quarta-feira, 27 de maio de 2015

II Grande Trail das Lavadeiras


"O Grande Trail das Lavadeiras recolhe a sua inspiração nas rotinas já longínquas das lavadeiras do rio Mondego, e o seu percurso procurará recuperar as virtudes do seu baixio luminoso, terras de beleza arredia, subidas generosas, gente amável, de cepa antiga, caminhante, que recorda ainda os tempos das idas diárias ao Lavadouro, o pé descalço, a subida íngreme que convidava a dar-fé da trouxa de roupa suja trazida na véspera pelas freguesas.
 
Com a curva do Mondego no horizonte, o Grande Trail das Lavadeiras fará a travessia das freguesias de Granja do Ulmeiro, Alfarelos e Figueiró do Campo, com passagem pelo Alto da Senhor da Costa, Paul da Madriz e freguesias sobranceiras, campos recortados com minúcia, onde os últimos milhos plantados resplandecem. As mulheres de preto, a Ti Delfina da Ribeira, muito poupada durante a semana, dirá adeus-força rapazes!, à entrada da mítica Rua do Lavadouro, sob o sol que melhorava a “cora” devolvida à roupa exposta na barrela.

Há lugares, como a Rua do Lavadouro, onde tendemos a regressar, arriscando o corpo em perigos. A visita a estes lugares é inevitavelmente breve, tolhida pela fugacidade de mais um aperto de horas, neles relembramos o fastio da sua ausência, dos lugares, que queremos, no íntimo, que nos pertençam, para neles inventarmos, de novo, motivos para sermos felizes.

O regresso far-se-á, como sucedia com as lavadeiras fluviais, pelas correntes mais mansas da margem, lugares de encosta e mata fértil, que a sopa fervente, posta ao lume, esperará já, a apurar, junto ao local da meta.

Em jeito de recomendação técnica, aconselhamos que cada participante do Grande Trail das Lavadeiras traga saúde e o riso todo, uma variante de óleo para melhor e capaz uso, no íngreme das subidas, do seu pródigo “arranha-tetas”.

A partilha com a comunidade é o propósito fundamental da realização do Grande Trail das Lavadeiras, a partilha de uma experiência, de um gosto pelas pequenas histórias e mitos locais, o convívio salutar entre todos os que partilhem deste gosto, a exploração da natureza que desafia a capacidade humana de resistir.

Ao abrigo deste propósito de partilha comunitária, a organização do Grande Trail das Lavadeiras irá entregar a uma instituição local a receita proveniente da realização do evento."

Contamos com a presença de todos os interessados.

Inscrições: aqui