runporto, que também integrou uma Mini/Caminhada com a distância de 6 Kms de vertente lúdica e com o patrocínio do Santander Totta.

A partida deu-se às 10H: 20 debaixo da Ponte do Freixo, atravessou a Ponte D. Luiz, em direcção à Afurada onde se efectuou o retorno, passando pela Alfândega, Ribeira e com a meta instalada em frente as piscinas do Fluvial.

O percurso bonito e quase na íntegra plano, embora durante a prova exista piso irregular, devido aos paralelipipedos, esta competição contou com a participação de 11.000 atletas inscritos de 22 nacionalidades.

Prova de agrado para a maioria dos atletas de pelotão, devido à qualidade da organização, abastecimentos de água de 5 em 5 Kms, sendo  que os dois últimos eram de bebida isotónica, balões-guia de tempo, placas identificativas dos quilómetros e no final a oferta da tradicional medalha e t-shirt técnica, sendo que também ganhámos uma mochila com diversos brindes.

Saliento a vertente solidária da prova que é um  compromisso da organização, que fará reverter um euro por cada inscrição para a Associação No Meio do Nada, uma instituição que apoia pais e familiares com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos.

Após a finalização da prova, um agradável convivío/almoço com os colegas da delegação do Porto que  acolheram com enorme simpatia e amabilidade e ofereceram um reconfortante almoço que nos surpreendeu a todos. Os meus agradecimentos e foi um prazer ter-vos conhecido e já agora... até para o próximo ano!


Site da Prova no Facebook: aqui
Site Oficial da Prova: aqui
Classificação Oficial: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

A minha prova: aqui

sábado, 8 de setembro de 2012

Corrida da Católica


No âmbito das comemorações do 40º aniversário do 1º curso de Gestão em Portugal, lançado pela Universidade Católica Portuguesa, que também celebra 45 anos, a CATÓLICA-LISBON organiza uma corrida que terá lugar a 16 de setembro pelas 10 horas e que estará aberta a toda a comunidade académica. Os participantes poderão percorrer 10 quilómetros a correr ou 5 quilómetros a caminhar, de acordo com a sua preferência.

A escolha desta actividade desportiva, para celebrar quatro décadas de ensino de excelência na área da Gestão, vai ao encontro do "espírito Católica", que se traduz num forte sentido de colaboração, solidariedade e união entre atuais e Antigos Alunos, famílias e amigos. Os proveitos desta organização revertem a favor do FUNDO ALUMNI CATÓLICA  que apoia alunos que se encontrem em dificuldades financeiras.  Desta forma, a CATÓLICA-LISBON conta com a participação de todos, nomeadamente com os atletas que no passado já defenderam as cores da Católica.

Faça a sua inscrição e garanta o seu lugar nesta grande corrida
que ficará na história da CATÓLICA-LISBON.


Running Today. To Inspire Tomorrow.