domingo, 12 de outubro de 2014

Corrida do Sporting - 2014


Só eu sei porque não fico em casa...

Inicialmente no dia chuvoso de hoje, estava previsto ir ao outro lado do rio, correr na Meia-Maratona da Moita, pela minha equipa, Grupo Desportivo Santander Totta, contudo devido a diversos factores, fui quase que "obrigado" a vir à quarta edição da Corrida do Sporting, de que sou totalista, quem diria? 

Eu um benfiquista confesso, mas essencialmente (tento ser) um (bom) desportista e não ligar a cores clubísticas.

Decidi ir levantar o dorsal, na Quinta-feira de manhã, dito e feito, após confirmação e alguma espera na fila que rápido se dissipou, entreguei a t-shirt técnica a quem merecia, a minha esposa sportinguista dos sete costados e guardei na minha mochila o dorsal e respectivo chip.

No dia seguinte, nas redes sociais, gera-se alguma celeuma, a t-shirt técnica "oferecida", não era em nada igual parecida com à que a organização tinha apresentado,  por sinal bem mais bonita a primeira, não quero saber de quem são as responsabilidades, o clube, Sporting Clube de Portugal, o (principal) organizador e a a organização técnica a cargo da Xistarca, tiveram um comportamento inadmissível e ludibriante, foi tipo "gato por lebre", ao menos aquando do levantamento dos dorsais poderiam ter dado nem que fosse uma justificação nem que fosse uma desculpa esfarrapada, ou então um cartaz a informar o sucedido.

Bruno de Carvalho
E porquê é que foco este assunto, primeiro entendo que é uma questão de princípio, depois há e eu conheço pessoalmente quem se tenha inscrito com o único propósito de apenas querer ficar com a t-shirt, confrontado com este assunto o presidente, Bruno de Carvalho, admitiu o erro e que no próximo anos seria melhor, contudo deveria dizê-lo publicamente, ou então o responsável da Xistarca !

Voltando ao que verdadeiramente interessa, em dia triste e chuvoso, como sempre cheguei cedo, oportunidade para tirar alguns "bonecos" e estar com amigos.

Partida da prova às 10H: 30 em frente da Clínica da C.U.F. e meta instalada dentro do recinto leonino, mesmo perto do relvado.

Quilómetros marcados, alguns eu vi, abastecimento a meio da prova, um pouco mal organizado e no final além da água uma pêra e claro a medalha alusiva ao evento.

A prata ficou em casa, Hermano Ferreira o vencedor masculino e restantes lugares do pódio, todo verde e branco, António Silva e Ricardo Dias, em feminino a primeira a cortar a meta a atleta do Sporting Ercília Machado, na segunda posição outra atleta do clube Susana Francisco e no último lugar do pódio Susana Cunha do Linda-a-Pastora Sporting Clube.

Vencedora Ercília Machado
A nível pessoal, fiquei muito, mas mesmo muito contentérrimo, depois da epopeia da semana passada, nunca senti as pernas tão leves, e algo ainda mais surpreendente, o meu ritmo foi de 6 min/Km e por vezes até menos, nos túneis nunca quebrei,  e até esqueci-me de olhar para os batimentos cardíacos, fiz a prova na íntegra sempre a correr, no final objevtivo alcançado à milésima de segundo, fiz precisamente 1 hora e alguns segundos.

Ou seja, se a memória não me falta, penso que este tempo, terá sido o meu melhor registo este ano, sou um atleta completamente alheio a marcas (pessoais).

Outra coisa boa e que não esqueço é que aqui esta "casa"  quem definitivamente não é a minha é que detém o meu recorde pessoal, na distância de 10 Km, com 51 minutos, eventualmente por que cada sportinguista que ultrapasse seja uma vitória :-) 

A saber o segundo melhor registo é na Corrida do Oriente, que para conhecimento dos iniciantes que cada vez mais observo a correr é a mais plana, dentro de Lisboa e zona limítrofes e óptima para melhorarem as vossas marcas.

Aspectos positivos:
  • Percurso citadino agradável, que permite correr pelas principais ruas e avenidas onde só passam carros e outros veículos motorizados.
  • Forte adesão da família verde e branca e não só...
Aspectos a rever ou melhorar:
  • Não voltar a repetir-se o episódio da t-shirt.
  • Custo exagerado dos preços das inscrições.

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
O meu desempenho (percurso, tempo e altimetria): aqui  (esqueci-me de desligar o GPS após concluir a prova)