segunda-feira, 27 de julho de 2015

Centro de Trail Carlos Sá - Penacova

 Centro de Trail Carlos Sá - Penacova

No passado dia 18 de julho realizou-se a apresentação do 1º Centro de Trail Running - Carlos Sá, em Penacova, inaugurando-se também os primeiros 30 km’s de trilhos devidamente sinalizados, num completo ambiente de festa.

Partindo de uma experiência acumulada no âmbito da organização de eventos, a rede de Centros de Trail Running – Carlos Sá nasce para dar resposta e meios às necessidades dos amantes desta modalidade (e outras), de conhecerem um novo território, de uma forma completamente autónoma.
É um local organizado com vários percursos sinalizados, com sinalética especifica e homologada pela Associação de Trail Running Portugal e, pretende-se que as redes de Centros de Trail Running – Carlos Sá cumpram os critérios de classificação e sinalização, definidos de forma estandardizada. O seu objetivo é orientar o visitante e, em simultâneo, fornecer-lhe todas as informações do local em que se encontra, enriquecendo a sua visita. Com esse intuito, a sinalética que se utiliza encaminhá-lo-á numa visita ao património natural, cultural e arquitectónico da região.
 

O município de Penacova em colaboração com Carlos Sá, num projeto que vinha há algum tempo a ser programado, elaboraram uma vasta gama de trilhos. O desenho dos trilhos teve em atenção o que existia, mas recuperou trilhos usados antigamente e entretanto abandonados, que permitem percorrer os mais belos recantos históricos, culturais e paisagísticos do município. Os percursos encontram-se devidamente marcados e sinalizados por cores, indicando a sua dificuldade, acessíveis portanto a qualquer atleta, desde os iniciantes aos mais experientes.
Carlos Sá afirmou que "este é o primeiro centro de uma rede que se pretende implementar no continente e ilhas, com o objectivo de unir o que existe de melhor no território nacional para quem corre, desde o património, paisagens e trilhos antigos".
 

Segundo Humberto Oliveira, presidente do município “Penacova vai ser o ponto de encontro eventos desportivos num futuro próximo, oferecendo uma panóplia de quilómetros diversificados para que seja contemplada no calendário de competições.”
 

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal salientou que "este projecto permite acções estruturadas, cuja actividade cruza as actividades físicas, lazer e turística, permitindo galvanizar outros municípios através de uma oferta integrada capaz de aumentar o número de quilómetros em vários concelhos, vantagens que pode trazer para o turismo e economia local. Nesta área do desporto/natureza estamos no trilho certo".
 
Após apresentação seguiu-se um treino convívio por trilhos já sinalizados, pelo percurso Histórico, o nº 3, classificado com cor vermelha, a 3ª numa escala de 4. Realizou-se ainda uma caminhada pelo percurso dos Miradouros - percurso de cor azul, a 2ª numa escala de 4 cores.
 



Ao longo desta primeira semana a procura tem sido constante, com dezenas de atletas a procurarem a praia Fluvial do Reconquinho, ponto de partida e de chegada de todos os percursos, para um dia repleto de atividades em natureza e em família e, a opinião tem sido unânime, os trilhos surpreenderam e superaram as expetativas e o regresso e uma certeza.
Todos os frequentadores do Centro de Trail podem desde já requisitar um GPS no Bar da Praia do Reconquinho para uma experiência ainda mais segura, podendo usufruir no final do seu treino dos balneário para tomar banho de forma gratuita.
 

 
A Praia do Reconquinho situa-se em pleno Rio Mondego na área em que o rio serpenteia à volta da Vila de Penacova, por entre montes e vales. Envolta numa paisagem natural verdejante a Praia do Reconquinho proporciona uma excelente vista sobre Penacova de onde se pode deslocar a pé, descendo a colina.

Acessos: 
Saindo de Penacova, toma-se a direcção de Coimbra pela N110 até à localidade de Azenha do Rio /Ponte. Atravessar aa ponte sobre o Rio Mondego e virar na direcção de Vila Nova de Poiares. Cerca de 1,5Km surgirá a indicação para descer até à Praia Fluvial do Reconquinho.