domingo, 30 de dezembro de 2012

São Silvestre dos Olivais - 2012


Na última corrida nocturna do ano, decidi(mos) participar na São Silvestre dos Olivais, prova a cargo da Junta de Freguesia dos Olivais e colaboração técnica da Xistarca.

Uma prova bastante aprazível e agradável para ajudar a contribuir contra os males dos excessos da época festiva que atravessamos, o tiro de partida foi dado às 21H: 00, nas imediações da  Junta de Freguesia que dá o nome à prova e com a  meta de chegada no mesmo local.

Nesta prova uma particulariedade, não tive a companhia do mano Hamilton que está lesionado, mas convenci o meu (bom) amigo de infância, Paulo Lopes, a ir correr comigo apenas com o objectivo de terminar a prova e embora ele estivesse um bocado hesitante e receoso, não virou as costas e aceitou o pertinente desafio.

No final um brilhante desempenho e a satisfação de ter feito com ele a prova na íntegra e  ter sido alcançado com êxito o objectivo a que nos propusemos; além do mais para estreante terminou a prova sem nenhuma paragem!

É um percurso citadino,  com cerca de 1 milhar de participantes, o trânsito esteve condicionado, quilómetros marcados, alguma assistência de público nas ruas, abastecimento aproximadamente a meio do percurso e no final bebida isótonica servida em copos e a oportunidade de (re)ver algumas "caras familiares".

Após finalizar a prova o meu desapontamento e uma explicação nada convicente por parte dos elementos da Xistarca deixaram-me aborrecido, devido a inscrições de última hora no dia da prova os sacos não estavam completos, apenas a t-shirt técnica sendo que ficaram com o respectivo dorsal para enviar o gorro e a medalha para casa, e assim espero e não posso deixar de lamentar, se já era previsível este facto como é possível ter acontecido esta desagradável situação?

Não é por mim mas  por quem pagou e neste caso para um estreante se há medalha acho qualquer um de nós gostaria de ficar como recordação... " no more comments"

Amanhã no final do dia, estarei na Amadora, para terminar o ano a correr e fazer a "dobradinha"!

Fiquem bem!

Classificação Geral/Equipas: aqui
A minha prova: percurso/altimetria e tempo: aqui

Conselhos úteis para Caminhada


" 1 - Tenha em atenção as previsões meteorológicas e a estação do ano. Estes são essenciais para escolher a roupa adequada. Se caminhar ao sol, vista roupas leves e claras.

2 - Leve roupa confortável e de tecido que absorva a transpiração.

3 - Use o calçado adequado. É importante que esteja bem ajustado, para não ocasionar fricção em áreas de maior atrito.

4 - A velocidade e a duração do exercício, no início, devem obedecer a um programa determinado, personalizado e orientado por um professor de educação física.

5 - Esteja atento à frequência do pulso – a mesma dos batimentos cardíacos -. Esta é que determina a velocidade ideal da caminhada.

7 - Tenha em atenção o tipo de terreno que vai percorrer, a duração da caminhada e a forma que de a realizar (se é por etapas ou tudo de uma só vez).

8 - O ritmo da caminhada deve ser constante e rítmico. Para adoptar o ritmo mais adequado e determinar os quilómetros a percorrer, deve ter em consideração a sua experiência, constituição física e idade.

9 - Se levar mochila, tenha cuidado com o peso. Convém que esteja o mais leve possível.

10 - Leve um plano ou mapa da zona, para localizar zonas de acampamento, fontes, caminhos, refúgios, etc.

11 - Não pare mais que 5 a 10 minutos, de modo a que os músculos não fiquem frios nem rígidos.

12 - Evite esforços desnecessários e actividades que o esgotem rapidamente, como caminhar muito depressa, saltar arbustos, falar e cantar durante a viagem.

13 - Circule em fila e pelo lado esquerdo do caminho, para que consiga ver melhor os carros que vêm de frente.

14 - Coma pouco. O excesso de comida dificulta a caminhada.

15 - Se for atravessar um rio, leve uma bengala, que o ajudará a identificar as pedras instáveis. Caso opte pela montanha, a bengala ajuda a limpar os caminhos com vegetação." 

Faça exercício...Caminhe pela sua saúde!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"O que fazes pela tua mobilidade?"


Para comemorar a distribuição do DVD “Mobility Matters” aos serviços de neurologia dos hospitais portugueses, a SPEM vai premiar a prática de exercício com a oferta de 20 DVD “Mobility Matters” e 20 t-shirts da Instituição, através do passatempo «O Que Fazes pela tua Mobilidade?».

Mural_final_SPEM_Passatempo_Mobilidade_800x600Tens uma fotografia a praticar exercício, numa aula de ginástica ou numa caminhada? Envia-nos! As 20 primeiras fotografias a chegarem ao email passatempos@spem.org serão as vencedoras!

O passatempo decorre do dia 17 de Dezembro de 2012 até ao dia 11 de Janeiro de 2013, e só será aceite uma participação por pessoa. Consulta o regulamento do passatempo e partilha com os teus amigos e participa!

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica que pode afetar precocemente a mobilidade. As dificuldades na marcha encontram-se entre as queixas mais valorizadas pelos doentes, condicionando muito frequentemente as atividades básicas de vida diária.

Por conhecer bem esta particularidade associada à EM, a Biogen Idec, com o apoio institucional da SPEM, desenvolveu o programa “Mobility Matters” (A mobilidade é importante), que inclui um vídeo de exercícios pensado exclusivamente para os portadores da patologia. O filme é composto por um conjunto de sete exercícios para pernas e braços realizados com uma banda elástica e protagonizados pelo treinador Rui Barros, conhecido pela sua participação no programa “Peso Pesado”.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Próspero 2013!

 Os votos de um Feliz Natal e um 2013 em pleno cheio de realizações pessoais e desportivas!


Recados Online

domingo, 16 de dezembro de 2012

Grande Prémio Natal - 2012


O regresso possível...

Depois de ausência prolongada devido a um impeditivo involuntário o (meu) regresso deu-se numa das provas mais antigas do país, Grande Prémio de Natal, prova organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa e organização técnica a cargo da Jesus Event.

Encarei a  prova/competição como se fosse um treino, não desrespeitando a mesma como é obvio, sabendo que é um percurso (citadino) fácil e rápido, que decorre pelas principais ruas e avenidas de Lisboa, onde só é permitido correr por esta ocasião, com partida do Saldanha, às 10: 50 e retorno efectuado no Campo Grande e o regresso até à meta instalada nos Restauradores.

Como habitualmente, realizaram-se provas para os vários escalões etários, placas identificativas dos quilómetros em todos os quilómetros, abastecimento antes da entrada do túnel de Entrecampos, 4 km, e no final, aspecto menos positivo o relógio ter assinalado apenas 8.5 Km, eventualmente devido ao facto do trajecto atravessar pelos túneis, contudo após ter "cortado" a meta a  satisfação pessoal de ter-me sentido bem o que deixou-me bastante satisfeito.

Termino por aqui, uma vez que a preguiça para escrever é superior à vontade!

Continuação de bons treinos/provas! 

 Próxima Prova: São Silvestre de Lisboa

Site Oficial da Prova: aqui
Classificação Geral/ Equipas: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: tempo/percurso/altimetria

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Caminhada Nocturna Solidária " À Procura da Estrela do Natal"


"Com partida marcada para as 20H, no Parque da Cidade de Loures, este percurso pretende proporcionar aos participantes um agradável passeio noturno pela várzea saloia, entre Loures e Santo Antão do Tojal.

Cada participante será ainda convidado a contribuir com um presente de Natal para uma criança da Associação Protectora das Florinhas de Rua – instituição instalada em Santo Antão do Tojal que será o ponto de chegada desta caminhada, pelas 21h30, e onde decorrerá um momento de convívio entre os caminheiros e as crianças.

Na iniciativa da autarquia de Loures, o percurso tem cerca de 7 km e é feito em terreno plano.

Apareça venha participar nesta caminhada solidária e proporcione um natal mais feliz às crianças e jovens da Associação Protetora das Florinhas da Rua. 

Não falte! Junte-se a nós nesta causa…"

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Maratona de Lisboa 2012- Reportagem fotográfica



O russo Oleg Marusin, no sector masculino, e Anabela Tavares, em femininos, foram os vencedores da 27.ª edição da Maratona de Lisboa.

Marusin concluiu a prova em 2:19.02 horas, à frente Bruno Fraga (2:23.02), que terminou a prova no segundo lugar e arrecadou o título de campeão nacional. O ucraniano Anatoli Arzhekhowskiy (2:23.56) completou o pódio.

Já Anabela Tavares gastou 2:45.44 horas e repetiu o triunfo do ano passado, sagrando-se novamente campeã nacional. Rute Martins (2:55.03) e a finlandesa Tiina Puranen (2:58.02) foram segunda e terceira classificadas, respectivamente.

Classificação masculinos:
1. Oleg Marusin (Rússia), 2:19.02 horas.
2. Bruno Fraga (Reboleira), 2:23.03.
3. Anatoli Arzhekhowskiy (Ucrânia), 2:23.56.
4. Aires Sousa (FC Penafiel), 2:28.07.
5. António Sousa (Olímp. Oeiras), 2:29.20.

Classificação femininos:
1. Anabela Tavares (Joaninhas Leião), 2:45.44 horas.
2. Rute Martins (Ferreira Zêzere), 2:55.03.
3. Tiina Puranen (Finlândia), 2:58.02.
4. Lídia Pereira (CP Mangualde), 2:58.14.
5. Rosa Madureira (FC Penafiel), 2:58.55.

FOTOS DA MARATONA DE LISBOA (2012): AQUI


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Meia Maratona Manuela Machado- 2013


Viana do Castelo uma das mais conhecidas cidades do norte do País, com um enquadramento natural por excelência, reune as condições para a prática  do denominado turismo desportivo proporcionando através da Meia-Maratona Manuela Machado a oportunidade única de reconciliar a vertente desportiva e lúdica rasgada pelo rio Lima e o Oceano Atlântico, o seu casco histórico guarda excelentes mostras arquitectónicas como a Igreja Matriz. No litoral encontramos excelentes praias que convidam ao descanso, como as de Afife, Carreço, Cabedelo e Amorosa.

Por questões de logística terão que ser assegurados as inscrições até dia 31 de Dezembro com os preços em anexo e mais 10 euros até dia 6 de Janeiro (data limite).

Haverá um brinde para todos os participantes! 

Visite o site www.vianadventure.com que contém todos os pormenores e dados necessários de cada participante para a inscrição.

Programa inclui:

-Transporte com saída de Lisboa a Viana do Castelo às 8 horas de Sábado dia   19.
-Transporte de Viana do Castelo para Lisboa com saída às 15 horas de     Domingo dia 20.
- Estadia no Hotel do Parque.
- Pequeno almoço incluído de Domingo.
- Inscrição na Meia Maratona Manuela Machado.
- Entrega do dorsal à chegada de Viana do Castelo.

Pacotes:

Preço Single (participante) - 68€
Preço Single (acompanhante) - 61€
Preço Casal (participantes) -120€
Preço Casal (um participante) - 110€
Preço Casal (acompanhantes) - 110€

* data limite das inscrições e pagamentos , dia 31 de Dezembro
  até dia 6 de Janeiro acresce de 10€ por inscrição
  NIB : 0018 0003 31336472020 74
  (confirmações de pagamento para o email viana.adventure@gmail.com)




Grande Prémio Natal - 2012


 INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: AQUI