terça-feira, 30 de abril de 2013

Corrida Terry Fox - 2013


"Correr é Viver...

Dê Vida à Esperança, e Corra por esta Causa!

Esta Corrida de Solidariedade, também conhecida como Maratona da Esperança, vai realizar-se no dia 04 Maio (sábado) no Parque das Nações (junto ao Pavilhão de Portugal/Rossio dos Olivais), com inscrições no local a partir das 9h30, e início às 11h00.

A Corrida é uma homenagem ao jovem canadiano Terry Fox, que, apesar de lhe ter sido diagnosticado um carcinoma ósseo e mesmo após lhe ser amputada a perna direita, acreditou que era possível lutar contra o cancro. Terry Fox percorreu o Canadá a pé, para angariar fundos para esta Causa; morreu muito jovem, mas legou-nos o seu sonho, que concretizamos dedicando o total angariado exclusivamente à INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA em ONCOLOGIA.
.
As 17 corridas realizadas até agora em Portugal, com a colaboração da Embaixada do Canadá, permitiram financiar 46 projectos de Investigação.

As receitas revertem  a favor da Investigação Contra o Cancro...apoie esta causa!

A Luta Contra o Cancro também é feita por si, por isso junte-se a nós, traga a família, e passe uma manhã divertida e saudável.

Ao inscrever-se oferecemos uma t-shirt alusiva à corrida."

Para mais informações por favor contacte:

Liga Portuguesa Contra o Cancro
Núcleo Regional do Sul
Rua Professor Lima Basto
1099-023 Lisboa
Telf: 21 726 40 99 Fax: 21 726 33 63
(@) e-mail: nucleosul@ligacontracancro.pt
(w) www.ligacontracancro.pt

domingo, 28 de abril de 2013

Meia Maratona de Almada - 2013


Nasceu uma (nova) prova na margem sul...

Correr está na moda, por todo lado a cada cantinho se observam cada vez mais pessoas a correr ou a caminhar, é um facto visível e há até quem considere correr um vício (saudável), nesta sequência há o surgimento de novas provas para gaúdio dos atletas de pelotão, que vêem alargado o leque de opções, e este Domingo além do rio Tejo decorreu a primeira edição da Meia Maratona de Almada.

Esta estreia, foi organizada pelo Colégio St. Peter´s School e C.M. de Almada.

Com o avanço das novas tecnologias, o texto desta prova, está (foi) quase todo escrito através de uma aplicação Android, instalada no (meu) telemóvel.

Infelizmente a motivação para  correr e para a escrita está ligeiramente esmorecida,como aconteceu na última prova em que participei, mas que devido a um erro/problema no computador, depois de ter completado o texto/crónica, apaguei-o inadvertidamente e depois tive preguiça de o voltar a escrever, por isso desde já o meu pedido de desculpas pelo sucedido.

Voltando ao tema/prova de hoje, Meia-Maratona de Alamada, já tinha participado em algumas competições aqui deste lado do "deserto", com a mesma distância, Meia-Maratona da Moita, Meia-Maratona de Setúbal e o Grande Prémio do Atlântico e (re)lembro que a Meia -Maratona de Lisboa,  também parte de Almada.

Às 10H: 30, procedeu-se a um minuto de silêncio em memória das vitímas do atentado da Maratona de Boston,  com os padrinhos Carlos Lopes e Naide Gomes, juntamente com a edil da cidade Maria Emília de Sousa, darem o tiro de partida.

Começo e fim nos antigos e desactivados estaleiros da Lisnave, passando pela base naval do Alfeite, Parque da Paz, que fiquei a conhecer e local óptimo para a prática da corrida a pé e caminhadas, Almada Fórum, onde percorremos cerca de 400 metros dentro do parque de estacionamento no ar a presença do monóxido de carbono, até  que era capaz de ser uma ideia interessante, mas não do agrado dos atletas com quem falei, mas nada de importante, passagem também pela Faculdade Nova do Monte da Caparica, Instituto Piaget, Pragal e entrar dentro do centro de Almada até chegar à meta de chegada.

A Mini-Maratona teve a distância aproximada de 10 Km, enquanto a Caminhada solidária 5 Km percorridos desde da Lisnave até ao Alfeite, onde as receitas reverteram para o Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital (local) Garcia de Orta, que ajuda crianças com problemas neurológicos.

Uma nota de encerramento para destacar a excelente organização do evento, que esteve brilhante e a roçar a perfeição, "pacemakers" para orientação de tempos pretendidos, quilómetros marcados, separaração dos atletas da prova principal das restantes, controlo intermédio no local mais distante, abastecimentos em fartura de água ao quinto quilómetro, no décimo igualmente águas, bebidas isotónicas e bananas, assim como ao 15º.Km e ainda um outro imagine-se ao 17º. Km...fantástico!

No final a tradicional medalha, além da t-shirt técnica laranja aquando do levantamento dos dorsais e ao dirigir-me para o carro onde a mãe e a mana me aguardavam, estive breves minutos em conversa com amigos e bloguistas.

Até apetece dizer:  Almada já merecia uma prova assim e até para o ano!
 
Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: aqui 
Vídeo Chegada: aqui

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mercer Run4People - Corrida Solidária a favor da Ajuda de Berço.


A Mercer Run4People é uma iniciativa de Mercer, que comemora este ano duas décadas em Portugal , promovendo uma corrida de carácter solidário, em que será doado 1 euro à Instituição Ajuda de Berço, por cada inscrição.

Na arena Mercer Run4People, haverá também um ponto de recolha de bens de primeira necessidade, que diariamente os mais pequeninos precisam,  para que todos os participantes possam contribuir.

A Corrida tem início  às 10 horas, num percurso de 10 Km. Para quem prefere um percurso mais calmo , decorrerá à mesma hora uma Caminhada com a extensão de 4 Km.

Partida e chegada na Avenida Brasília, em frente ao Centro de Congressos de Lisboa (do lado do rio).

Antes haverá uma aula de preparação/aquecimento  e no final alongamentos e massagens de relaxamento.

Os vencedores /participantes receberão alguns prémios especiais, entre eles uma anuidade no ginásio Holmes Place.

Venha Correr pela sua Saúde e pelo bem-estar de quem mais precisa!

Inscrição e informação nos seguintes links:

http://www.mercer.pt/articles/mercerrun4people

https://www.facebook.com/mercerrun4people

terça-feira, 16 de abril de 2013

Maratona de Boston de Luto- 2013/04/15



Não tenho palavras para exprimir actos como o terrorismo, nenhuma causa ou motivo justifica os factos, que são abomináveis e bárbaros e muito menos no desporto, o que aconteceu no dia de ontem na Maratona de Boston, a mais antiga do Mundo e considerada uma das mais tradicionais é algo que em circunstância alguma deveria ter acontecido...não fosse a maldade do Homem!

O que me veio logo à cabeça é que poderia ter sido eu, ou um amigo meu...

É um dia extremamente triste, dolorido  e não consigo avaliar este fatídico acontecimento pois ainda há falta de informações concretas.

Como "Maratonista" , assim me considero, sei que é um momento único em todos os sentidos, o poder concluir a mítica distância é uma sensação inolvidável e esta tragédia assolou a cidade de Boston e aos maratonistas presentes nesta edição, tomou proporções lamentáveis, pois inocentes, atletas, amigos, simpatizantes ficaram feridos com (alguma) gravidade e até  houve mortes, o que posso fazer à distância e expressar o meu incondicional apoio, solidariedade, e sentimento de pêsar...Nós Corredores Estamos de Luto...

domingo, 14 de abril de 2013

Corrida do Benfica António Leitão - 2013


Família Benfiquista e Sportinguista
"Ser Benfiquista é ter na Alma a Chama Imensa...

Decorreu hoje pelas 11H: 00 a 8ª. Corrida António Leitão, em homenagem ao atleta que representou o (nosso) clube, com  organização a cargo do Sport Lisboa e Benfica, foi um evento (grandioso) com a dimensão e a marca Benfica.

Foram cerca 10.000 "papoilas saltitantes" em todas as provas, Fun Run/Légua António Leitão, com começo quinze minutos depois da prova principal (competitiva) e no dia de ontem a Milha António Leitão/ Corrida da Pequenada.

Inscritos pelo Grupo Desportivo Santander Totta, é a festa da família Benfiquista.

Percurso igual ao do ano passado, partida em frente ao Hospital dos Lusíadas e meta na Praça Centenarium, junto à estátua do Eusébio, também conhecido por Pantera Negra.

Ao quarto quilómetro a entrada no Estádio da Luz (Catedral), foi um dos momentos altos da prova, percorre-se cerca de 300 metros, assim como os cânticos entoados nas garagens de acesso ao recinto.

Percurso que não sendo difícil, não é rápido, quilómetros identificados, abastecimentos em quantia mais que suficientes.

Contudo, não fiz a prova completa, fiquei-me apenas pelos  5 Km dos Fun/Run.

Relativamente à minha apreciação sobre esta prova, não é (muito) positiva, não querendo comparar, mas (obrigatoriamente) comparando com a do clube rival é nitidamente de qualidade superior à nossa, este ano finalmente uma t-shirt técnica, por sinal, lindérrima, com a águia ao peito, mas a partida às 11 horas, não cabe na cabeça de ninguém, pelo menos na minha,  sendo previsível que o mês de Abril, possa ser de dias quentes, e ao meio-dia, o sol está no máximo,a temperatura atingiu os 27º.C.

Outra coisa que notei foi não haver uma separação com barreiras de tempos ou pacemekers, talvez aqui a culpa nem seja de quem organiza, mas dos (in)conscientes da Fun /Run, que se misturam com os da corrida e só atrapalham quem quer correr...enfim, pode ser que para o ano seja melhor.

Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Novo Modelo Adidas - ClimaCool Revolution


David Beckham foi eleito o modelo para «refrescar» o Verão na nova campanha da Adidas.

A marca acaba de apresentar o novo sapato de corrida Climacool® Revolution, um modelo que permite uma experiência de corrida «refrescante» com uma ventilação de 360°. A última edição deste modelo «Cool», prevê uma ventilação total do pé, optimizando a performance de cada atleta.

Com novos canais de ventilação na sola e utilização de material Climacool na parte superior, o novo modelo maximiza a evaporação da sudação, bem como a temperatura dentro do sapato.

O benefício do desempenho alcançado com a ventilação 360º reduz o choque térmico, bem como o desconforto causado durante os treinos, aumentando assim os resultados do desempenho em cada corrida.

O filme da campanha mostra David Beckham em pleno treino, num dia de Verão. No vídeo pode ainda ver-se um conjunto de pessoas a tentar obter de alguma forma uma brisa para se refrescarem, enquanto David passa e se regozija com a sensação refrescante dos seus ClimaCool nos pés.


domingo, 7 de abril de 2013

Corrida dos Sinos - 2013

Equipa do CAAB
Uma diferente corrida...

Pela 31ª. vez decorreu em Mafra a emblemática Corrida dos Sinos, prova com a extensão de 15.000 metros,  organizada pela Associação Amigos do Atletismo de Mafra, colaboração da Câmara Municipal de Mafra e apoio técnico da Xistarca.

Paralelamente houve outra prova de carácter participativo, designada como Prova dos Sininhos, com a distância aproximada de 6.000 metros.

Tiro de partida às 10H: 30 dado por um sino no exterior do Parque Desportivo Municipal, com passagem pelas localidades da Paz, Salgados, Sobreiro e Achada e meta instalada dentro do complexo desportivo onde foi efectuada a partida.

Inscrições limitadas a 1500 atletas para a prova competitiva e outros tantos para a prova não competitiva.

Tal como no ano passado, a corrida deu a volta completa ao Convento de Mafra, passando pela Escola Prática de Infantaria (EPI), depois vamos pela estrada velha em direcção à Ericeira e retorno.

Abastecimento aos 5 e 10 Km, controlo intermédio de passagem de atletas no retorno, público (simpático) a aplaudir, uma banda musical a meio da prova, identificação dos quilómetros percorridos.

Reencontrei um amigo que, apesar do pouco conhecimento mútuo, é uma pessoa respeitável, conceituada  e simpática que desde o primeiro momento que o conheci sempre foi afável e que consegue reunir um amplo consenso e admiração por parte de muitos atletas de pelotão, o  Albísio Fernandes.

O atleta Albisío Fernandes

Esta prova também tal como mencionei no início teve uma particulariedade, não só estavam reunidas "condições anímicas" favoráveis, mas foi mesmo uma corrida diferente e que gostei imenso pelo convívio, confraternização e pelo espiríto com que corri nesta prova.

Faz três anos que nesta prova faleceu um atleta impulsionador, Júlio Pedrosa que conseguiu agregar um leque variado de corredores da zona de Belém e criar o Clube Amigos de Atletismo de Belém (CAAB).

Sendo um homem de causas, que sou e sempre serei também resolvi prestar a minha singela homenagem e depositar uma coroa de flores junto ao local onde decorreram os derradeiros minutos finais deste dinamizador e depois de uma breve oração, onde também vi algumas lágrimas a escorrerem pelos rostos.

 Só passados cerca de 20-25 minutos é que começamos a correr, sendo que o existe o compromisso do grupo nunca deixar ninguém para trás e assim foi, mesmo os mais velozes, esperaram pelos mais lentos com o simples e único objectivo de Todos cortarem a meta ao mesmo tempo.

Até para o ano...

Publicarei este dados e fotos só  amanhã devido ao cansaço e demora em adicionar fotografias...Obrigado!

Site da Prova: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova tempo/altimetria/percurso: aqui

terça-feira, 2 de abril de 2013

Trilho das Lampas- 2013


Abertas as inscrições para a 1ª. edição do denominado Trilho das Lampas, que irá decorrer Sábado dia 04 de Maio pelas 19H: 30.

Para "aguçar" o apetite, vejam o vídeo: aqui

Inscrições: aqui
Outras informações adicionais: aqui