terça-feira, 14 de julho de 2015

Grande Trail da Serra D´Arga® 2015

 
Grande Trail da Serra D´Arga® 2015
 
O Grande Trail da Serra D´Arga realiza-se nos dias 26 e 27 de Setembro de 2015,  sendo organizado pela Carlos Sá Nature Events® com a colaboração da Desnível Positivo. Conta ainda com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo e das Juntas de Freguesias de Dem, União de Freguesias de Arga (Baixo, Cima e São João), Montaria e Estorãos, num território comum de excelência, pertencente à rede natura 2000 – a Serra d’Arga. A sua apresentação pública decorreu no passado dia 10 em Viana do Castelo perante um navio Gil Eannes repleto.
Antes das novidades sobre a edição de 2015 anunciadas por Carlos Sá, os vice-presidentes das câmaras municipais de Viana do Castelo e de Caminha, anunciaram ideias para dotar este evento cada vez mais como o melhor do panorama nacional e, que esta “é a altura de dar o salto”. Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aproveitou ainda para anunciar a intenção de dotar a freguesia da Montaria com condições para acolher cada vez mais os praticantes desta modalidade.
 
 
 
No seguimento das ideias lançadas pelos representes das autarquias, Carlos Sá lembrou que pela Serra d’Arga passa também o futuro e que na actualidade é frequentada por dezenas de praticantes da modalidade, que a procuram todos os fins-de-semana para treinar e, com essa prática, outras atividades foram-se dinamizando, dando um contributo no fomento da economia da região. O Trail Jovem, realizado no alto da Srª do Minho pretende simbolizar isso mesmo. Local de junção dos três territórios, onde o espirito de união, tão característico desta modalidade, se projeta no futuro, com os praticantes do amanhã!
 
Após quatro edições de consolidação do evento, com o número de participantes sempre a crescer, este evento tornou-se provavelmente o mais competitivo do país, sendo seguramente um dos mais participados e concorridos do panorama nacional. Esta V edição de 2015 continua a crescer, quer em número de participantes, quer em número de provas. Este ano o evento será, mais do que nunca, realmente para todos, com a criação de condições para a participação de pessoas com mobilidade reduzida.
 
Outra das novidades da edição de 2015 é o GTSA Sunset, prova realizada no sábado dia 26, ao fim da tarde e com grau de dificuldade técnico e físico acessível a todos quantos agora se iniciam na modalidade. No total são 6 provas competitivas, uma caminhada e o Trail Jovem. Como particularidade nesta logística considerável existem provas a começar e a terminar nos três municípios, num reforço de coesão do território e de gestão de esforço e união.
 
Programa
Sábado dia 26 de Setembro

GTSA- Vertical - cerca de 4,5 km's e 800m D+, com concentração no Parque de Campismo de Pentieiros, partida na freguesia de Estorãos e chegada no alto da Senhora do Minho
Trail Jovem – partida e chegada no alto da Senhora do Minho, com várias distâncias, de acordo com as várias faixas etárias dos pequenos participantes
GTSA Sunset – cerca de 17km’s e 600 m D+ (partida e chegada em Caminha)
Caminhada – cerca de 10 km’s e 300m D+ (partida e chegada em Caminha)
 
Domingo dia 27 de Setembro
Ultra Trail - cerca de 53 km's e 3 000m D+ (partida e chegada em Dem)
Trail Longo - cerca de 33 km's e 1 900m D+ (partida em Dem e chegada na Montaria)
Trail Longo - cerca de 23 km's e 1 000m D+ (partida na Montaria e chegada em Dem)
Trail Curto - cerca de 13 km's  e 3 600m D+ (partida e chegada na Montaria)
 
A distância rainha, com 53 km’s é, pelo 3º ano consecutivo, prova do circuito nacional trail ultra da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal), tendo esgotado escassas horas após a abertura das inscrições. Neste momento, as restantes distâncias contam já com mais de 2000 inscrições, estando prestes a esgotar as distâncias de 33km’s e 23 km’s. Esperam-se, no fim-de-semana do evento, cerca de 3000 participantes de todo o país, incluindo regiões autónomas.
Cerca de uma dezena de nacionalidades estarão presentes e, além naturalmente dos muitos espanhóis presentes, o destaque vai para França, com cerca duas dezenas de participantes e, Cabo Verde, com oito participantes da sua selecção nacional, que trazem até à região os seus melhores atletas, destacando-se entre eles Danilson Pereira (vencedor da distância maratona, na Transvulnacia 2015, e da Artenara Trail, nas Canárias, há apenas três semanas).
 

         Danilson Pereira

Da cena nacional, a competição será seguramente intensa pois, além dos vencedores da edição de 2014, estarão presentes muitos outros valores que têm estado assiduamente nos lugares cimeiros das provas dos circuitos nacionais de trail da ATRP, entre outros que lutam por lugares de destaque em provas de referência mundial, incluindo aquelas que fazem parte do circuito mundial da modalidade.
De entre os nacionais presentes, destacamos apenas alguns (a título de exemplo) dos muitos nomes a lutar pelos lugares dos pódios nas várias provas:
 
André Rodrigues - Vencedor em 2013 e 2014
Hélder Ferreira - 2º classificado em 2014; campeão nacional em 2014; melhor português no campeonato do mundo 2015
Rui Seixo - 3º classificado em 2014;
Ricardo Silva e Jérôme Rodrigues (equipa vencedora do Gerês Trail Adventure  2015)
Amândio Antunes (vencedor a solo do Peneda-Gerês Trail Adventure)
 
Ester Alves - Vencedora 2014, campeã nacional 2015, 8ª UTMB2014, 6ª Trangrancanaria 2015                                         
Lucinda Sousa - 2ª classificada em 2014; campeã nacional em 2014; melhor portuguesa no campeonato do mundo 2015, 7ª Trangrancanaria 2015        
Cristina Ponte - 3ª classificada em 2014;
Sofia Roquete - 4ª classificada em 2014;
(…)
 
A provar a transversalidade e o facto de ser um evento incontornável na região, de importância cada vez maior no panorama nacional da modalidade, a presença nesta sessão pública de nomes como Rui Sousa, ciclista da equipa Radio Popular Boavista, Manuela Machado, campeã do mundo de maratonas em 1995, Augusto Canário, nome incontornável da música popular ou ainda Jorge Matos Pereira, da Associação Mobilitas - uma associação sem fins lucrativos, que tem como objectivo supremo a promoção da integração das pessoas com mobilidade reduzida na sociedade.
   
 
Exposição fotográfica Viver o Trail – GTSA
 
 
   (Foto - Carlos Sá Nature Events)
 
No âmbito do Grande Trail Serra d’Arga, inaugurou-se também a exposição itinerante “Viver o Trail GTSA”, com trabalhos de 15 fotógrafos que participaram no concurso com o mesmo nome. Os trabalhos agora expostos resultam de uma paixão comum pela natureza, fotografia e desporto. Todas as imagens foram captadas na IV edição do Grande Trail Serra d’Arga (2014), no âmbito do concurso fotográfico “Viver o Trail – GTSA”. A exposição percorrerá os 3 municípios, até à data do evento, altura em que se encontrará em Caminha.
 
O público votou nos trabalhos expostos na página oficial do evento, tendo sido entregues os prémios aos vencedores:
 
1º lugar - Marlene Lopes – foto “Nada me limita”
2º lugar - Vítor Pinto – foto “Espírito do trail”
3º lugar - Hélder Azevedo – foto sem título