terça-feira, 31 de dezembro de 2013

São Silvestre da Amadora - 2013


Poucas pessoas sabem (ou não) porque se chamam às provas do fim do ano, “Corridas de São Silvestre”...

Estas provas são disputadas no último dia do ano civil, devido à uma acontecimento com significado cristão: no período entre 31 de Janeiro de 314 a 31 de Dezembro de 335, quem liderou a Igreja Católica foi o papa São Silvestre. Desde a sua canonização, em 31 de Dezembro, então comemora-se o dia de São Silvestre daqui a origem dos nomes destas provas.

Quanto à prova, no capítulo pessoal, não há muito a "dizer", mentalmente não me encontrava preparado, 2014 será definitivamente melhor de certeza!

Outra certeza é que dificilmente haverá prova como a São Silvestre da Amadora, no calor das "suas gentes"no envolvimento com os atletas e no apoio e moldura humana.


Site da Prova: aqui
Página do Facebook: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

São Silvestre dos Olivais - 2013


A Junta de Freguesia dos Olivais, com colaboração técnica da Xistarca, na véspera do último dia do ano, organizaram a São Silvestre dos Olivais, que este ano comemora as bodas de prata.

Prova carismática e até simpática, para quem amanhã, não possa ir fazer a mítica São Silvestre da Amadora, partida às 21H: 00 e condições climatéricas óptimas para correr, 15ºC.

Deixei o sofá e de ver o jogo da Taça da Liga entre o Nacional e o Benfica, para equipado a rigor, ir correr pelas ruas dos Olivais, Encarnação e redondezas.

Percurso (carossel) de 10.000 metros alterado em relação ao ano anterior, um sobe e desce, desce e sobe constante e frenético, mas ideal para quem como eu pretenda adquirir ritmo e não só, combater as (malditas) calorias.

Nesta prova prova fui (sempre) acompanhado por dois amigos, Paulinho e Miguel, que presentearam-me com a companhia deles fazendo a totalidade do percurso em puro divertimento e até deu para terminarmos a prova num alucinante "sprint".

No início após uma aparatosa queda, onde esfolei o jeolho esquerdo e os dedos da mão, ainda fiquei receoso que a minha "aventura" terminasse por ali, mas com a presença dos inseparáveis amigos, persisti em continuar e ainda bem, ao oitavo quilómetro ainda lhes disse para seguirem em frente, como teria a São Silvestre da Amadora, ficaria-me por aqui, mas isso foi apenas para aumentarem o ritmo, indo de encalço, logo atrás  tendo me aproximado ao nono quilómetro para cortarmos a meta juntos.

Os brindes, t-shirt técnica, foram entregues, quando se fez o levantamento dos dorsais, abastecimento a meio do percurso e final e a grata recordação que é correr com amigos.

Como já mencionei, conforme o dito popular, "não duas sem três", estarei amanhã na Amadora para fazer o triplete e terminar o ano que termina a correr, já que 2013, não foi nada auspicioso.

Até amanhã...
Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos AMMA: aqui
A minha prova: aqui 

A Junta de Freguesia dos Olivais, com a organização técnica da Xistarca, vai realizar no dia 30 de Dezembro de 2013, a S. Silvestre dos Olivais.
A Corrida com uma extensão de 10.000 mil metros, tem a partida marcada para as 21:00 horas, na Praça das Casas Novas.
- See more at: http://www.runportugal.com/corridas/s-silvestre-dos-olivais-2013#sthash.I2s5l9gx.dpuf
A Junta de Freguesia dos Olivais, com a organização técnica da Xistarca, vai realizar no dia 30 de Dezembro de 2013, a S. Silvestre dos Olivais.
A Corrida com uma extensão de 10.000 mil metros, tem a partida marcada para as 21:00 horas, na Praça das Casas Novas.
- See more at: http://www.runportugal.com/corridas/s-silvestre-dos-olivais-2013#sthash.I2s5l9gx.dpuf
A Junta de Freguesia dos Olivais,  leva a efeito no próximo dia 30 de Dezembro de 2013, pelas 21h00, com a organização técnica da Xistarca, uma corrida pedestre, com uma extensão de 10.000 mil metros designada por " S. Silvestre dos Olivais".
A Junta de Freguesia dos Olivais, com a organização técnica da Xistarca, vai realizar no dia 30 de Dezembro de 2013, a S. Silvestre dos Olivais.
A Corrida com uma extensão de 10.000 mil metros, tem a partida marcada para as 21:00 horas, na Praça das Casas Novas.
- See more at: http://www.runportugal.com/corridas/s-silvestre-dos-olivais-2013#sthash.I2s5l9gx.dpuf

sábado, 28 de dezembro de 2013

São Silvestre de Lisboa - 2013




 A "Guerra dos Sexos" continua nas ruas da capital...

A HMS Sports e a Câmara Municipal de Lisboa organizaram uma vez mais (6ª. edição) esta prova denominada El Corte Inglès São Silvestre de Lisboa, com mais de oito mil participantes e que teve início e chegada na Avenida da Liberdade. Um aliciante desafio de correr 10 quilómetros em pleno coração de Lisboa, onde a fórmula de sucesso encontrada é a disputa (renhida) na corrida entre homens e mulheres.

Nesta (interminável) guerra Homens Vs Mulheres que se encontrava empatada (2-2) a invejável "armada" feminina foram lideradas pelo tridente, Jéssica Augusto, Ana Dulce Félix e Salomé Rocha, do nosso lado para combater a poderosa "inimiga" fizeram parte os temerosos Rui Silva, Luís Feiteira e Ricardo Ribas a disputa entre o melhor em masculinos e em femininos, com os dois sectores a partirem com a diferença real de tempos do ano anterior (2.54 minutos).

Para os pequenos atletas, a organização apresentou a São Silvestre da Pequenada às 16h:00, uma prova sem carácter competitivo para crianças entre os 5 e os 11 anos, todos com o dorsal número 1, cujas receitas reverteram na sua totalidade para a Operação Nariz Vermelho.

A prova principal de 10 km, com início às 17h:30 sofreu pequena alteração no percurso, correu-se mais pela zona ribeirinha, mas manteve a qualidade da organização, treinos em Monsanto, aquecimento ministrado por profissionais da área, dorsais personalizados, quilómetros assinalados, abastecimentos a meio ao sétimo quilómetro e no final da prova e um infinito role de aspectos positivos de realçar.

No ano anterior apesar de inscrito, não consegui desafiar-me devido a um contratempo, este ano já foi diferente, voltei para correr na nossa linda capital, Lisboa não é Paris, a "cidade luz", mas esta prova também serve igualmente, não só para queimar os excessos cometidos nesta quadra festiva e divertirmo-nos, mas também poder correr/contemplar as ruas iluminadas pelas luzes e pelo espírito de Natal.

Deste modo, o objectivo principal, rodeado de um mar de gente, vestidos de violeta ou lilás, para mim, não sendo eu daltónico, que eu saiba, é tudo a mesma côr, desfrutar o momento e queimar calorias, que segundo estudos a melhor maneira de o fazer é a correr moderadamente, acrescento eu devagar, devagarinho, muito devagar.

No final o enorme contentamento, fossem que fossem os vencedores, o mais importante nesta saudável guerra é encararmos a vida como um desafio ainda maior!.. Ganharam as mulheres e confesso até que estava a torcer por elas :-)

Site da Prova: aqui
Página do Facebook: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: aqui

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Douro Ultra Trail - 2014




Sobre o Douro Ultra Trail


Imagina que começas a correr numa das regiões mais bonitas do Mundo, classificada pela UNESCO como PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE. A tua jornada inicia-se sobre o RIO DOURO, rumando aos SOCALCOS VINHATEIROS da mais antiga REGIÃO DEMARCADA DO MUNDO. Corres dentro das VINHAS e atravessas ADEGAS onde produzem o VINHO DO PORTO. Gradualmente ganhas altitude à medida que te aproximas da imponente SERRA DO MARÃO, vencendo GRANDES DECLIVES e percorrendo EXIGENTES TRILHOS de beleza incomparável.

Os CONTRASTES DA PAISAGEM acentuam-se assim que chegas ao topo da Serra. Visualizas o Douro, os socalcos, a floresta, os parques eólicos o maciço rochoso do Marão e muitas outras Serras em teu redor. Desde a Serra da Estrela, à Serra de Montemuro, passando pelo Gerês ou pela Cabreira, parece que o HORIZONTE NÃO TEM FIM. Desces depois vertiginosamente regressando ao ponto de partida passando por DENSAS FLORESTAS E ALDEIAS DE MONTANHA, isoladas da civilização. 

Bem-vindos ao DOURO ULTRA TRAIL # DUT!

Data e Local

Apoios:
Municipio Peso da Régua
Municipio de Mesão Frio
Municipio de Santa Marta de Penaguião
Vinhos Porto Cruz
Espaço Porto Cruz
Museu do Douro
Organização
João Marinho - Nexplore
Clube de Caça e Pesca do Alto Douro
Distâncias \ Percursos
  • Trail Curto \ Caminhada \ Trekking - Sport Life - 15Km com 750m de desnível positivo
  • Trail Longo Porto Cruz - 35Km com 2 000m de desnível positivo. 
  • Ultra Trail - 70Km com 4 000m de desnível positivo.
http://www.douroultratrail.com/2013/10/douro-ultra-trail-dut-percursos.html

Instragram: #douroultratrail

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Carlos Sá Nature Events- Gerês Trail Adventure

Enviado para e-mail para divulgação.

Carlos Sá - Gerês Trail Adventure®, sentir... o Gerês!!!

Nos dias 25, 26 e 27 de Abril, todos, sem excepção, poderão sentir o Gerês e superar os seus limites numa das 3 distâncias disponíveis duma prova que já deixou marcas ainda antes da sua realização!

O vídeo de promoção da prova em apenas 3 semanas atingiu mais de 31 000 visualizações no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=UopQl2HBv-k), um número único para a promoção da 1ª edição dum evento do género, tendo já sido alvo de apreço pelas mais diversas revistas e sites especializados do mundo.

Fauna, flora, gastronomia, artesanato, gentes, aldeias comunitárias, cultura, história, termas... um Mundo a descobrir e que será o que o Carlos Sá Nature Events- Gerês Trail Adventure quer dar a conhecer! Um pacote completo, difícil de explicar e difícil de sentir, porque só vivendo, se sente. O Gerês é muito mais que a sumptuosa paisagem!!!

A emoção de sentir o Gerês só o percebe quem o sente, e quem o sente, vive-o!

Para se viver e sentir o Gerês, o Carlos Sá – Gerês Trail Adventure® terá 3 provas, com 3 distâncias diferentes (105 km's, 75 km's e 35 km's - distâncias aproximadas). Todas as provas realizam-se ao longo de três etapas, nos dias 25, 26 e 27 de Abril, perfazendo no total das 3 etapas as distâncias mencionadas, sejam os 105 km's, os 75 km's ou os 35 km's, porque desta forma, todos sem excepção, conseguirão superar os seus limites!

A organização está a preparar programas para acompanhantes e familiares cujos pormenores serão anunciados nos próximos dias, existindo também a possibilidade de os familiares/acompanhantes realizarem as refeições com os atletas.

Em relação às distâncias:

- as provas de 75 km's e 105 km's são realizadas apenas em equipas de 2 ou 3 elementos;
- a prova de 35 km's pode ser realizada individualmente.

Carlos Sá Gerês Trail Adventure, sentir... o Gerês!!!

Para mais informações:

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Correr Lisboa e a Pipoca Mais Doce em treino solidário.



Data: 14 de Dezembro
Hora: 10h
Local de Partida: Tapada da Ajuda
Local de Chegada: Casa Sol

- Pela 7ª vez este ano a Correr Lisboa (www.correrlisboa.clix.pt), rede social destinada a corredores, organiza um Treino Solidário que visa unir a prática desportiva à solidariedade social.

A madrinha deste treino, que se realiza no próximo dia 14 de Dezembro (sábado), será a Ana Garcia Martins, autora do famoso blogue "A Pipoca Mais Doce"

A inscrição neste treino é gratuita mas todos os participantes são convidados a doarem bens para a Casa SOL.
O treino terá lugar no Parque da Tapada da Ajuda e conta com três distâncias (3, 5 e 10 quilómetros) para que todos, desde os corredores mais experientes aos iniciados, possam participar.

Para além do apoio d’ "A Pipoca Mais Doce", o 7º Treino Solidário Correr Lisboa conta igualmente com o apoio da Adidas e da Desenharia.

Para mais informações contactar:
Sandra Ramos Claro

T: 969041137

 
www.correrlisboa.clix.pt
facebook.com/correrlisboa
instagram.com/correrlisboa

Juntos vamos pôr Lisboa a correr!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

São Silvestre Viana do Castelo - 2013



 O Município de Viana do Castelo, conjuntamente com a Viana Adventure e com a colaboração técnica da Fullsport  irá promover no próximo dia 21  de Dezembro  de 2013, uma corrida pedestre na extensão de aproximadamente 10.000 metros, designada por “Iª Corrida Entreportas S. Silvestre – Viana do Castelo”, e em  complemento haverá também uma caminhada na extensão de 4 km com início e final na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.


Dia 21 de dezembro de 2013 pelas 18:30 não faltes a esta festa de atletismo.

São Silvestre do Porto - 2013


"A São Silvestre Cidade do Porto Liberty Seguros realiza-se no dia 15 de Dezembro pelas 18H: 00.

Após terem esgotado rapidamente as 7500 inscrições inscrições iniciais, a organização reabriu as inscrições com um novo limite - 9000 participantes, limite esse que está perto de ser alcançado.

Aos interessados aconselhamos a inscreverem-se o quanto antes a fim de reservarem o lugar neste vigésimo aniversário."

Inscrições: aqui

1ª. Prova do Circuito Nacional de Trail Running-


Pedido de divulgação.

"Caro atleta, antes de mais obrigado pela sua inscrição, deixamos-te uma ideia do que está a ser preparado.

Portalegre une-se para receber o arranque dos Circuitos Nacionais de Trail Running de 2014.

12 de Janeiro será o dia escolhido para o arranque dos circuitos nacionais da Associação de Trail Running de Portugal, prova que se realizará em Portalegre no parque natural da serra de S. Mamede e que será organizada pelo Centro Vicentino da Serra. 

No dia do evento os participantes podem optar por 37 ou 22 quilómetros, pela caminhada ou pelo trail júnior consoante a sua aptidão física e idade.

A organização tudo tem feito em prol de bem receber os atletas, tendo como objetivo não só a organização de uma prova que fique na memória dos presentes, como a promoção de todas as qualidades que a região dispõem a nível de gastronomia e turismo.

Atualmente conta com cerca de 300 inscritos apenas para a corrida de 37 e 22 quilómetros esperando-se que em conjunto com a caminhada se atinja o meio milhar de participantes.

Na prova os participantes vão poder saborear as famosas boleimas de Portalegre, doces conventuais, bolos fintos, rebuçados de ovos, queijos, compotas e licores, tudo feito por produtores locais que se juntaram para promover e mostrar os sues excelentes produtos.

Estará ainda ao dispor dos atletas:

- Programa turístico para a tarde de Sábado com a visita guiada aos principais monumentos da cidade, tendo no entanto todos os participantes autonomia para o fazerem livremente. Os kits de inscrições dos participantes desta iniciativa serão entregues pelo guia turístico, por forma a aliviar quem participa.

- Sorteio de 7 estadias para o fim-de-semana e descontos para todos os participantes nas diversas unidades hoteleiras.

- Parcerias com restaurantes param refeições de Sábado.

- Local Indoor para partida e chegada, onde se realizará uma feira de produtos regionais e desportivos, onde serão dadas as refeições finais e funcionará todo o secretariado. No local irão ainda realizar-se algumas actuações e iniciativas para entreter os presentes.

- Sorteios de Vouchers de fins de semana no Alentejo, produtos regionais, produtos desportivos, entre outros.

- Todos os participantes terão direito a refeição quente no final, lembranças e camisola técnica (em principio tal como exemplares em anexo).

Tudo isto resulta de muito trabalho e da união de esforços de diversas entidades locais, produtores e grupos culturais em mostrar o que Portalegre tem para dar não só a nível desportivo como cultural e gastronómico.

Assim não percas esta oportunidade de participar e assim começar a ano de 2014 em grande, é um evento indicado para trazer a família, pois irá ter sempre com que se entreter, e terá zonas de assistência todas num raio de 10 kms no máximo de Portalegre com fácil acesso.
Relembramos caso não tenhas ainda regularizado a tua inscrição,  que as mesmas a preço reduzido terminam dia 30 de Novembro por isso devem oficializar a vossa participação com o pagamento da mesma caso queiram beneficiar destas condições.
A partir de Dezembro o preço sofrerá um ligeiro agravamento.

Método de pagamento:
NIB: 0035 0642 00029 357630 08 TL = 17 €, TC = 14 €
Enviar comprovativo de pagamento para: ccdserraptg@hotmail.com

Informação para inscrições e sobre a prova:

Tudo isto só fará sentido com a vossa presença, por isso estamos a contar contigo."

domingo, 1 de dezembro de 2013

Corrida do Sporting - 2013


Curiosamente (ou não), sou finalista desta prova...

Talvez por enquanto... na terceira edição da Corrida do Sporting, organizada pelo Sporting Clube de Portugal e apoio técnico da Xistarca a sabedoria popular " não há duas sem três", não se cumpriu.

A estreia da primeira edição da Corrida do Sporting foi um (in)esperado e surpreendente sucesso, a do ano passado a que mais gostei, numa classificação (pessoal) de 1 a 10 atribuiria entre 7 e 9, a deste ano, daria apenas a metade da pontuação máxima.

Os motivos que passam pelo facto de não ter gostado da corrida deve-se a alguns aspectos a considerar, não foi por não termos terminado desta vez dentro do Estádio José Alvalade, mas quase que se torna no meu entender um imperativo a passagem por dentro do estádio, mas perfeitamente compreensível uma vez que a equipa de futebol jogava hoje com o Paços de Ferreira, como tal partida e chegada efectuada junto à clínica da CUF às 10H: 30.

A meu ver, este evento fica marcado pelo (elevado) valor das inscrições, tanto para a caminhada, como para a prova principal, no primeiro prazo de inscrição por exemplo os não sócios pagavam 12 euros, atingindo o máximo de 16 euros, os sócios do clube pagavam menos dois euros destes preços.

Para a caminhada Jubas de 4 Km, um não sócio pagava no mínimo 9 euros e o máximo de 12 euros, o que dizer disto?

Mesmo considerando os custos, com policiamento, estruturas, organização, já participei  em provas com preços (bem) mais baixos ou até gratuitas, com o mesmo nível organizativo. Será isto tudo fruto da massificação de provas?

Para mim é fácil se continuarem a praticar estes preços nesta ou noutra corrida, provavelmente não irei, assim com durante anos não participei na corrida do clube do meu coração, a não ser que esteja inscrito como foi também desta vez pela minha equipa, Grupo Desportivo Santander Totta, no final novo episódio lamentável, para entregarem a medalha, maças de Alcobaça e Powerade, desesperei com a longa e interminável fila, uma espera de cerca de  20 minutos ao frio para sair dali!

Aspectos positivos a realçar, perto dos 5.000 inscritos na prova principal e igualmente boa adesão na caminhada Jubas, percurso citadino acessível, onde a cidade engalanou-se de verde, uma festa leonina onde sócios e simpatizantes entoavam cânticos e gritos do clube, nos diversos túneis e bem que me apetecia gritar pelo glorioso, mas como o seguro morre de velho...caladinho que não estás na tua "casa"!

T-shirt técnica, naturalmente verde, que irei oferecer a um colega "lagarto" que me pediu, uma bonita medalha, abastecimento a meio do percurso e no final.

O meu desempenho, o mesmo de sempre, fraco, fraquinho, muito fraco, mas fico contente por não treinar e conseguir acabar uma prova de 10 Km, assim como três maratonas, actualmente dificilmente  conseguiria, mas segundo o (meu) médico apesar das dificuldades respiratórias restritivas e ligeiramente obstrutivas são evidentes, contudo a tolerância ao esforço é bem doseada, e não esquecer que a Rosa Mota é asmática!Consiga eu ir correndo e já me dou por satisfeito!

Aguardemos pois pelo próximo ano...

Site da Prova: aqui
Página do Facebook: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui.

A minha prova( percurso/tempo/altimetria): aqui