quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MEO Urban Trail de Lisboa

As inscrições para o MEO Urban Trail de Lisboa, individuais ou em equipa, estão abertas até ao dia 15 de setembro.

                                     MEO Urban Trail vai fazer redescobrir Lisboa, Porto e Coimbra
 
Desporto, história e cultura estão lado a lado no MEO Urbain Trail, o maior evento de desporto urbano de sempre. O MEO Urban Trail vai fazer redescobrir, desde o mais experimentado atleta ao mais calmo caminhante, as histórias de séculos e os recantos mais íntimos das cidades de Lisboa Porto e Coimbra.

A 1ª prova do circuito MEO Urban Trail deste ano, em Portugal, será realizada a 21 de setembro, em Lisboa, e proporcionará aos participantes a descoberta nocturna, a correr ou a caminhar, de vielas e escadas sem fim, muralhas e castelo seculares, jardins, miradouros e muitos monumentos.

Para além de Lisboa, o MEO Urban Trail 2013 vai passar pelo Porto (12 de outubro) e por Coimbra (data a definir) e irá, sem dúvida, afastar obrigatoriamente o sedentarismo. Os percursos nestas cidades serão igualmente nocturnos, permitindo uma descoberta diferente das cidades onde se realizam.

As inscrições para o MEO Urban Trail de Lisboa, individuais ou em equipa, estão abertas até ao dia 15 de setembro. Serão distribuídas aos participantes luz (luzes frontais de cabeça para os inscritos na corrida; lanternas de mão, para os inscritos na caminhada), uma t-shirt e um saco de costas MEO.

Os vencedores (masculino e feminino) que mais pontos obtiverem nas três provas, Lisboa, Porto e Coimbra, ganharão uma viagem e a inscrição para o Urbain Trail de Lyon (França), a decorrer em Abril do próximo ano.

O Urban Trail é um novo conceito de corrida, que leva os seus participantes a percorrerem, quase minuciosamente, as várias cidades onde as provas são realizadas.

Com um objetivo muito específico de promover e estimular de uma forma ecológica e sustentável o turismo, valorizar o património cultural e arquitectónico de cada cidade, e desenvolver o espírito desportivo, e até o espírito de união familiar, os circuitos de Urban Trail desafiam, quem participa, a ultrapassar todos os obstáculos próprios de cada espaço, com especial realce para os pontos de interesse, como por exemplo a história, a arquitetura e o ordenamento das mesmas, os desníveis geográficos acentuados, os pormenores paisagísticos de relevo ou os monumentos.

Conteúdo publicado por SportInforma

Treinos Corrida do Tejo

Prova realiza-se no dia 15 de Setembro, em Oeiras
Corrida do Tejo: treinos arrancam este sábado

A primeira de quatro sessões de treino gratuitas de preparação para a Corrida do Tejo, uma das provas mais carismáticas do calendário nacional que conta já com mais de 8.000 inscrições, realiza-se já este sábado, dia 31 de Agosto, com ponto de encontro Praça da Maratona, no Jamor, pelas 10h00.

A sessão inclui aquecimento, organização dos participantes por níveis, corrida e exercícios de relaxamento. No final, os participantes poderão consultar os dados do treino através da tecnologia da TomTom e com o acompanhamento do GFD Running.

Nessa mesma ocasião, cada participante receberá um cartão training log para registo da presença nos treinos, com a atribuição de prémios a quem participar em três dos quatro treinos agendados. Além de outras ofertas, habilitam-se ao sorteio de relógios TomTom runner, massagens no Gabinete de Fisioterapia no Desporto e meias Compressport Pro Racing Dot, a atribuir no dia do último treino.

As restantes sessões de treino, dirigidas a corredores de todos os níveis, estão agendadas para 4 de Setembro, às 18h30, também no Jamor, 7 de Setembro, às 10h00, no mesmo local, e dia 13 de Setembro, às 18h30, no Passeio Marítimo de Algés.

Inscrições até 9 de Setembro

A Corrida do Tejo, organizada pela Câmara Municipal de Oeiras com o patrocínio principal do BES, terá lugar no dia 15 de Setembro, a partir das 10h, percorrendo a Avenida Marginal.

Na sua 33ª edição, esta é uma corrida de estrada que se caracteriza-se pelo percurso fácil e de enquadramento ímpar junto à orla marítima de Oeiras, que atrai tanto os atletas regulares que procuram a sua superação, como os corredores moderados e iniciantes, que em comum partilham o prazer de correr.

A partida será feita na Estrada Marginal, junto à Estação da CP de Algés, percorrendo 10 km ao longo da mesma e com chegada a Oeiras, junto à Praia da Torre.

Os participantes podem inscrever-se, até 9 de setembro, através do site www.corridadotejo.com ou nas Lojas SportZone Almada Fórum, Cascaishopping, Chiado, Colombo, Fórum Sintra, Oeiras Parque e Vasco da Gama.

Mais informações em:

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ultra Trail do Monte Branco 2013 com o Carlos Sá!

Prova rainha das ultramaratonas na Europa começa a 30 de agosto

Carlos Sá repete presença no Ultra Trail do Monte Branco

O ultramaratonista Carlos Sá, atleta da Berg Outdoor, vai participar no Ultra Trail do Monte Branco (UTMB), competição com 168 quilómetros, considerada a prova rainha das ultramaratonas na Europa. Depois da histórica vitória na ultramaratona de Badwater (na Califórnia, nos Estados Unidos) no mês de julho, esta é a prova que se segue no calendário de 2013 do atleta natural de Barcelos. O UTMB reúne 2.300 participantes de todo o mundo e tem início a 30 de agosto.

Aos 39 anos, o atleta português participa pelo terceiro ano consecutivo no UTMB, depois de ter alcançado o 5º lugar na edição de 2011 e um 4º lugar na edição de 2012. De caráter anual e já na sua 11ª edição, a prova circunda o maciço da mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia, o Monte Branco, atravessando três países – França, Itália e Suíça. A prova tem uma única etapa e, para além dos 168 quilómetros, é de salientar um desnível positivo de cerca de 9.400 metros de altitude. O UTMB é reconhecido como a mais difícil e prestigiante das corridas a pé na Europa e regista, todos os anos, uma considerável taxa de desistências entre os atletas participantes.

O UTMB decorre em condições climatéricas que podem ser muito difíceis – pela noite, com vento, frio, chuva ou neve –, e requer um treino exigente e perfeito, bem como material adaptado às circunstâncias e uma capacidade de autonomia pessoal de exceção. Todo o material foi produzido pela Berg Outdoor com a colaboração do atleta e de acordo com as especificidades da prova, valorizando questões de impermeabilidade respirabilidade, leveza e conforto. Para tal, Carlos Sá vai utilizar um conjunto de produtos desenvolvidos com matérias-primas selecionadas exclusivamente para satisfazerem as suas necessidades durante a prática do Trail Running. Destaque para o casaco Linx, com membrana de 15 000mm/m2 de impermeabilidade e 20 000g/24h de respirabilidade, ou a camisola Endurance, com malha Coolmax FX que permite uma maior evaporação da transpiração e maior frescura tornando a termorregulação mais efetiva.

Este é o quarto grande teste internacional de Carlos Sá este ano, depois da histórica vitória em Badwater, do 7º lugar na 28ª Maratona das Areias em abril – alcançando, pelo terceiro ano consecutivo, o top 10 desta mítica corrida disputada no deserto do Saara, no sul de Marrocos –, e de em janeiro se ter tornado no homem mais rápido do mundo na ascensão ao Aconcágua na Argentina – o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul, com 6.962 metros de altitude.

Em Portugal, no final de maio, Carlos Sá conquistou o título de primeiro campeão nacional de Ultra Trail, ao vencer o Madeira Island Ultra Trial. Este ano, Carlos Sá tem ainda prevista a participação na Patagonia Run Spring, na Argentina, no final de novembro.

Declarações de Carlos Sá:
Terminar este projeto de correr nos mais distintos ambientes num só ano, e nas suas provas mais emblemáticas, está perto da sua conclusão. Espero com grande expectativa pelo desfecho desta prova. Vamos ver se a violenta prova do Vale da Morte me irá limitar fisicamente, um intervalo de apenas 40 dias é muito curto para a dureza que terei novamente que enfrentar. Mas é este o gozo que me dá: testar os meus limites.