quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Adidas Boost- " Boost Your Run"!


Cláudia Vieira e Nelson Évora ‘em duelo’ com adidas Boost


De um lado uma prestigiada actriz, Cláudia Vieira. Do outro um atleta Olímpico, Nelson Évora.

O que têm em comum?

O gosto pela actividade física e pela rotina desportiva. Adeptos de novidades e mudança, os dois embaixadores da adidas fizeram o teste aos novos Boost e experimentaram a revolucionária capacidade de amortecimento e retorno de energia dos novos sapatos da corrida da marca.

Para visualizar o vídeo, clique na imagem:


domingo, 22 de setembro de 2013

Corrida da Linha Cascais Destak - 2013


O meu (triste) recomeço, com o final previsto...

Ao terceiro quilómetro com o imenso calor que fazia, não tive outra opção que não caminhar, claro que a desculpa tinha que ser alguma, mas e a principal que é a total ausência de treinos?

Enfim é esperar que melhores dias virão...

Na semana Europeia da Mobilidade e Domingo Dia Europeu Sem Carros, este dia "verde" serve para a sensibilização à mobilidade (ecológica) e incentiva a população em geral a deslocarem-se/movimentarem-se em transportes públicos, ou meios não poluentes como trotinetes, patins e bicicletas, mas para o lado de Carcavelos, o meio de locomoção mais utilizado foram as (duas) pernas...

O objectivo deste dia é sensibilizar e promover hábitos e estilos de vida saudáveis, como tal a Avenida Marginal a partir das 09H: 00 esteve encerrada ao trânsito, com diversas actividades ao longo do rio para assinalar o dia, desde rastreios de saúde, workshops de actividade física, animação, aulas de fitness, passeios e caminhadas, envolvendo famílias inteiras.

A 6ª edição da Corrida da Linha, evento organizado pelo jornal diário (gratuito) Destak em parceria com a Câmara Municipal de Cascais é uma prova com percursos de 10km ou 3km, numa paisagem única, sempre à beira-mar.

O evento dividiu-se em dois percursos para que cada participante pudesse optar por aquele que melhor se adaptasse à sua condição física.

Para quem gosta de competição, a prova de 10km, homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo e cronometrada através de chip na t-shirt, teve partida marcada em Carcavelos às 10H: 00 e chegada na Baía de Cascais. O atleta Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi o embaixador deste percurso e marcou presença na partida.

O percurso dos 3km, indicado para famílias, crianças e todos aqueles que gostam de caminhar ou correr a uma velocidade mais reduzida, teve partida no Estoril e chegada no mesmo local que a prova dita principal. Esta distância contou com a especial participação dos heróis infantis da Vila Moleza Winx, que proporcionaram momentos de diversão e lazer junto das crianças.

Amigos, conhecidos, gente bem disposta e humorada, calor, música, gargalhadas, conversas sem fim, foi uma sensação que já sentia alguma falta, têm sido um ano sabático, cansaço, falta de motivação, desistências,  confesso que não têm sido um bom ano a nível desportivo, tenho que puxar pela memória para me lembrar da última prova fiz...Corrida do Montijo e mesmo essa feita em passada lenta? Penso que sim! Ando mesmo desiludido comigo próprio!

Organização impecável, inscrições ao preço promocional de 7 euros para a corrida de 3km, e 10 euros para a corrida de 10km. O Destak criou ainda um pack de família com um preço especial de 20 euros, que abrange uma inscrição nos 10km e duas inscrições nos 3km. assim com organização de treinos aos Sábados, percurso com quilómetros marcados, treinos aos sábados com a Pro Runner, abastecimento ao terceiro e oitavo quilómetro, massagens no final, oferta de t-shirt técnica e brindes, tudo cinco estrelas e uma prova que merece o reconhecimento e que voltemos para o ano.

Um último parágrafo para a organização do Rock´n´Roll Maratona de Lisboa, para que tenha o bom senso e repense o horário da partida para mais cedo, com as condições climatéricas a alterarem-se constantemente, muito calor, por vezes demasiado e depois arrefecimento brusco  e surgimento de nova vaga de calor, impensável, na minha opinião uma partida para a maratona às dez horas é preferível acordar mais cedo e correr, do que começar mais tarde, eventualmente apanharmos o período de maior exposição solar e calor e tudo o que poderá advir desta decisão! Não tenho dúvidas poderá ser fatal, eu próprio se por exemplo, no dia da maratona estiver a temperatura que esteve hoje, farei o meu melhor possível, mas na certeza que a desistência será inevitável, com a saúde não se brinca!

Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos Xistarca: aqui

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Grande Trail Serra D’Arga®



Grande Trail Serra D’Arga® realiza-se no dia 28 de Setembro e contará com 2000 participantes de 10 países.

O Grande Trail Serra D’Arga® (GTSA) é um evento de trail running com três provas. Um ultra trail, com 45 km’s e 5000m de desnível acumulado, um trail longo, com 21 km’s e 2000m de desnível acumulado e um trail curto/caminhada, com 13 km’s e 1300m de desnível acumulado.

À 3ª edição, o GTSA afirma-se como o evento de trail mais aguardado do calendário nacional e a prová-lo está o facto de, a um mês do evento, a prova ultra e a de trail longo terem esgotado, com um total de 1500 participantes. Para o trail curto/caminhada estarão à partida alinhados 300 participantes, que percorrerão os trilhos da Serra de Arga ao longo dos Concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima.

O evento tem reunido cada vez mais atenção além-fronteiras e, nesta edição, são dez os países presentes (Portugal, Espanha Hungria, Cuba, Holanda, Áustria, Moçambique, Eslovénia, Inglaterra e Itália), provenientes de três continentes.

Os esforços de manter o nível internacional, com atletas de renome, mantém-se. Após a presença, em 2012, do italiano Marco Olmo, uma lenda viva do trail mundial, em 2013 Miquel Capó, o craque Maiorquino que se tornou no 2º espanhol a fazer pódio na mítica Marathon Des Sables, estará a correr com todos no GTSA.

Este ano foi estabelecido um acordo com a FADU (Federação Académica de Desporto Universitário), para implementar no Grande Trail de Serra de Arga® uma prova de Trail Running Universitário, algo que acontecerá pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido também a primeira prova em Portugal com provas de Trail Jovem.

Neste evento duas provas (trail longo e ultra trail) contam também para os circuitos nacionais de trail e ultra trail da Associação de Trail Running Portugal (ATRP), nesta que será a última prova pontuável, e cuja cerimónia de prémios do circuito decorrerá após a entrega de prémios aos vencedores do GTSA.
Paralelamente decorrerá uma prova de Trail Jovem, esperando-se cerca de 200 participantes.

Em termos logísticos, este evento contará com cerca de 300 voluntários, mais de 50 elementos na protecção e socorro, destacando-se uma corporação da GNR de resgate em Montanha (GPIS), cinco ambulâncias, entre outros meios de socorro.

A organização está a cargo de Carlos Sá, com apoio das Câmaras de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, o seu clube - Desnível Positivo - e as Juntas das Freguesias de Dem, Montaria, Estorãos, Arga de cima, Arga de Baixo e S.João.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Night Run Portugal anuncia o percurso da prova

                                          Night Run Portugal anuncia o percurso




Os participantes percorrerão as ruas mais emblemáticas de Lisboa, à noite. 
 
Com partida do Terreiro do Paço e chegada ao mesmo local os quilómetros estão já definidos. Quem escolher os 5 quilómetros irá partir do Terreiro do Paço, entrar no Rossio, seguir pelos Restauradores, subir a Avenida da Liberdade, olhar de frente o Marquês de Pombal, descer a Avenida da Liberdade, correr pelos Restauradores, voltar ao Rossio e cortar a meta, de novo, no Terreiro do Paço.

Já os mais veteranos, dos 10 quilómetros, irão também partir com muita música do Terreiro do Paço, seguir pelo Rossio, percorrer os Restauradores, subir a Avenida da Liberdade, passar pelo Marquês de Pombal, descer a Avenida da Liberdade, passar pelos Restauradores, Rossio e Praça do Comércio, correr pela Ribeira das Naus, Avenida Brasília e Cais Rocha Conde de Óbidos, voltar pela Avenida Brasília, entrar de novo pela Avenida Ribeira das Naus e cortar a meta, de novo e com muita música, no Terreiro do Paço.

Em ambos os casos, o ponto de encontro é o famoso Terreiro do Paço, que estará totalmente transformado numa grande festa com o DJ Diego Miranda a liderar a mesa de mistura.

De acordo com o regulamento, os primeiros 20 classificados na prova dos 10 kms – homologada pela FPA – vão receber entre 750€ (1o lugar) e os 25€ (11o a 20o lugar). Para além disso, todos os participantes que terminarem as provas – de 5 ou de 10 quilómetros – receberão a medalha Night Run

A prova acontecerá a 19 de outubro, com partida marcada para as 21 horas.

Conteúdo publicado por SportInforma

Apresentação Carlos Sá Nature Events®



A Carlos Sá Nature Events® é uma empresa recentemente criada, que tem como mentor o organizador da prova Grande Trail Serra d’Arga® (GTSA), com a 3ª edição a realizar-se no próximo dia 28 de Setembro e que contará com cerca de 2000 participantes.

Pretendemos desenvolver eventos desportivos emoldurados pela natureza, fazendo juz a esse bem precioso que queremos desfrutar/preservando, usufruir/optimizando. Nesse sentido, todos os eventos darão o seu contributo à fauna e/ou flora que os envolvem.

Este ano o GTSA contribuirá para a reflorestação da serra que lhe dá nome, à qual foram recentemente “roubados” vários hectares, num violento incêndio, à semelhança de tantos outros que assombraram todo o país.

Esta prova pretende também ser um “TRAIL PARA TODOS”, compreendendo vários eventos, nomeadamente, trail para jovens, trail para jovens com deficiência e trail universitário.

A Carlos Sá Nature Events® terá como grande desafio para 2014 o Carlos Sá  - Gerês Trail Adventure®, uma prova que irá marcar o panorama nacional do trail e do desporto aventura, com 3 etapas realizadas em 3 dias.


Carlos Sá é um dos melhores ultramaratonistas do Mundo, e também o mais completo.

Os seus feitos atravessam o globo e, doo seu vasto curriculum, destacam-se o recorde do mundo na ascensão e descida do Aconcágua (6962m – Argentina), a vitória na Badwater Ultra Marathon ( 217km non stop - California - USA), o 7º lugar na Marathon des Sables (250 km’s em autonomia no deserto de Marrocos) e a vitória na Madeira Island Ultra Trail com o respectivo título de campeão nacional de Ultra Trail. Isto no que ao ano de 2013 diz respeito.

Para trás ficam um 4º e um 5º lugar na mais emblemática prova de ultra Trail do Mundo (Ultra Trail do Mont Blanc) em 2012 e 2011 respetivamente ou o 4º lugar na Marathon des Sables em 2012, para citar apenas alguns exemplos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Corrida do Tejo (II) - 2013



Por motivos pessoais diversos, a travessia no deserto continua e a ausência total de treinos e provas mantém-se, contudo espero já na Corrida da Linha (Destak), voltar as "lides" e mesmo assim em baixo de forma irei fazer  em Outubro a Maratona de Lisboa, com um único objectivo terminar e isso acontecerá, porque a fé demove montanhas e no meu entender uma prova de longa distância é 80 % mental e 20% físico, o sofrimento será incontornável e inevitável, mas a (minha) vontade ainda (bem) maior.

Como a organização da prova ofereceu cinco inscrições ao Amantes da Corrida, um dos vencedores do passatempo que ocorreu na página do Facebook, aceitou o desafio por mim proposto de enviar-me fotos da sua participação e um breve texto da prova, que sofreu ligeira alteração efectuada por mim, mas nada de significativa e deixo o repto a quem queira escrever ou relatar alguma experiência deste louco mundo das corridas, mas envolvente e sem comparação!

Aqui fica o texto do Pedro Almeida:


Lisboa, dia 15/09/2013

No surgir de uma manhã esplendorosa de sol radiante, o dia foi convidativo à prática desportiva e nada melhor que reconciliar o desporto com a confraternização de amigos.

O Rio Tejo que dá o nome à prova e que vai na sua 33ª. edição Corrida do Tejo foi o mote para mais um convívio e corrida.

O ponto de encontro, Algés, local do início da prova e aos poucos o nosso grupo de corrida começava a ganhar forma . O convivência  entre amigos era uma certeza e a boa disposição uma garantia de sucesso.

Ao nosso redor, a adrenalina e emoção de mais uma prova, com o único objectivo principal e comum , desfrutarmos do ímpar e agradável percurso ao longo do rio.

Os objectivos individuais traçados por cada todos diversificados, desde o retomar a condição física,  melhorar tempos, ou até servir de teste (preparação) à  participação na (épica) "Rock´n´Roll Series Marathon de Lisboa" que vai ocorrer no dia 6 do próximo mês na capital das sete colinas.

Dado o tiro de partida às 10:00, éramos muitos e bons, cerca de 10.500 atletas amadores e profissionais na prova de 10.000 metros mais participada no nosso país em ambiente de festa e euforia, o que fez com que a partida fosse ligeiramente conturbada, mas nada que nos impedisse de partilharmos os mesmos 10km de forma ordenada e de salutar.

Ao longo do percurso, foi muito o apoio de todos aqueles que gozavam uma manhã veraneante e que aproveitavam para dar um incentivo a quem por ali perto passava simplesmente a andar ou a correr.

Chegada a meta em Oeiras, na Praia de Santo Amaro de Oeiras e a satisfação de independentemente dos tempos alcançados, todos terem alcançado os objectivos propostos.

No final (re)difinir novas metas e voltarmos a correr novamente juntos e sempre com o mesmo espírito fraterno e desportivo presente -  Amizade.

Um até breve a todos,
Pedro Almeida

Corrida do Tejo - 2013


Maior prova de 10 km encheu a Marginal com 10.500 participantes!

Sérgio Silva, do Sporting Club de Portugal (SCP), e Claúdia Pereira, do Gabinete de Fisioterapia no Desporto (GFD), venceram a 33.ª edição da Corrida do Tejo, que se disputou este domingo ao longo da Avenida Marginal, entre Algés e a praia da Torre, Oeiras. A prova organizada pela Câmara Municipal de Oeiras com o patrocínio principal do BES, foi disputada por 10.500 participantes, o maior número de sempre na história desta prova, naquela que é considerada a maior competição em Portugal na distância de 10km.

Claúdia Pereira, do Gabinete de Fisioterapia no Desporto, consagrou-se a melhor atleta na classificação feminina, com um tempo final de 35m20s. A atleta portuguesa chegou à frente de Sandra Teixeira, do Sporting Clube de Portugal, que se classificou em 2.º lugar, com um tempo de 35m31s, e de Ercília Machado, do SCP, com um tempo de 37m19s.

Na vertente masculina, Sérgio Silva, do SCP e um dos mais conceituados atletas do mundo de duatlo, superou a concorrência ao completar os 10km da prova em 30m46s. Luís Pinto, também do SCP, classificou-se em 2.º lugar, com um tempo de 31m21s. O pódio ficou fechado com João Vieira, do Gabinete de Fisioterapia no Desporto, com um tempo de 31m22s.

No final da prova, a vencedora Claúdia Pereira, que correu nesta prova pela primeira vez mostrava-se naturalmente satisfeita. “Já há muito que queria participar na Corrida do Tejo. Gostei muito: é mesmo muita gente, um bom percurso e acaba por ser uma festa. E, com uma vitória logo na estreia, não podia estar mais feliz”.

Logo após cruzar a meta, Sérgio Silva, que já participou em edições anteriores da Corrida do Tejo, mostrava-se entusiasmado: “A dinâmica desta prova, com tantos milhares de pessoas, é sempre incrível ”.

Para além dos atletas conhecidos do grande público, a Corrida do Tejo contou com a participação de milhares de entusiastas do atletismo, que dedicaram a manhã de domingo à prática de desporto. Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, António Teixeira Duarte, ou Alberto Arons de Carvalho foram algumas das caras conhecidas que participaram na prova.

Todos os participantes podem agora consultar no site da prova as classificações que obtiveram e ver em vídeo a sua chegada à linha de meta, o que é uma inovação que a organização da prova introduziu este ano. A plataforma permite depois, a cada um, a partilha da classificação com amigos e conhecidos através das redes sociais. 

A Corrida do Tejo foi antecedida por um conjunto de quatro sessões de treino, que se iniciaram em Agosto e que ajudaram os participantes a preparar-se da melhor maneira para a prova. Cerca de 1500 pessoas participaram nestes treinos.

No final, Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, destacou o facto da Corrida do Tejo “ser indiscutivelmente um marco no calendário nacional, sendo já uma prova aguardada com expectativa todos os anos pelos amantes do atletismo, que têm uma oportunidade para percorrer a correr ou a andar a Avenida Marginal”.

“Foi uma manhã bem passada, o feedback dos participantes não podia ser mais positivo, o que nos motiva a começar já a preparar a edição de 2014, que já está marcada para 14 de setembro”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

A Corrida do Tejo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, que conta com o patrocínio principal do BES.              

Fotos da 33.ª Corrida do Tejo (em anexo)

Imagens em alta resolução aqui

Mais informações em: