domingo, 27 de outubro de 2013

Vinte Quilómetros de Almeirim - 2013

A grande Equipa do GDST
Ao lado do campeão nacional de Trail, Luís Mota e de quem segue as suas pisadas a Mariana Mota
De volta a um  passado (recente)...

 Depois de tanta indecisão, o regresso aonde (já) fui feliz, voltei a Almeirim pela minha segunda vez, a primeira foi no dia em que comemorei a entrada para a idade da ternura, contudo desta vez, não vim correr, ainda não me sinto preparado para fazer os 20 quilómetros.

Mas ao menos tive a (grande) satisfação de ter estado com amigos, ter tirado imensas fotos e depois ter comido a deliciosa e monumental Sopa da Pedra, num dos inúmeros restaurantes, situados junto à Praça de Touros, mas que por uma questão comercial, entendo que não devo divulgar o nome, mas só vos digo, mas "que bela sopa", a melhor que já comi até hoje!

Pois então que venham de lá os treinos e não fique apenas pela intenção, para poder fazer a Meia-Maratona da Nazaré!

Site da Prova: aqui
Vídeo Completo da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

O pódio da prova
Uma referência nacional, " o Grande" Profº. Mário Machado

domingo, 20 de outubro de 2013

Corrida do Aeroporto - 2013


 Estou contente...

Apesar da enorme apatia e falta de confiança que (ainda) é notória, na deslocação de casa até ao local do começo da prova, "viajei"para muito longe, o ânimo já de si, que não é muito famoso, convidava-me a dar meia volta e voltar, mas os destino é moldado pela força do pensamento (sempre) positivo, temos que ser determinados e vencer e eu irei fazê-lo, ganharei esta árdua batalha e voltarei de novo a sorrir e a ser feliz com a corrida...

Desta vez, começo pelo fim, ou seja na apreciação pessoal da prova, no quinto "vôo" da Corrida do Aeroporto, um simples adjectivo, no limiar da perfeição, gostei imenso da organização a cargo da HMS Sports e Clube Ana de Lisboa, desde dos treinos de preparação efectuados na ProRunner, entrega alargada dos dorsais, três dias antes do dia da prova e no próprio dia o que é cada vez mais importante, devido ao factor (económico) e ao facto de se evitar uma deslocação/despesa desnecessária, dorsais personalizados, trânsito parcialmente cortado, abastecimentos a meio do percurso e no final, além de uma saborosa maçãzita de Alcobaça, todos os quilómetros devidamente assinalados em placas identificativas, pessoal voluntário simpático, controlo de passagem aproximadamente ao quinto quilómetro, estacionamento de veículos nas imediações e dentro das próprias instalações do aeroporto, espaço para se fazer o aquecimento, apenas um senão apesar do percurso de inegável beleza e  com o Parque das Conchas como cenário o piso muito irregular, um sobe e desce constante, o que não se torna apetecível para se conseguir recordes pessoais na distância, mas que pelo outro lado permite fazer uma prova diferente e adquirir força e ritmo.

Ao anteceder a prova principal, ainda houve a Corrida das Crianças, todos com o dorsal número 1 e sempre interessante de se seguir.

Como hábito, desloquei-me cedo, estacionei o carro e percorri cerca de dois quilómetros em andamento lento até ao Terminal de carga do Aeroporto de Lisboa, logo de início avisto várias "caras" familiares, agora é tempo para cumprimentos e troca de breves palavras, a resiliência mantém-se até ao início da prova, assim como a vontade de ir para casa.

Às 10H: 00 dá-se o início do quinto vôo da Corrida do Aeroporto, com cerca de 2.000 "tripulantes" , apertei o cinto pronto para a viagem, uma vez que o tempo estava óptimo, cerca de 22º.C e apenas algumas nuvens cinzentas,  que não me impediram que  chegasse seguro ao (meu) destino sem turbulência ou avarias e assim foi, fui em velocidade cruzeiro, maior eficiência e menor consumo, com duas atletas que fazem treinos na ProRunner a acompanharem-me,no final a satisfação do dever cumprido...terminar!

Que venha agora o arco-íris sendo certo que só voltarei a correr em Novembro na "mãe" das meias maratonas em Portugal, na Nazaré pelo GDST.

Site da Prova: aqui.
Página do Facebook: aqui
Classificação Geral: aqui 
Vídeo da Partida da Prova: aqui
A minha prova (tempo/percurso e altimetria): aqui 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Adidas Supernova Sequence 6



Se a revolução BOOST, é uma das mais significativas mudanças, nos últimos anos em tecnologia para o calçado desportivo, a marca, continua a refinar a sua linha de pequenos detalhes que colocam os seus ténis, ano após ano, no pódio dos mais utilizados pelos corredores.


O novo Adidas Supernova Sequence 6, através da (boa) experiência do modelo antecessor, procura a perfeição na passada pronadora, continuando a ser uma referência dentro da marca.


Nesta sexta edição há pequenos ajustes, para recuperar rapidamente o impulso de energia (na sola e corte), mas a tradicional aposta na entressola Adiprene, continua a garantir bons resultados e desempenho ao longo deste anos.
  • FORMOTION: para um movimento de corrida natural. Elemento dissaciando  decalcanhar  que se adapta ao estilo de corrida individual.
  • SPRINTWEB superior: para o máximo de conforto e ajuste.
  • adiPRENE ®: absorve forças de impacto no ante-pé.
  • adiPRENE ® + para melhorar a passada e eficiência.
  • Pro-moderador +: dispositivo de suporte 3-dimensional evita a pronação.
  • TORÇÃO ® SYSTEM :para andamento ideal.
  • CONTINENTAL: sola para melhor tracção em todas as condições climáticas e do terreno.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Adidas Response Trail 20


A Adidas Response Trail 20 ténis projetados para Trail com um sistema Formotion  no calcanhar, livremente móvel que  permite adaptar-se ao estilo de corrida individual. 
  •      Gore-Tex - Impermeável e respirável oferece protecção e garantia que os pés ficam secos          em  condições molhadas.
  •      Formotion -para controle de movimento e capacidade de adaptação do solo e  garantir a
  •      Air Mesh superior - Fornece respirabilidade máxima; sobreposições sintéticos para suporte      adicional.
  •      Adiprene + - na biqueira  ajuda a manter a propulsão e eficiência, sob o calcanhar para           amortecimento superior de impacto.
  •      Sistema Torsion - Proporciona integridade e suporte do pé.
  •      AdiWEAR -para melhor durabilidade em áreas de alto desgaste.

domingo, 13 de outubro de 2013

Corrida da Água - 2013


 O (re)começo...todas as fases do crescimento são importantes quando se corre, todos temos ritmos diferentes assim como os bebés que começam por gatinhar antes de andar, tenho que começar por voltar a correr, mesmo que lentamente, só depois poderei alargar novos horizontes que perdi de vista!

O Dia Nacional da Água é assinalado em Portugal, no primeiro dia do mês de Outubro e, à semelhança de outras datas comemorativas, a intenção é sensibilizar para a importância deste bem primário cada vez mais escasso e precioso.

Talvez por isso o nome desta corrida, organizada pela  Revista Atletismo, Vitalis e apoio técnico da Xistarca: Corrida da Água.

Prova de 10 quilómetros, no pulmão da cidade, Monsanto, e paralelamente uma Caminhada de 3.000 metros ambas com passagem (obrigatória) pelo Aqueduto das Águas Livres.

Depois de meses de inactividade completa e longa ausência das provas, voltei a correr/participar neste dia de Outono bucólico, apesar do sol quente e brilhante, as folhas caem, os passarinhos já não chilreiam  como outrora só ficando o cheiro tão agradável das folhas de eucalipto, mas com isto tudo a alegria voltou em mim, um enorme contentamento que não dá para explicar, apenas sentir e viver o momento. Que satisfação ter concluído a prova!

Não estava inscrito para este evento, só na sexta-feira é que decidi(tardiamente), infelizmente as inscrições já tinham terminado no dia anterior, deste modo já nem pude inscrever a mamã para ir fazer a Caminhada e eu ir  a Meia Maratona da Moita estava fora de questão devido a minha nítida falta de preparação o sofrimento seria certamente garantido.

A prova começava às 10 horas, houve um ligeiro atraso de cerca de 7 minutos, levei o suficiente no bolso, para inscrever-me, mas já não podia, a única esperança era esperar que alguém desistisse e depois comprar o dorsal, porque correr sem o mesmo não me sentiria bem, nem sei se o faria, felizmente o mundialmente famoso Gilberto Gonçalves conhecido pelos "bigodes", após amena conversa, antes das 9 horas e meia, arranjou-me o papel tão desejado para o alfinetar na t-shirt.

Prova simpática com meio milhar de participantes, assim como as provas que florescem como cogumelos, correr é mesmo moda, abastecimento  a meio do percurso e final, t-shirt técnica, enfim a organização e experiência com que a Xistarca vem nos brindado há mais de vinte anos pelas estradas do nosso Portugal.

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
A minha prestação: aqui

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cantanhede Xmas Trail Race - 2013


"A organização do evento tem o grato prazer de dar as boas-vindas a partir da região da Bairrada, na cidade de Cantanhede, no centro (beira) litoral de Portugal, aos/às melhores trail runners nacionais e outros/as eventuais participantes.

Cantanhede espera retribuir na arte de bem receber e de dar a desvendar a quem visita a região a autenticidade das gentes, da cultura, dos recursos, do património, da gastronomia e da enologia, entre outros produtos “endógenos”.  E, claro, descobrir os magníficos trilhos de Cantanhede… à noite! 

Uma grande variedade de elementos, em zonas predominantemente de floresta (autóctone e outra), de pedra (d’Ançã) e de vinhedo são essas as características que os/as atletas (e pessoas acompanhantes/visitantes) vão poder encontrar.

Cantanhede espera-vos!"

CxTR acontece a 14 de Dezembro de 2013, em Cantanhede.
Lembrete complementar:
As inscrições estão em modo ON em curso no sítio eletrónico oficial: http://www.cesarfrancisco.com/cxtr/. Os formulários de inscrição disponíveis: competição/participação e voluntariado.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

3ª. Corrida Solidária Internacional Helpo


Um pensamento, uma vontade, um sonho tornam-se tanto mais fortes, quantas as pessoas que os preconizam, que neles acreditam, que por eles agem! Uma multidão que corre ou caminha com o mesmo propósito em vários pontos do Globo em simultâneo, retira do terreno imaginário a luta por um ideal comum, e empurra-a para a primeira fila da realidade.

Em Outubro comemora-se o dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, e também em Outubro se corre e caminha, com esta mesma meta. A Corrida Solidária Internacional Helpo teve início em 2011, em Cascais, na Cidade de São Tomé, em Nampula e em Pemba. Três países reuniram 1800 pessoas que se uniram para correr e caminhar chamando a atenção da comunidade internacional para a urgência em Erradicar a Pobreza! Em 2012, juntaram-se a estas cidades, Braga e a Ilha de Moçambique e este ano não baixamos os braços!

A 3ª Edição da Corrida Solidária Internacional Helpo conta com mais uma cidade na linha da frente desta luta, (Vila Real, onde se realizará uma caminhada) e pretende aumentar o número de participantes. Seja um, participe na Erradicação da Pobreza, faça parte de um mundo humano.
A corrida/caminhada vai-se realizar no dia 20 de Outubro de 2013.
 
Inscrição no site da organização/prova:  http://corridasolidaria.helpo.pt/

Corrida Solidária -" Correr pela Vida"!


Correr pela Vida Pretende é um conjunto de corridas/caminhadas que ocorrem em diferentes cidades. Com uma distância entre 5 e 10 km são corridas/caminhadas de puro lazer e treino, não estando em causa a competição mas sim a prática desportiva saudável aliada à solidariedade.

O objectivo solidário é a angariação de fundos para a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que vai iniciar a construção de uma Casa ACREDITAR no Porto junto ao IPO.

Melhor a sua forma e reduza o risco de Cancro.

Sabia que em 10 Cancros, 4 são evitáveis pela simples alteração do estilo de vida? Correr Pela Vida é uma excelente oportunidade para começar a alterar os seus hábitos.

Deixar de Fumar. É de longe a mudança que mais influencia na redução do risco de ter Cancro.
Se não consegue, obtenha ajuda aqui.

Mantenha-se activo. Não precisa de ir ao ginásio nem treinara para uma maratona, basta meia-hora por dia de actividade moderada, caminhar, danças, andar de bicicleta, etc.

Controle o seu peso e coma mais vegetais. Fruta sempre que tiver fome, vai ver que é bom e bem mais barato do que um bolo.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

E claro, inscreva-se nas corridas/caminhadas Correr Pela Vida e Acredite num futuro melhor.

Inscreva-se aqui: http://www.correrpelavida.pt

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Trilhos do Douro Vinhateiro - 2013



APRESENTAÇÃO
A Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, através do Centro Municipal de Marcha e Corrida organiza, a 12 e 13 de Outubro de 2013, em colaboração com a empresa Catchawards, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e TERRAS DE AVENTURA, um conjunto de atividades desportivas abertas a todos, sob a forma de marcha ou corrida pedestre em percurso de montanha e percurso urbano para jovens, denominado III TRILHOS DO DOURO VINHATEIRO – S. JOÃO DA PESQUEIRA, prova integrada no CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2013 e TAÇA DE PORTUGAL DE TRAIL FPME 2013, iniciativas que se regem por regulamento próprio..

PROGRAMA-HORÁRIO
12 de Outubro de 2013
15:00 – Abertura do Secretariado, no Posto de Turismo Municipal de S. João da Pesqueira (Praça da República).
17:00 – Início da II MARCHA DAS VINDIMAS 2013, direcionada a todos aqueles que, em ritmo de passeio pedestre, desejem tomar parte num percurso de aproximadamente 7 km e desta forma conhecer a vila de S. João da Pesqueira e vinhas em seu redor.
19:00 – Encerramento do secretariado.

13 de Outubro de 2013
7:00 – Abertura do Secretariado, no Posto de Turismo Municipal de S. João da Pesqueira (Praça da República), local onde serão dadas as partidas e chegadas dos eventos previstos para essa manhã.
8:15 – Partida do III TRILHOS DO DOURO VINHATEIRO – S. JOÃO DA PESQUEIRA. A prova, na distância aproximada de 42 km, foi nomeada CAMPEONATO DE PORTUGAL FPME DE MARATONA EM MONTANHA 2013, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e é válida para o calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2013 (www.fpme.org), iniciativas que se regem por regulamento próprio.
9:30 – Partida da III CAMINHADA “CORAÇÃO DO DOURO”
10:00 – Partida dos II MINI-TRILHOS DO DOURO para um percurso competitivo com aproximadamente 15 km, percorrendo alguns dos trilhos e caminhos rurais em redor da vila de S. João da Pesqueira, utilizados pelos participantes da Maratona em Montanha.
10:30 – Partida simultânea dos atletas concorrentes às II CORRIDAS JOVENS DE S. JOÃO DA PESQUEIRA 2013 os quais irão percorrer um circuito urbano, plano, com 700 metros de perímetro, no número de voltas que perfaça a distância indicada aos respetivos escalões etários.
13:00 – Início do almoço, a servir nas instalações do Complexo Desportivo do Parque da Mata do Cabo.
14:30 – Início da cerimónia da entrega de prémios, em pódio montado nas instalações do Complexo Desportivo do Parque da Mata do Cabo.


PERCURSOS
Durante esse fim-de-semana temos ao dispor de todos um conjunto de percursos de lazer – caminhada pedestre – ou competição que darão a conhecer parte dos nosso concelho a todos os que nos honrarem com a sua presença a 12 e / ou 13 de Outubro de 2013:

MARCHA DAS VINDIMAS 2013 – Partida, às 17 horas de 12 de Outubro (sábado), do Complexo Desportivo Municipal da Mata do Cabo, para um percurso com cerca de 7 km, traçado nos arruamentos do centro histórico de S. João da Pesqueira e caminhos rurais de acesso às vinhas localizadas na sua periferia.

III TRILHOS DO DOURO VINHATEIRO - MARATONA DE MONTANHA (42 km) – Partida, às 8h15m de 13 de Outubro (domingo), na Praça da República de S. João da Pesqueira, com meta instalada no mesmo local. Percurso com aproximadamente 42 km e tempo limite de 7 horas.
Metros iniciais percorrendo o centro histórico de S. João da Pesqueira seguindo-se caminhos rurais, trilhos e linhas de água, na sua maioria entre vinhas e com paisagens deslumbrantes sobre o rio Douro, passando no Moinho de Vento, Vale de Vila, Santuário da Senhora do Viso, Olas Vale de Vila, Quinta do Messias, capela de Santa Barbara, rio Douro e Santuário de São Salvador do Mundo.

MINI-TRILHOS DO DOURO (15 km) – Para todos os atletas que não se sintam com condição física suficiente para enfrentar a distância de 42 km proposta para os II TRILHOS DO DOURO VINHATEIRO.
Partida, às 10h00m de 13 de Outubro (domingo), na Praça da República de S. João da Pesqueira, seguindo-se um percurso traçado no centro histórico desta vila e trilhos pedestres ou caminhos rurais de acesso às vinhas, em direção ao Santuário de S. Salvador do Mundo, com o rio Douro como imagem de fundo. Após um circuito com passagem na maioria das capelas do Santuário de S. Salvador do Mundo regressam a S. João da Pesqueira por um percurso traçado em estradas de terra e trilhos ao longo das vinhas circundantes da sede de concelho.

II CAMINHADA “CORAÇÃO DO DOURO” (15 km) – Destinada a todos os participantes num passeio pedestre não competitivo, na distância aproximada de 15 km, a ter início às 9h30m de 13 de Outubro (domingo), na Praça de República de S. João da Pesqueira.
Percurso idêntico ao proposto para os concorrentes do MINI-TRILHOS DO DOURO, levando os participantes até ao Santuário de São Salvador do Mundo e os soberbo panorama que do mesmo se obtém do rio Douro.

CORRIDAS JOVENS DE S. JOÃO DA PESQUEIRA 2013 – A terem lugar na manhã de 13 de Outubro (domingo), decorrendo em circuito urbano, plano, com 730 metros de perímetro, destinado a concorrentes, de ambos os sexos, dos seguintes escalões etários:
Benjamins M / F (2001 / 2002) 730 metros – 1 volta
Infantis M / F (1999 / 2000) 1390 metros – 2 voltas
Iniciados M / F (1997 / 1998) 2050 metros – 3 voltas
Juvenis M / F (1995 / 1996) 2710 metros – 4 voltas
Partida e chegada na Praça de República de S. João da Pesqueira, com percurso traçado nos arruamentos do centro histórico.


COMO CHEGAR A S. JOÃO DA PESQUEIRA
1 - Do Porto (169 km * +/- 2h15m) - Seguir A4 até à portagem de Penafiel e IP4 mais 4 km saindo para Mesão Frio e Régua, onde cruza o rio Douro para a margem sul e após o qual segue as indicações para S. João da Pesqueira.
2 – De Lisboa (429 km * +/- 4h30m) – A1 até Albergaria (portagem) seguindo então pela A25 em direcção a Viseu e A24 em direcção à Régua. Nesta cidade, atravessa a ponte sobre o Douro para a margem sul e segue as indicações para S. João da Pesqueira.
3 – Do Interior Centro ou Sul (Guarda, Castelo Branco, Portalegre) – Seguir A23 para norte até à Guarda e A25 até às proximidades de Celorico da Beira, onde desvia para IP2 até Trancoso. Uma vez aqui chegado segue as indicações para Penedono e S. João da Pesqueira.

ALMOÇO PARA TODOS OS INSCRITOS
A encerrar a actividade será servido almoço para todos os inscritos, a ter início às 13 horas, nas instalações do Complexo Desportivo do Parque da Mata do Cabo.

ZONA DE ACAMPAMENTO OU DORMIDA EM PAVILHÃO
A Organização disponibiliza o Parque de Campismo do Complexo Desportivo da Mata do Cabo (a 200 metros do local de partida e chegada dos TRILHOS DO DOURO – S. JOÃO DA PESQUEIRA) para todos aqueles que desejem acampar na véspera da actividade (trazer material próprio de acampamento).
Também se encontra disponível o Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira, junto ao Parque de Campismo do Complexo Desportivo da Mata do Cabo, para todos aqueles que desejem pernoitar nesse mesmo local na véspera da actividade (trazer colchão e saco-cama).


ONDE DORMIR
Para aqueles que desejem conhecer melhor a beleza do concelho de S. João da Pesqueira – Coração do Douro Vinhateiro, e aqui desejem pernoitar mais do que uma noite para lá da oferta de alojamento que a organização dos III TRILHOS DO DOURO VINHATEIRO – S. JOÃO DA PESQUEIRA oferece, a região tem ao vosso dispor um parque hoteleiro que o receberá com eficiência.

Hotel Pesqdouro (S. João da Pesqueira) – ) 254 488 203
Casa do Cardenhos – Casa de Campo (Ervedosa do Douro) – ) 254 731 591
Quinta S. José – Casa de Campo – ) 254 420 000
Solar do Corte Real – Casa do Adro (Vilarouco) – ) 254455175
Hospedaria o Casarão (Trevões) – ) 254477247
Moradia Turística O Forno da Devesa (Pereiros) – ) 254 484 414
Montanhas do Douro Resort & Spa (Paredes da Beira) – ) 934 726 742
Parque de Campismo da Mata do Cabo (S. João da Pesqueira) – ) 925 200 357
Associação dos Amigos de Pereiros - ) 919 499 906
Quinta de S. Xisto – Aldeamento Avô Rebelo (Vale de Figueira) - ) 254488061 * ) 234841748



Para consulta do regulamento, modos e prazos de inscrição e outras informações agradecemos o vosso acesso à página oficial do evento em http://pesqueira.terrasdeaventura.net