domingo, 24 de março de 2013

Meia Maratona de Lisboa - 2013

Equipa do GCDH

Festa na ponte...

A capital vestiu fato de gala (azul) para receber o maior evento do atletismo em território nacional - Meia Maratona de Lisboa.

Este evento é constituído por duas provas: Mini Maratona Vodafone com cerca de 8 Km e a prova rainha Meia Maratona EDP com a extensão de 21.097 Km.

Naturalmente a  minha opção só poderia ser a segunda e como em todas as provas há sempre um objectivo delineado, fácil ou difícil, simples ou complexo, fazer um bom registo ou terminar, queimar calorias ou apenas conviver/participar, pois para esta prova o meu único e claro objectivo foi ajudar a colega/amiga Lurdes Alves a finalizar a sua primeira meia-maratona.

Para esta "missão" ter sucesso tive a preciosa colaboração dos amigos Miguel Cansado, mas apenas de nome e o inevitável Marco Cruz.

Miguel Cansado e a estreante Lurdes Alves
Inscritos pela empresa Hovione Farmaciência, esta edição atingiu o maior número de participantes de sempre, 37.000 participantes numa manhã de Domingo agradável para passear ou correr!

Acordei cedo e depois de uma semana em que até consegui treinar, facto extraordinário e como faço questão de estar presente antes da hora marcada, deu para no carro dar uma breve leitura ao jornal e ouvir na  rádio, a notícia do dia que foi a vitória do Bruno de Carvalho, para presidente do clube rival.

Depois da foto da praxe, apanhámos o comboio para o local de partida, tabuleiro da ponte 25 de Abril, onde nos separámos dos colegas que iam fazer a distância mais curta e estivemos a aguardar pelo tiro de partida dado às 10H: 30 pelo edil da cidade de Lisboa o presidente António Costa.

Os primeiros 10 Km, foram fáceis de fazer, em Alcantâra viramos para a esquerda, em direcção ao Caís do Sodré e retorno na Praça do Comércio, cumprimos rigorosamente com os abastecimentos a cada 5 quilómetros e aproximadamente a meio do percurso ingerimos gel de energia rápida, juntamente com água.

Ao 15 Km, o calcanhar de Aquiles, a terrível tentação de junto ao Mosteiro dos Jerónimos, virarmos à direita, onde está instalada a meta, mas perseverantes, determinados e sempre em ritmo constante, fomos até ao Dafundo e fizemos o regresso no Aquário Vasco da Gama, para apoteoticamente cruzarmos a linha de chegada, todos de mão dada.

Parabéns Lurdes, agora que venha a próxima... mas agora maratona, que os desafios foram feitos para serem superados!

Nota final elevada, apesar de ter nitidamente notado sinais de austeridade que o país atravessa, abastecimentos com água, quando no passado e final havia igualmente bebidas isotónicas com abundância e fruta, mantendo-se deste modo só a medalha participativa e um gelado!

Os corredores iniciantes e os experientes muitas vezes cometem erros que podem custar a "perfomance" ou arranjar lesões, pois contrariado o que é uma regra de ouro nesta prova estreei a minha nova coqueluche o "meu" Adidas Boost, sendo que esta semana darei uma opinião pessoal deste novo modelo que pretende revolucionar o "mundo das corridas"

o meu "Boost"
Site Oficial da Prova: aqui
Página no Facebook: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos Marathonfoto: aqui
A minha prova, tempo/percurso/altimetria: aqui