segunda-feira, 27 de maio de 2013

Madeira Island Ultra Trail -2013


"O ultramaratonista português Carlos Sá, atleta Berg Outdoor, venceu a 5ª edição do Madeira Island Ultra Trail (MIUT), uma prova organizada pelo Clube de Montanha do Funchal e que integra o Circuito Nacional de Ultra Trail 2013.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/983730_476398095772675_2064000357_n.jpg
Armando Teixeira, Nuno Silva e Carlos Sá
A MIUT decorreu de 23 a 26 de Maio, tendo reunido na Madeira os melhores ultramaratonistas portugueses. O atleta natural de Barcelos cumpriu os 116 km da prova (com cerca de 6.600 metros de desnível positivo) com o tempo final de 15H07’55, deixando o segundo classificado, o também português Armando Teixeira, a mais de 61 minutos (16H09’41).

O pódio da MIUT ficou completo com Nuno Silva, também ele atleta Berg Outdoor, que alcançou o terceiro melhor registo da corrida com o tempo final de 16H09’41. Nuno Silva, de 29 anos, atleta natural de Pombal, evidenciou-se no final de Abril deste ano com a conquista do UTBCN – Ultra Trail Barcelona (114 km e 5.000 metros de desnível positivo).

Este é o terceiro grande teste de Carlos Sá em 2013, depois do 7º lugar final na 28ª “Maratona das Areias” (alcançando assim, pelo terceiro ano consecutivo, o “top 10” da classificação geral da mais famosa ultramaratona desértica do Mundo), e de se ter tornado no homem mais rápido do mundo na ascensão ao Aconcágua na Argentina, o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul com 6.962 metros de altitude.

Ainda para 2013, Carlos Sá tem como objetivos participar em outras duas emblemáticas ultramaratonas do mundo: a “Badwater”, em meados de julho, no deserto da Califórnia; e o “Ultra-Trail du Mont-Blanc”, no final de agosto, uma ultramaratona de montanha nos Alpes, que atravessa França, Itália e Suíça."

§  Mais informação sobre a prova em: http://madeiraultratrail.com/

(Comunicado integral e foto em anexo enviado para o meu e-mail pela BAN)

Grande Prémio Atletismo Santander Totta - 2013




O habitual Convívio Nacional do Grupo Desportivo Santander Totta, este ano foi em Lagos e por via deste acontecimento nesta bonita localidade  no dia de ontem decorreu a 8ª. edição do Grande Prémio de Atletismo Santander Totta.

A Cidade de Lagos é conhecida historicamente por ter sido berço dos Descobrimentos portugueses. A tradição náutica é preservada, e a Marina de Lagos é reflexo desse comportamento. É também na Marina de Lagos que se podem ver barcos réplicas das caravelas portuguesas e outras embarcações utilizadas para o passeio turístico. Um dos passeios marítimos mais conhecidos em Lagos são as visitas às grutas e praias que apenas têm acesso via mar. A costa litoral na zona oeste do Algarve é uma costa de falésias rochosas mergulhadas no mar, criando um ambiente de beleza extrema, que vale a pena visitar.

Prova organizada pelo Grupo Desportivo Santander Totta e apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve e Câmara Municipal de Lagos.

Partida e chegada na Praça, junto à Igreja de Santo António, na Avenida dos Descobrimentos, com os benjamins a abrirem as "hostilidades" e vinte minutos depois das 10 horas os seniores e veteranos deram início à sua prova com a extensão de 5 Km.

Inscrições abertas a populares e gratuitas, num percurso plano, com excepção do primeiro quilómetro, feita numa subida acentuada, mas depois os restantes quatro finais foram em trajecto plano.

No final uma t-shirt alusiva ao evento e medalha, havendo vários prémios e troféus individuais e colectivos.

A minha prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui


sábado, 25 de maio de 2013

Escalada do Mendro - 09/06/2013


"Esta prova de atletismo é cada vez mais uma das grandes provas do Circuito Nacional de Montanha, sendo mesmo a maior em número de participantes do Baixo Alentejo. 
 
Na edição anterior atingimos os 900 participantes, número que pretendemos superar na edição deste ano. É, sem dúvida, uma das grandes referências do atletismo regional, que para além da sua beleza natural, conta com um cada vez maior número de atletas de todos os cantos do País e Estrangeiro, tornando a ESCALADA AO MENDRO uma prova com história e muito importante para promover o desporto e a natureza do Concelho de Vidigueira. 

Venha participar e passe um dia diferente...Estão convidados a estarem presentes, no próximo dia 9 DE JUNHO DE 2013 na 27ª ESCALADA DO MENDRO, corrida, marcha pedestre em montanha e corridas para os mais novos que irão animar a nossa vila e o Baixo Alentejo nesse dia.

Inicialmente agendada para 10 de Junho 2013, entendeu a CM Vidigueira, após contato junto da sua congénere de Odemira a qual prevê, para a data atrás referida, a organização de um evento desportivo eventualmente destinado ao mesmo tipo de participantes, a antecipação a ESCALADA DO MENDRO para 9 DE JUNHO DE 2013 permitindo assim, a todos, a presença em dois dos mais importantes eventos atléticos do Baixo Alentejo, a realizar em dois dias consecutivos.

A inscrições para a 27ª ESCALADA DO MENDRO abrem, a partir das 15 horas de dia 15 de Maio, em http://mendro.terrasdeaventura.net

DIA 9 DE JUNHO DE 2013 ESPERAMOS CONTAR COM A SUA PRESENÇA NA VIDIGUEIRA PARA A 27ª ESCALADA DO MENDRO."

Estamos a contar convosco."

terça-feira, 21 de maio de 2013

Corrida Colégio de São Tomás - 2013/06/22


A Corrida C.S.T. Corrida Solidária para Todos tem como principal objetivo angariar fundos para as bolsas de estudo do Colégio de S. Tomás assim, as inscrições e donativos revertem 100% a favor desta causa, apadrinhada pelo atleta olímpico Rui Silva.

Site da Prova/Inscrição: aqui 
Página do Evento no Facebook: aqui.

II-Trail Viver Pereira em Montemor-o-Velho (16/06/2013)


Site da Prova: aqui
Inscrição: aqui

Grande Prémio de Atletismo Santo António - Figueira da Foz


As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até ao dia final de 13 de Junho para o e-mail daniel873@gmail.com ou então através do telemóvel  966 750 044.

Consultar regulamento: aqui

domingo, 19 de maio de 2013

Corrida de Belém - 2013



Apesar de Belém ser a residência oficial do Presidente da República, nesta bela manhã de Domingo, viemos até cá, também não para comemorar a subida refulgente do Belenenses ao escalão principal do futebol, mas para participar(mos) na primeira Corrida de Belém...

A Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, em colaboração com o Clube Atletismo dos Amigos de Belém - C.A.A.B. com organização técnica da Xistarca - Promoções e Publicações Desportivas, Lda.,  levaram a efeito uma corrida pedestre na extensão de 10.000 metros, designada por "1ª. Corrida de Belém".


Em simultâneo decorreu uma Caminhanda na distância de aproximadamente quatro quilómetros e meio, com a participação da mais linda do Mundo (Mãe) que esteve prolongada ausência deste modo de vida saúdavel, mas que espero que agora volte ao nosso convívio e a fazer as caminhadas de que ela tanto gosta...bastando para isso apenas inscrevê-la, que virá com todo o agrado e amor maior do mundo!



A corrida e caminhada tiveram partida no Largo dos Jerónimos frente a Junta de Freguesia e a meta de chegada situada na Rua da RTP, junto ao Centro Cultural de Belém.

Começo às 10 horas, num percurso citadino plano, a única subida digna desse nome foi logo ao princípio, em direcção ao Restelo, mas no quilómetro seguinte, assim como subimos também descemos, fomos em percurso plano, até quase a Alcântara onde se efectuou o retorno.

Chegámos relativamente cedo para levantamento dos dorsais, em frente ao C.C.B. e fomos para a meta de partida, onde tive a oportunidade de (re)ver alguns amigos do C.A.A.B. e conversar com a malta deste envolvente "mundo da corrida".

Se na semana passada no Montijo o objectivo era apenas lúdico, hoje, o fundamental não era apenas acabar mas esforçar-me  um bocadinho e tentar fazer uma boa marca/registo, coisa que já não consigo fazer a algum tempo, mas perguntarão o que é que é uma boa marca para mim?


Pois uma boa marca, tendo em conta a minha actual (degradante) condição física era fazer menos de uma hora e se tal acontecesse ficaria feliz, no entanto se baixasse dos 55 minutos aí já seria mais que perfeito...fiquei-me pelo ficar feliz e fiz precisamente uma hora no relógio oficial, o mais que perfeito pode ser que ocorra na Corrida do Oriente, antes do começo das férias desportivas.

Nota (bastante) positiva para a organização: aquecimento com instrutores do CEFAD, placas com identificação dos quilómetros, abastecimento a meio do percurso e no final, trânsito parcialmente condicionado, palanque para entrega de medalhas e troféus e no final uma t-shirt técnica branca e medalha do evento.

O ponto de encontro com a mais linda do mundo, só poderia ser num único e exclusivo lugar adivinham?

Não digo que foi mero acaso, mas que melhor lugar que não nos Pastéis de Belém?

...Era como ir a Roma e não ver o Papa lá tive que ingerir o necesário "açucar";-)

Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: aqui 


sábado, 18 de maio de 2013

"Corrida Vencer o Cancro"- No Parque das Nações



A União Humanitária dos Doentes com Cancro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio técnico da Sports High Performance vai realizar no Parque das Nações dia 23 de Junho de 2013, com início às 10h30, a 5ª edição da "Corrida Vencer o Cancro", prova com vertente competitiva e vertente não competitiva na distância de 5 km. 

O percurso de 5 km será feito na zona pedonal do Parque das Nações.

A partipação na corrida competitiva só é permitida a maiores de 14 anos. A participação na caminhada e na corrida não competitiva é destinada a todas as classes etárias podendo participar a andar ou a correr, desde que devidamente inscritos.

O prazo das inscrições termina assim que forem atingidas as 5.000 inscrições. A receita será entregue à União Humanitária dos Doentes com Cancro.

As inscrições são feitas exclusivamente no site www.vencerocancro.com

Página Facebook: aqui

Grande Prémio de Atletismo do Grupo Desportivo Santander Totta -2013


O Grupo Desportivo Santander Totta, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve, bem como, apoio logístico/técnico, material da Câmara Municipal de Lagos, organiza no dia 26 de Maio de 2013, a 8ª edição do Grande Prémio de Atletismo do Grupo Desportivo Santander Totta. Esta prova é integrada no Convívio Nacional GDST.

A partida e chegada vão decorrer na Avenida dos Descobrimentos, junto aos CTT em Lagos.

O Grande Prémio de Atletismo é aberto a todas as equipas interessadas, podendo participar e pontuar para o mesmo Associações/Clubes. 

Horários, escalões e distâncias:
09h30 - Benjamins A/B Fem. : 600 metros
09h40 - Benjamins A/B Masc. : 1.200 metros
09h50 - Infantis Fem. / Masc. : 1.800 metros
10h00 - Iniciados / Juvenis Fem. / Masc. : 2.400 metros
10h20 - Juniores / Seniores / Veteranos Fem. / Masc. : 6.200 metros

As inscrições são gratuitas. 

As Inscrições têm ser feitas até ao dia 23 de Maio de 2013, e devem obrigatóriamente ser efectuadas através da ficha de inscrição respectiva disponível no site www.aaalgarve.org e enviadas:

- Associação de Atletismo do Algarve: aaalgarve@telepac.pt / Tel: 218 453 560 / Fax: 218 453 561
- Grupo Desportivo Santander Totta: gdst@mail.telepac.pt

Para mais informações, consultar site da prova: aqui


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Corrida Nocturna "Festa nos Anjos- 2013"



"No próximo dia 25 de Maio às 20 horas, realizar-se-à a 1ª. Corrida Nocturna "Festa nos Anjos", pelas ruas do bairro dos Anjos. Será uma oportunidade de participar gratuitamente numa iniciativa desportiva que dará início ao Festival "Faz-me Festas nos Anjos".

As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia dos Anjos e nas associações RDA69 e CRA ou no local da partida até 45 minutos do início da prova.

A organização pretende proporcionar, a todos que queiram, um percurso urbano de 4 Km livres de carros, onde cada um pode correr ao seu ritmo e ao som de momentos musicais que preparámos para animar o percurso.

Haverá prémios para os primeiros classificados, porque apesar de divertida, não deixa de ser uma competição."

Inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas para os endereços abaixo descriminados:
 
Junta de Freguesia dos Anjos
Rua Maria da Fonte – Mercado do Forno do Tijolo – 1
170-221 Lisboa
inscricoes.f.f.anjos@gmail.com
geral@jfanjos.pt
Telefone: 218160 970 - 967 876 346 Fax: 218 160 975

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Trilhos dos Avós/ Caminhada SAMVIPAZ- Corra e Ajude!



Participa nos Trilhos dos Avós (17Km) ou na Caminhada SAMVIPAZ Solidária (7 Km)...e ajuda!

"Queres queimar calorias relaxando com o silêncio da natureza, descontrair com o chilrear dos pássaros, inalar o ar puro dos pinhais, apreciar o colorido dos campos, subir às vinhas, descer à Linha do Oeste, passar pelas margens do Rio Lis? Então corre até www.samvipaz.com e inscreve-te, ao fazê-lo estás também ajudar uma Instituição de Solidariedade Social".

Conheça a obra: aqui

Página no Facebook: aqui
Inscrições: aqui

domingo, 12 de maio de 2013

Corrida Forum Montijo - 2013


Para comemorar o 10º. aniversário do Forum Montijo, a HMS Sports (apoio técnico), Câmara Municipal do Montijo e aquela Superfície Comercial, organizaram um evento desportivo denominado, Corrida Forum Montijo.

As inscrições (2.000) esgotaram e superaram todas as expectativas, o que foi óptimo, pois por cada inscrição 1 € reverteu para a instituição de solidariedade social Nariz Vermelho, que actua nos hospitais pediátricos, levando alegria, risadas, através do Doutor Palhaço.

Começo com a criançada às 09H: 15, Corrida do Gui, com um mini percurso para se criarem hábitos (desportivos) saudáveis, afinal de "pequenininho se torce o pepino..."

E por se falar nisso às 10H: 00 o começo da prova  principal, que marcou a estreia de (futuros) campeões, o Adrian Cruz e a Madalena Gameiro, filhos de amigos meus, que brilhantemente completaram a prova e que auguram futuro risonho e promissor e que depois desta feita, ainda por cima num dia bastante soalheiro e quente, que venham daí mais provas para em breve baterem os vossos papás...

Em outro capítulo o mano Hamilton, fez o tempo de 40 minutos, nos 10 quilómetros da prova, classificando-se na 69ª. posição e 16ª. no escalão.

Percurso que começou e finalizou no parque de estacionamento do Forum Montijo, aquecimento com instrutores qualificados, elementos da organização a disponibilizarem protector solar, em parte devido ao calor, conforme descrito no anterior parágrafo, percurso plano e rápido que passou pelas ruas desta localidade, abastecimentos a meio do percurso e no final, dorsais personalizados, quilómetros percorridos identificados, no final direito a uma medalha do evento e alguns brindes e panfletos com informações das próximas provas e no levantamento do dorsal uma t-shirt técnica de cor preta.




Site da prova: aqui
Página no Facebook: aqui 
Percurso Vídeo: aqui
Fotos Amantesda Corrida: aqui

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Corrida de Solidariedade da PSP de Portimão


Primeira Corrida de Solidariedade da PSP de Portimão.

Seja Solidário!
 
Caminhe Connosco e faça uma Criança Sonhar.

Pode inscrever-se na Junta de Freguesia de Portimão ( jfp@jf-portimao.pt; 282 402 140) ou em qualquer Esquadra da PSP localizada no Distrito de Faro (divportimao.faro@psp.pt; 968 078 114; 968 078 118; 282 450 580; 282 417 717)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Corrida da Mulher - 2013 "Correr por uma Causa"




“As inscrições para a 8ª edição da Sport Zone Corrida da Mulher, prova que decorre no dia 26 de maio no Porto, estão abertas até ao próximo dia 19, contando até ao momento já com mais de 5 mil participantes inscritas.

Com o mote “Correr por uma Causa”, a organização da prova, tem o objetivo de superar o número de participantes da anterior edição, que alcançou o número recorde de 17.300 mulheres inscritas. O valor único da inscrição é de 5 euros por pessoa, dos quais 2 euros revertem a favor do IPO-Porto para o Cancro da Mama.

As inscrições podem ser feitas nas lojas Sport Zone do grande Porto, de forma on-line através do site www.runporto.com, ou ainda na Loja do Corredor (Rua de Santa Luzia, 808, Porto). O levantamento dos Kits de participante decorre nos dias 24 e 25 de maio, das 10h00 às 24h00, no Norte Shopping, junto à loja Sport Zone.

Como campanha promocional, na compra de qualquer sapatilha de mulher da marca Skechers, a Sport Zone oferece a inscrição na Corrida da Mulher.
 
A prova conta com um percurso de 5 km, tendo início marcado para as 10h00, com partida junto à Casa da Música e chegada na Av. dos Aliados. A correr ou a caminhar, esta é uma iniciativa sem fins competitivos, destinada a todas as classes etárias, para mulheres atletas federadas e não federadas.

Entre as figuras públicas que já confirmaram a sua presença na corrida, destaque para os nomes de Diana Chaves, Sónia Araújo, Sandra Barata Melo, Maria Cerqueira Gomes, Débora, Monteiro e Andreia Rodrigues.

Com prémios de presença para todas as participantes, a prova patrocinada pela Sport Zone sublinha a sua natureza de iniciativa desportiva com uma forte componente solidária e cívica, que deseja proporcionar uma grande festa feminina na Cidade Invicta.

•Prova decorre no próximo dia 26 de maio no Porto, e conta com mais de 5 mil mulheres inscritas até ao momento
•€2 de cada inscrição reverte a favor do IPO-Porto para o Cancro da Mama
•Diana Chaves, Sónia Araújo, Andreia Rodrigues e Sandra Barata Melo são algumas das figuras públicas com presença já confirmada
•Na compra de umas sapatilhas Skechers de mulher, a Sport Zone oferece a inscrição para a Corrida da Mulher

Venha correr por esta causa com a Sport Zone!

Correr Lisboa.com / Cocó na Fralda


Treino Solidário Correr Lisboa.

Inscrição Gratuita.

Venha Correr Connosco e ajudar a Fundação do Gil.

Ver: aqui

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ADIDAS lança novo modelo de running - Adistar Boost




 Comunicado de Imprensa:

"Após o sucesso do lançamento da mais recente tecnologia revolucionária da área do running, a adidas volta a fazer história com a incorporação de Boost num modelo topo de gama da marca.

Após a chegada ao mercado da revolucionária tecnologia adidas Boost, a marca volta a surpreender os atletas com o novo adistar Boost. Trata-se de uma combinação perfeita entre a tecnologia Boost e uma linha topo de gama de calçado de running, representada pelos adistar.

A tecnologia Boost está a fazer furor no segmento de corrida pelo retorno de energia que proporciona, pela elevada capacidade de amortecimento e por um excelente rendimento, independente da temperatura exterior.

Este modelo de treino é a escolha ideal para um atleta entre 70-100 kg com passada neutra ou com uma ligeira necessidade de controlo de estabilidade do pé.

A tecnologia FORMOTION incorporada no calcanhar bem como a estrutura EVA, para além do sistema Boost, faz com que este modelo seja mais consistente e estável (315g) face ao modelo Energy Boost (que se destaca por ser mais reactivo e rápido, com 282g). Toda a parte superior apresenta-se em malha e lycra, sem costuras, e ganha agora um novo reforço através da colocação de bandas de TPU na parte dianteira do sapato, facto que permite um melhor apoio a todo o pé bem como uma passada mais progressiva e estável. Este modelo incorpora a tecnologia CONTINENTAL para uma performance melhorada em qualquer tipo de piso."

Compatível com miCoach®.

Comparativo entre os dois modelos Boost:

ENERGY
Peso: 282 gr
• Corredor neutro, supinador ou levemente pronador
• Peso recomendado: 85 kg
• Drop 10.
• Reactividade – resposta

adistar
• Peso: 315 gr
• Corredor neutro ou levemente pronador.
• Peso recomendado: 70-100 kgs.
• Drop 11.
• Amortização – estabilidade

• Sola CONTINENTAL

• FORMOTION

Adidas Adipure Trainer 360


Comunicado de Imprensa:
 
 "A Adidas acaba de lançar uma nova versão dos sapatos de treinos adiPure trainer 360: um sapato de treino multidirecional que ajuda a trabalhar vários pontos do corpo. 

Trata-se de um modelo que confere uma elevada flexibilidade e uma capacidade de mobilidade natural para os pés. Os novos adipure incorporam uma malha têxtil sem costuras que maximiza o conforto de qualquer performance.

A tecnologia techfit™ revela-se uma das principais características deste sapato, atribuindo estabilidade a todo o pé, conferindo-lhe suporte tal como uma meia. O novo modelo inclui ainda a tecnologia Climacool para uma melhor respirabilidade, diminuindo a sudação bem como a temperatura do pé.

Os novos adiPURE™ têm uma sola com fissuras anatomicamente situadas para favorecer o movimento natural do pé bem como para optimizar o contacto com o solo, potenciando a performance do atleta.

Com duas versões, uma de homem e uma de mulher, o novo adiPure 360 foi concebido para permitir que os pés se movam da forma mais natural possível, ajudando a tirar o máximo proveito de cada treino e ajudando a construir a força natural, agilidade e equilíbrio para fazer com que os músculos trabalhem muito mais durante os exercícios."

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Trilhos das Lampas -2013


O meu primeiro Trilho Nocturno...

No passado já fiz os Trilhos do Pastor e uma outra vez o extinto Trilhos de Monsanto e penso que por três vezes uma prova integrada no Circuito Nacional de Montanha, Entre Serra e Mar, percorrida igualmente em trilhos e terras de "cabras", não sei qual a diferença entre as duas Montanha e Trilhos, sendo que pelo (pouco) que sei ambas são quase sempre disputadas em montanhas ou serras.

Se as corridas de rua, estão cada vez mais populares, as provas de trilhos florescem como cogumelos e não é difícil encontrar o motivo, neste tipo de provas o contacto com a natureza acontece a todo o momento e de modo intenso.

Depois de ter apanhado uma boleia, oferecida pelo Rui Gameiro, chegámos às 18: 30 para levantamento do dorsal, no local que dá o nome à prova, São João das Lampas e após cumprimentos de amigos, dirigimo-nos para o carro e logo avistamos o" Rei e Senhor de Sintra" o Rui Carmo, duvido que exista alguém mais apaixonado e que conheça melhor que ele os terrenos, trilhos e afins deste paradisíaco Concelho.

Fui devidamente equipado a rigor, calçado próprio de trail (gore-tex), meias de compressão que não gosto de utilizar em provas e segundo a médica do trabalho, devem ser usadas é após o exercício físico, mas cada cabeça sua sentença, neste tipo de provas uso porque além de melhorarem a circulação, protegem as pernas de plantas, espinhos e insectos, mochila de hidratação, t-shirt de manga comprida, apito e com a luz frontal na cabeça parecia um mineirinho:-)

Sensivelmente um pouco antes da hora marcada um breve " briefing" do timoneiro e impulsionador da prova, o Cidadão de Corrida, com informações preciosas e sempre úteis, com conselhos à mistura, que nunca são por demais, antes pelo contrário.

Objectivo da primeira parte do percuso, era chegar antes do pôr-do-sol à Praia da Samarra, estava tudo controlado, teríamos que ser rápidos, com o Carmo a tomar a rédea, entre, terra, cascalho, pedras, calhaus e terra foi gratificante perceber o que ocorria à nossa volta, através dos sentidos da audição e visão, no horizonte o Sol preparava-se para dormir...a Lua não tardava nada estava ali a chegar, alternando corrida com a caminhada e algum esforço a meta foi conseguida com sucesso, ainda que por escassos minutinhos ainda avistámos este momento único e encantador e eu não parava de lamentar-me...que chatice e insultando-me a mim próprio entre *galhos e bugalhos...#$/)(&%#=?

Naturalmente o piso era  irregular, sendo por vezes era necessário ultrapassar obstáculos naturais, para chegar a lugares fantásticos como a Praia da Samarra, antes de chegar ao leito ao descer meto o pé na lama e pimba...catrapuz lá sujei as mãos e o telemóvel, mas nada que me impedisse de continuar a jornada e  após algumas risadas, alcançámos a praia, a seguir foi  apenas desfrutar o resto do percurso na companhia e ao som de grilos e pirilampos.

Foi fantástico o convivío entre amigos, acabámos a prova de mãos dadas e com a boa disposição a imperar.

Parabéns à Cristina Alexandre que fez a sua primeira prova de Trilho
Sendo que foi a primeira vez que se realizou esta prova, só tenho um adjectivo...magnificiente!

"A priori" já sabia que mesmo sendo uma estreia seria sinónimo de qualidade, não fosse o responsável, director da prova o Fernando Andrade, um atleta de pelotão com larga experiência no (louco) mundo das corridas a pé.

Organização impecável, dois abastecimentos ao longo dos 18 quilómetros do percurso, notei uma preoucupação na assistência e vigilância em locais mais acidentados, inclusivé bombeiros fizeram a prova, no dorsal o número de telemóvel da organização, sinalização através das fitas e no final uma reconfortante sopinha de espinafres e cházito quentinho.

Lento como um caracol ou tartaruga, conforme queiram, só tenho apenas um reparo, se a prova comecasse apenas meia-hora mais cedo, mais atletas como eu teriam a oportunidade de contemplar por mais tempo o ocaso.

 * os insultos à minha pessoa, é fácil de explicar, quando me preparo para começar a tirar fotos não é que vi que tinha me esquecido do cartão de memória (SD)! Fiquei fulo da vida, ainda mais por ter perdido fotos das ribeiras, da paisagem serrana, da  praia da Samarra e do esplenderoso pôr-do sol! Bem mas ao menos já arranjei uma (outra) desculpa para cá voltar no próximo ano ;-)

Fotos Atletismo Magazine: aqui
Vídeo da Prova: aqui
O (meu) vídeo possível: aqui

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Corrida do Dia do Trabalhador 1º. de Maio - 2013




Sou um apaixonado por esta prova...

Actualmente o País atravessa tempos de crise, as datas comemorativas do 25 de Abril e o 1 de Maio assumem ainda maior relevância, são dias feriados que permitem lembrar lutas importantes de um passado não distante, em que se concretizaram em maiores direitos e condições de trabalho que vamos perdendo a cada dia que passa, mas como para aqui não é metido nem achado politiquices, a União de Sindicatos de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, levaram a efeito a Corrida do Dia do Trabalhador, também conhecida como Corrida 1º. de Maio

Com início às 10 horas no Estádio do Inatel, foi a 32ª. Corrida Internacional do 1º. de Maio

Esta é uma prova especial para nós, mano e eu, foi nela que pela primeira vez corremos a distância de 15 quilómetros, não sou muito ligado a números, muito menos a datas, não sei quantas vezes fiz esta prova, penso que talvez umas três ou quatro vezes, mas das t-shirts que faço questão de guardar, as emblemáticas para mim,  esta é uma delas algodão de cor azul, referente  a primeira  participação nesta distância.

A prova tal como nas anteriores edições, parte do Inatel e percorre as principais avenidas e artérias de Lisboa: Avenida do Brasil, Campo Grande, Avenida da República, Marquês do Pombal, Avenida da Liberdade, Rossio, Praça do Comércio, retorno pela Rua da Prata e a interminável "escalada" na Almirante Reis até à rotunda da Praça do Areeiro, Avenida de Roma, Avenida da Igreija e cortámos a meta dentro do Estádio do Inatel.

Todavia por este ou aquele motivo, nem sempre consigo participar nesta prova, por isso hoje encontrava-me entusiamado e contente por a voltar a fazer, apesar de já sentir falta, "saudades", das provas de 10 quilómetros, a última foi no início de Março, Corrida da Árvore, tinha pois em mente fazer uma prova rápida até à Praça do Comércio, onde depois do Saldanha é um acentuado declive descendente "onde todo os Santos ajudam", como tal parti exageradamente apressado para o meu ritmo normal, cerca de 5 min/km, fruto desse esforço dispêndido, paguei cara a factura ao subir o túnel do Campo Pequeno, quebrei por completo e mesmo com o percurso a descer, não consegui imprimir um andamento mais forte, por isso foi só deixar o corpo/pernas fazerem o seu trabalho e ao subir a Almirante Reis, auto motivar-me trazendo à memória o trajecto que percorri na Maratona de Lisboa no ano de 2011.

Ao entrar no Estádio, o Marcelino Almeida,  tenta tira-me uma foto de relance, mas repentinamente uma atleta atravessa-se à frente, mas logo o ilustre amigo fotógrafo, tem a gentileza de correr para dentro da pista tartan e " disparar" a objectiva :-) Obrigado!
Nesta prova destaco o mano Hamilton, que mesmo ausente das provas/corridas, quando regressa é sempre em grande, para quem não treina a corrida, apenas ginásio, fez o tempo galáctico de uma hora e dois minutos.

Prova organizada  com excelente tempo e agradável para a prática desportiva, cerca de 1400 atletas federados e amadores, abastecimento a meio do percurso, nos Restauradores e no décimo quilómetro na Almirante Reis, avistei algumas placas identificativas da distância percorrida, trânsito condicionado e a taxa de inscrição a 4 euros, por isso e  pelo sentimento que nutro por esta prova, não preciso acerscentar mais nada, sempre que possível...voltarei!


Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
A minha prova: aqui
Fotos Atletismo Magazine (José Gaspar): aqui
Fotos Revista Atletismo/Xistarca (Marcelino Almeida): aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui