terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Maratona de Sevilha - 2013

"Quien no ha visto Sevilla, no ha visto maravillha!" - dito popular (antigo) sobre esta cidade, situada no sul de Espanha e destino dos amantes do flamenco e não só...também os da corrida!

A minha internacionalização foi aqui na capital da Andaluzia...Maratona de Sevilha!

Edição que superou largamente o recorde de participação, mais de 7.000 inscritos, sendo que o nosso contigente foi o mais representado, com 415 atletas e outros tantos de outras nacionalidades.

Circuito rápido e plano, passando por locais emblemáticos  da cidade, como a Plaza de Espãna, La Torre del Oro, La Giralda e La Maestranza, além dos belos exemplos de arquitectura do centro de Sevilha.

Partida no exterior do Estádio Olímpico às 09H: 00 e chegada (sempre) apoteótica dentro do referido recinto desportivo.

Para se fazer uma maratona há que haver equilíbrio entre o corpo e a mente, embora eu aposte sempre na vertente psicológica e no da superação própria.

Uma corrida tem sempre três vencedores: o que chega em primeiro, o que compete consigo mesmo e o que consegue terminar, pois eu nesta linha tive que lutar por dois objectivos, o primeiro e principal que era acabar a prova e só depois  (pensar) em melhorar o meu registo na mítica distância.

"O fazer uma maratona começa dentro de nós!" E foi com frases como esta que uma vez mais motivei-me para fazer a minha terceira maratona.

Partida sábado de manhã pelas 8 horas e chegada ao Estádio Olímpico pelas 14H: 00, sendo que no fuso horário, do nosso país vizinho é uma hora a mais, para levantamento dos dorsais que se efectuou coordenadamente e de modo rápido e breve passagem pela feira desportiva, para depois irmos almoçar e obviamente que só poderia ser hidrato de carbono de absorção lenta, massas ou esparguete e assim foi deslocamo-nos até ao centro e num beco encontramos um restaurante agradável, onde depois da refeição e convivermos, fomos dar um passeio e conhecer alguns locais.

No final da tarde, tratar  do "check-in" e descansar um bocado, sendo que por volta das 20H: 00 fomos jantar a um restaurante italiano que estava bem referenciado e situado nas imediações do hotel.

Recolhemos aos quartos pelas 22H: 30 e depois de preparar o equipamento, ainda estive a ler acerca da prova e a ver um pouco de televisão para relaxar. Coloquei o despertador  para às 06H: 10 e deitei-me tendo adormecido de imediato.

Dia seguinte,  com o peso da responsabilidade e o nervoso miudinho a questionarem-me o que andava eu ali a fazer acordei às  05H: 30 e não mais "preguei" o olho, fazer a maratona mas para quê, será que sou maluco?

 Levantei-me liguei a TV para ouvir as notícias e fui tomar um duche, vaselina nos pontos de fricção e  pomada de aquecimento, ao pequeno almoço, bebi meio litro de bebida isótónica, comi uma banana, quatro bolachas de aveia e uma fatia de broa.

Às sete e meia da manhã e mais 7 minutos, atenção ao pormenor, isso porque houve quem se tivesse atrasado, mais tido a preoucupação de enviar um sms informando que dentro do tempo estabelecido os três mosqueteiros estariam reunidos na recepção do hotel, faltando apenas o D´Ártagnan Hamilton que tinha ficado em Lisboa.

Rumo ao local da prova, após uma caminhada de cerca de dois quilómetros e meio, pois não encontramos estacionamento perto da meta e em passo acelerado, chegámos a tempo de entregar as nossas mochilas e apressadamente ir para a meta.

Desta vez dividi a distância em três vezes, segundo os entendidos é o aconselhável, assim faria(mos) a meia maratona, depois 10 quilómetros  e finalmente os 11 quilómetros finais.

A primeira parte do percurso até correu bem, sentia-me bem, pois corri na minha margem de conforto, média de pulsação a 130 bpm ao ritmo de 06: 40min/Km.

Na segunda parte a fadiga já começava a dar sinais fortes que seria obrigatório/forçado a abrandar, mas  impulsionado pelo Rui Carmo, chegámos ao abastecimento ao quilómetro 30, aqui perdemos algum tempo, quase que almoçei, bebi água, bebida isotónica, banana, umas deliciosas passas e uma barra de chocolate, aqui foi o erro segundo o Carmo, demoramos demasiado tempo para voltar a "(re)encontrar" o nosso ritmo e vim-me abaixo, começando a fazer 8/9 min/Km.

Um quilómetro mais à frente, a (disparatada) corredora que no início tinha visto a correr completamente descalça, estava a ter assistência médica, aqui o denominado muro, também um atleta em paragem cardio- respiratória, assim como no último quilómetro em que  outro atleta desfalecia, aqui temos que ser ainda mais fortes e seguir em frente...

Na derradeira etapa, sofrimento e dor, mas tendo alcançado o objectivo que era fazer a distância abaixo das cinco horas e assim foi, olhei para o rélogio e parei quando completei  os 42.195 Km e entrei para o Estádio para cortar a meta lado a lado com o inseparável Rui Carmo, que nos derradeiros quilómetros rebocou-me impondo um ritmo forte.

Valor da inscrição acessível,  tendo esgotado antes de terminar o prazo, todos os quilómetros assinalados, percurso com uma linha verde a indicar o trajecto, abastecimentos híper mais que suficientes, se assim poderei "dizer", composto por água a cada 5 km e a partir do 25Km, acompanhados com abastecimentos sólidos igualmente farturosos, (deliciosas) passas, bananas e barras energéticas,esponjas a cada 2.5 Km oferecida pelos voluntários e gente simpática que ao longo do percurso gritava pelo nosso nome, dorsais personalizados, por Portugal e com palavras de apoio "Venga campéon, animo..." eles também estão de parabéns por terem nos recebido tão acolhedoramente.

Nota máxima para a organização e um só adjectivo: espectacular!

No final senti o esforço recompensado e a gratificação de ter-me superado!

Uma palavra de enorme agradecimento a todos os que acreditaram em mim, e em especial ao Rui Gameiro o impulsionador e logísta, ao Rui Carmo inseparável companheiro, Cristina Alexandre pela simpatia, à minha maravilhosa família e à Sandra Oliveira, que têm que aturar-me nestas coisas loucas da corrida!

Agora que venha já a próxima...desde que não seja ao virar da esquina ;-)

Site da Prova: aqui
Página no Facebook: aqui
Classificação Geral: aqui
A minha prova: aqui
Vídeo da chegada a meta: aqui 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Grande Prémio Atletismo de Mem Martins - 2013

I´m running in the rain...

"...eu estou a correr na chuva, apenas a correr na chuva, é um sentimento glorioso e eu estou feliz de novo, eu estou a rir-me das nuvens, tão escuro lá em cima... "

E foi assim como me senti no Grande Prémio de Mem Martins e bem que poderia adaptar a música " Singing in the Rain" do Gene Kelly para "I´m Running in the rain"!

Se na semana passada encontrava-me desanimado, hoje ganhei um novo alento e uma dose extra de motivação e voltei a acreditar que será possível na próxima semana em terra de " nuestros hermanos" completar a mítica distância.

Prova em Algueirão e Mem Martins com dez quilómetros, com início às 10H: 00 e inscritos pelo Grupo Desportivo Santander Totta, fizemos aqui a nossa terceira participação, numa prova carossel, sobe e desce constante, num percurso exigente e debaixo de uma chuva copiosa que nos acompanhou  durante toda a prova.


Prova igualmente marcada pelo regresso do (verdadeiro) campeão dentro e fora das pistas, Luís Rafael, que após prolongada ausência volta a  representar as nossas cores e ao nosso convívio. 

O Hamilton este imparável e segundo conversa no carro fez uma bela prova, tendo ficado na 62ª. posição da classificação geral, quanto a minha prestação já me dei por feliz por teminar.

Relativamente à organização a cargo da Associação Desportiva Real Academia, Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins e colaboração técnica da Xistarca, esteve cinco estrelas, trânsito condicionado, quilómetros assinalados, abastecimento pouco depois do quinto quilómetro e no final e após cortar a meta, saco com água, t-shirt técnica, laranja e panfletos com informações de outras corridas que se realizarão brevemente.

Classificação Geral: aqui




domingo, 10 de fevereiro de 2013

20 Km de Cascais - 2013


Domingo de folia...e descanso!

Em manhã de Inverno fria e rigorosa a agreste " companhia" do indesejado vento forte e traiçoeiro a marcar presença constante, mas tão caracteristico desta zona e apreciada pelos amantes dos desportos do mar e ( uma vez mais) viemos inscrever o nosso nome na t-shirt oficial da prova denominada 20 Km de Cascais.

O meu nome não é muito difícil de o encontrar, a dica é fácil, basta (simplesmente) começarem pelo fim da lista, que está por ordem de classificação referente ao ano anterior ao da prova, quanto ao Hamilton (ainda) mais rápido de se encontrar, está  (quase) sempre no topo.

Esta corrida, que já vai na sua 30ª. edição, realiza-se sempre no Domingo que antecede o Carnaval, motivo pela qual muitos atletas correm mascarados e fantasiados, e não é que eu tive que correr nu? ...

Bem, antes de tudo o melhor é começar por explicar este último parágrafo, não vá eu arranjar complicações para a minha vida, não corri propiamente despido, embora me tivesse sentido literalmente como tal, pelo simples motivo do (inseparável) pulsómetro estar avariado e na reparação e como é frustrante e horrível correr nestas condições, indescritível não ter a noção do comportamento da "máquina"  é como um barco à deriva sem saber o "norte", nada de ritmo ou média por quilómetro e o que considero fundamental, sem saber o ritmo cardíaco, como tal tive que forçosamente abstrair-me e focar-me num objectivo terminar a prova e treinar para uma meta que pretendo alcançar no último domingo de Fevereiro.

Mas o objectivo pretendido fracassou por completo, não fiz a totalidade da prova, devo ter feito cerca de 10 quilómetros e o restante tempo entretive-me a tirar " bonecos" !

A tarefa será árdua, sei que não será fácil, com total ausência de treinos fazer a Maratona de Sevilha, mas não há duas sem três, e se consegui fazer duas maratonas sem treinar, Sevilha não será excepção, e alcancarei o êxito que é terminar, a componente psicológica terá que vir (de novo) ao de cima .

"Yes I can", direi eu dia 24 de Fevereiro! Podem apostar!

Na minha (modesta) opinião, percurso de 20 quilómetros de dificuldade média, com partida na Baía de Cascais em frente ao Hotel, até ao Guincho, sendo que o regresso  é feito praticamente com subidas invisíveis, para complicar a situação de quem como eu tentava correr, abastecimentos suficientes, quilómetros marcados e cerca de 2.000 foliões.

No final um saco com medalha de participação, t-shirt técnica alusiva à prova, maça,  prémios por escalões e um concurso de máscaras, com distribuição de prémios para a melhores e a comemoração do aniversário do Carlex "Stradivarius", que após terminar a prova foi brindado pelos amigos do Portugal Running com um bolo e o  tradicional" Parabéns a vôce, nesta data querida...muitas felicidades para o menino Carlos"

Classificação Individual / Equipas: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

Este texto/artigo foi escrito ao abrigo do anti- acordo ortográfico.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Run Sintra Trail by Night - 2013



O "Run Sintra Trail by Night" terá partida às 20h30 do dia 23 de Fevereiro de 2013 frente ao Palácio de Sintra, e chegada no Parque da Liberdade. Percorrerá ruas, caminhos e trilhos da Vila de Sintra.

Simultaneamente terá lugar uma caminhada.

Inscrições e informações: aqui

Corrida Solidária Padaria Portuguesa / Run 4 Fun


Na manhã de dia 17 de Fevereiro, a Padaria Portuguesa associa-se aos Run 4 Fun num evento que junta actividade física e solidariedade para ajudar a associação Casa Mão Amiga (http://casamaoamiga.org/).

Para participar deve contribuir com, um mínimo, de 4€ (quatro euros) para o NIB da Casa MÃO AMIGA: 0007 0561 00001270005 98 (BES)

Venha treinar o seu lado solidário!

Informações : aqui
Evento no Facebook: aqui