sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Academia Fernanda Ribeiro


Fernanda Ribeiro, a atleta portuguesa mais medalhada de sempre, inicia o seu sonho de há muitos anos, a abertura da sua academia. A Adidas, patrocinadora da atleta desde que Fernanda tinha 14 anos, atual embaixadora da marca, é parceira deste sonho.

Maria Fernanda Moreira Ribeiro, nasceu no dia 23 de Junho de 1969, em Novelas, Penafiel. O seu primeiro clube foi o Valongo, de Sousão. Em 1980, com apenas 11 anos, foi segunda classificada na Meia Maratona da Nazaré, tendo ficado a quatro segundos da primeira classificada: Rosa Mota.

Presente pela terceira vez em Europeus de juniores, Fernanda Ribeiro estava entre as favoritas dos 3000 metros. Bateu o recorde nacional de juniores com 8.56,33. Nos Mundiais de Gotemburgo Fernanda ganhou a medalha de ouro nos 10 mil metros. Esta vitória valeu-lhe um automóvel de marca Mercedes. Curiosamente na época nem sequer tinha carta de condução.

A 2 de Agosto de 1996 a atleta portuguesa protagonizava uma das mais emocionantes finais Olímpicas de todos os tempos nos 10 mil metros, em Atlanta. Ao entrar na última volta tinha 20 metros de atraso em relação à chinesa Wang Junxia e tudo parecia perdido. Mas na recta final Fernanda deixou o país sem fôlego ao ultrapassar a adversária. Portugal conquistava a sua única medalha de ouro em Atlanta e Fernanda Ribeiro fechava o ciclo de ouro: Campeã Europeia, Mundial e Olímpica dos 10 mil metros. 


A atleta Fernanda Ribeiro vai abrir uma academia para a prática do atletismo e para quem deseje ingressar na competição do mundo das corridas.

A cerimónia de abertura oficial da Academia Fernanda Ribeiro tem lugar no próximo dia 27 de Outubro, no pequeno auditório do Forum da Maia, que inclui tomada de posse dos corpos sociais.


O evento terá lugar pelas 15h00 e nela vão tomar parte o Secretário de Estado do Desporto e Juventude e outras altas individualidades do Mundo do Desporto, da Comunicação Social e da Politica.

A cerimónia será apresentada pelo jornalista Júlio Magalhães, conta com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, do Bispo do Porto, António Francisco dos Santos, de Jorge Nuno Pinto da Costa e do anfitrião Eng.º Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia.

Fernanda Ribeiro foi a atleta Portuguesa mais medalhada de sempre. Conseguiu o Ouro Olímpico em Atlanta (1996) e ou Bronze em Sidney (2000) na prova dos 10.000m. A marca conseguida em Atlanta foi também Record Olímpico.
Depois de uma longa carreira ao mais alto nível como atleta, surge agora uma nova etapa da vida desportiva de Fernanda Ribeiro, Associativismo desportivo na modalidade que a fez ser famosa em todo o mundo.


Fonte: ionline.pt  e dn.pt