Amantes da Corrida

A carregar...

domingo, 24 de março de 2013

Meia Maratona de Lisboa - 2013

Equipa do GRDH

Festa na ponte...

A capital vestiu fato de gala (azul) para receber o maior evento do atletismo em território nacional - Meia Maratona de Lisboa.

Este evento é constituído por duas provas: Mini Maratona Vodafone com cerca de 8Km e a prova rainha Meia Maratona EDP com a extensão de 21.097 Km.

Naturalmente a  minha opção só poderia ser a segunda e como em todas as provas há sempre um objectivo delineado, fácil ou difícil, simples ou complexo, fazer um bom registo ou terminar, queimar calorias ou apenas conviver/participar, pois para esta prova o meu único e claro objectivo foi ajudar a colega/amiga Lurdes Alves a finalizar a sua primeira meia-maratona.

Para esta "missão" ter sucesso tive a preciosa colaboração dos amigos Miguel Cansado, mas apenas de nome e o inevitável Marco Cruz.

Miguel Cansado e a estreante Lurdes Alves
Inscritos pela empresa Hovione Farmaciência, esta edição atingiu o maior número de participantes de sempre, 37.000 participantes numa manhã de Domingo agradável para correr/passear.

Acordei cedo e depois de uma semana em que até consegui treinar, facto extraordinário e como faço questão de estar presente antes da hora marcada, deu para no carro dar uma breve leitura ao jornal e ouvir na  rádio, a notícia do dia que foi a vitória do Bruno de Carvalho, para presidente do clube rival.

Depois da foto da praxe, apanhámos o comboio para o local de partida, tabuleiro da ponte 25 de Abril, onde nos separámos dos colegas que iam fazer a distância mais curta e estivemos a aguardar pelo tiro de partida dado às 10H: 30 pelo edil da cidade de Lisboa o presidente António Costa.

 Os primeiros 10 Km, foram fáceis de fazer, em Alcantâra viramos para a esquerda, em direcção ao Caís do Sodré e retorno na Praça do Comércio, cumprimos rigorosamente com os abastecimentos a cada 5 quilómetros e aproximadamente a meio do percurso ingerimos gel de energia rápida, juntamente com água.

Ao 15Km, o calcanhar de Aquiles, a terrível tentação de junto ao Mosteiro dos Jerónimos, virarmos à direita, onde está instalada a meta, mas perseverantes, determinados e sempre em ritmo constante, fomos até ao Dafundo e fizemos o regresso no Aquário Vasco da Gama, para apoteoticamente cruzarmos a linha de chegada, todos de mão dada.

Parabéns Lurdes, agora que venha a ... Maratona, que os desafios foram feitos para serem superados!

Nota final elevada, apesar de ter nitidamente notado sinais de austeridade que o país atravessa, abastecimentos com água, quando no passado e final havia igualmente bebidas isotónicas com abundância e fruta, mantendo-se deste modo só a medalha participativa e um gelado!

Os corredores iniciantes e os experientes muitas vezes cometem erros que podem custar a "perfomance" ou arranjar lesões, pois contrariado o que é uma regra de ouro nesta prova estreei a minha nova coqueluche o "meu" Adidas Boost, sendo que esta semana darei uma opinião pessoal deste novo modelo que pretende revolucionar o "mundo das corridas"

o meu "Boost"

Site Oficial da Prova: aqui
Página no Facebook: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui (entre hoje e amanhã)
Fotos Marathonfoto: aqui
A minha prova, tempo/percurso/altimetria: aqui

9 comentários:

João Barreto disse...

Gostei de te encontrar na prova. Foi um pouco de ânimo adicional :)

Até à próxima!

Fábio Pio Dias disse...

Olá João,

É com imenso gosto que também (re)vi-te! As tuas rápidas melhoras e um forte abraço!

Filipe Fidalgo disse...

Olá Fábio.
Parabéns por mais uma Meia Maratona concluída. Concluirmos uma prova diz-nos sempre algo, mas ajudar outro a atingir os seus objectivos é algo que irás sempre recordar.

Grande abraço
Filipe Fidalgo

Anónimo disse...

Olá Fábio, e foste mesmo um grande GPS... pois tu foste o principal obreiro para que eu terminasse a Meia Maratona, Obrigada pelo teu trabalho e pelo teu desportivismo ...

Lurdes Alves

Anónimo disse...

Olá Fábio, e foste mesmo um grande GPS... pois tu foste o principal obreiro para que eu terminasse a Meia Maratona, Obrigada pelo teu trabalho e pelo teu desportivismo ...

Lurdes Alves

Anónimo disse...

Já que foi publicado em duplicado aqui vai outro parabens por este teu Blogg, está muito bom.
Bjs
Lurdes Alves

Fábio Pio Dias disse...

Olá Filipe,

A tua afirmação é uma grande verdade, afinal desporto é isso mesmo! Foi pena não te ter visto, mas fica para uma próxima!

Forte Abraço,
Fábio

Fábio Pio Dias disse...

Olá Lurdes,

Minha ilustre Amiga Lurdecas "Benfiquista" como eu tanto gosto de chamar-te para provocar, eu não fiz absolutamente nada, foram as tuas pernas, a tua capacidade de luta, esforço, perseverança e determinação que fez com que conseguisses fazer a tua primeira 1/2 maratona, eu fui apenas um previlegiado de ter-te acompanhado! Agora que venha um outro desafio...Maratona ;-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.