sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ponte da Braca Urban Race


Algarve Bike Challenge - A mais importante prova de mountain bike em Portugal com muitas novidades para 2016!


O uso da bicicleta está cada vez mais em moda e a procura por desafios e novas experiências é uma constante. Embora a oferta de eventos pelo país seja cada vez maior, o Algarve Bike Challenge destaca-se de todos eles, e já assim o é desde 2014.​
 
Pelo quarto ano consecutivo a Associação Clube BCF organiza aquela que, é desde a sua segunda edição, a maior competição por etapas em mountain bike! E ano após ano a evolução é maior e cresce o estatuto. A beleza da região, a qualidade dos percursos, o serviço de excelência prestado pela Organização e as características únicas deste grande evento fazem com que para 2016 o Algarve Bike Challenge seja também prova UCI, permitindo a atletas federados UCI pontuarem para o ranking UCI em ano Olímpico! Sendo que esta será uma das últimas provas pontuáveis para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro​ 2016​, espera-se uma enorme adesão de atletas de elite mundial atraindo assim os media e a atenção de todos os aficionados desta grande modalidade.

 
Com isto, não se pense porém, que o Algarve Bike Challenge passará a ser totalmente competitivo e voltado apenas para atletas de elite! Este evento é muito mais que uma prova por etapas, é um desafio, uma experiência que qualquer mountain biker não fica indiferente. Como tal irão decorrer duas competições no mesmo evento, o Algarve Bike Challenge 2016 UCI e o Algarve Bike Challenge 2016 Open Race.
 
Enquanto o Algarve Bike Challenge 2016 UCI será uma prova de categoria 2, exclusiva a atletas Elites com licença UCI e cujo o regulamento terá por base as regras UCI para este tipo de provas (XCS), o Algarve Bike Challenge 2016 Open Race será, tal como nas edições anteriores, uma prova aberta a atletas federados e não federados com um regulamento específico em que as usuais categorias são substituídas por bonificações segundo a idade e sexo dos participantes.
 
O Algarve Bike Challenge em 2016​ realizar-se-á nos dias 4, 5 e 6 de Março e a 1ª fase de inscrições arranca já no próximo dia 1 de Agosto de 2015. O verdadeiro desafio desta prova não está apenas e só em vencer, mas no auto conhecimento, na partilha do verdadeiro espírito do mountain bike, na superação de limites em contacto constante com a Natureza no seu estado puro!
 
Sendo o Algarve um destino turístico de eleição existe no entanto ainda muito por descobrir no seu interior, quer a nível ambiental, histórico, cultural e social. Pretende-se com este evento fomentar o Turismo de Natureza e de Desporto.
 
 
Para informações adicionais consultar
 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Centro de Trail Carlos Sá - Penacova

 Centro de Trail Carlos Sá - Penacova

No passado dia 18 de julho realizou-se a apresentação do 1º Centro de Trail Running - Carlos Sá, em Penacova, inaugurando-se também os primeiros 30 km’s de trilhos devidamente sinalizados, num completo ambiente de festa.

Partindo de uma experiência acumulada no âmbito da organização de eventos, a rede de Centros de Trail Running – Carlos Sá nasce para dar resposta e meios às necessidades dos amantes desta modalidade (e outras), de conhecerem um novo território, de uma forma completamente autónoma.
É um local organizado com vários percursos sinalizados, com sinalética especifica e homologada pela Associação de Trail Running Portugal e, pretende-se que as redes de Centros de Trail Running – Carlos Sá cumpram os critérios de classificação e sinalização, definidos de forma estandardizada. O seu objetivo é orientar o visitante e, em simultâneo, fornecer-lhe todas as informações do local em que se encontra, enriquecendo a sua visita. Com esse intuito, a sinalética que se utiliza encaminhá-lo-á numa visita ao património natural, cultural e arquitectónico da região.
 

O município de Penacova em colaboração com Carlos Sá, num projeto que vinha há algum tempo a ser programado, elaboraram uma vasta gama de trilhos. O desenho dos trilhos teve em atenção o que existia, mas recuperou trilhos usados antigamente e entretanto abandonados, que permitem percorrer os mais belos recantos históricos, culturais e paisagísticos do município. Os percursos encontram-se devidamente marcados e sinalizados por cores, indicando a sua dificuldade, acessíveis portanto a qualquer atleta, desde os iniciantes aos mais experientes.
Carlos Sá afirmou que "este é o primeiro centro de uma rede que se pretende implementar no continente e ilhas, com o objectivo de unir o que existe de melhor no território nacional para quem corre, desde o património, paisagens e trilhos antigos".
 

Segundo Humberto Oliveira, presidente do município “Penacova vai ser o ponto de encontro eventos desportivos num futuro próximo, oferecendo uma panóplia de quilómetros diversificados para que seja contemplada no calendário de competições.”
 

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal salientou que "este projecto permite acções estruturadas, cuja actividade cruza as actividades físicas, lazer e turística, permitindo galvanizar outros municípios através de uma oferta integrada capaz de aumentar o número de quilómetros em vários concelhos, vantagens que pode trazer para o turismo e economia local. Nesta área do desporto/natureza estamos no trilho certo".
 
Após apresentação seguiu-se um treino convívio por trilhos já sinalizados, pelo percurso Histórico, o nº 3, classificado com cor vermelha, a 3ª numa escala de 4. Realizou-se ainda uma caminhada pelo percurso dos Miradouros - percurso de cor azul, a 2ª numa escala de 4 cores.
 



Ao longo desta primeira semana a procura tem sido constante, com dezenas de atletas a procurarem a praia Fluvial do Reconquinho, ponto de partida e de chegada de todos os percursos, para um dia repleto de atividades em natureza e em família e, a opinião tem sido unânime, os trilhos surpreenderam e superaram as expetativas e o regresso e uma certeza.
Todos os frequentadores do Centro de Trail podem desde já requisitar um GPS no Bar da Praia do Reconquinho para uma experiência ainda mais segura, podendo usufruir no final do seu treino dos balneário para tomar banho de forma gratuita.
 

 
A Praia do Reconquinho situa-se em pleno Rio Mondego na área em que o rio serpenteia à volta da Vila de Penacova, por entre montes e vales. Envolta numa paisagem natural verdejante a Praia do Reconquinho proporciona uma excelente vista sobre Penacova de onde se pode deslocar a pé, descendo a colina.

Acessos: 
Saindo de Penacova, toma-se a direcção de Coimbra pela N110 até à localidade de Azenha do Rio /Ponte. Atravessar aa ponte sobre o Rio Mondego e virar na direcção de Vila Nova de Poiares. Cerca de 1,5Km surgirá a indicação para descer até à Praia Fluvial do Reconquinho. 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Nutrição, Exercíocio e Saúde

 

Na ausência de um manual em Português, actualizado, e integrando os temas Nutrição, Actividade Física, Exercício e Saúde, este livro oferece uma opção singularmente atractiva. Idealizado e escrito por especialistas nestas áreas do conhecimento, dirige-se ao estudante e ao profissional com responsabilidade nas áreas das ciências da nutrição, educação, exercício e desporto, bem como à pessoa não especialista com interesse nestes temas. Trata-se um texto de leitura agradável, detalhado do ponto de vista científico mas repleto de exemplos de elevada utilidade para a tomada de decisão nestas matérias, procurando responder entre muitas outras, às seguintes questões:

Que nutrição para a saúde e para uma vida activa? Que alimentos devem ser privilegiados ou evitados? Onde se encontram e como escolher os nutrientes necessários e essenciais? Que padrões alimentares são mais e menos recomendáveis?

 Que exercício e actividade física para a saúde, equilíbrio energético e longevidade? Quais as características e benefícios de um estilo de vida activo para cada indivíduo?
 
 Como atingir e manter um peso e composição corporal saudáveis e evitar a obesidade através da alimentação?

 Que nutrição para o treino e para a competição? Quais as preocupações nutricionais e as recomendações para o atleta jovem e adulto? Que deficiências são mais prováveis e como as evitar?

 Como lidar com as especificidades da rapariga e mulher fisicamente activas? Que sinais de alerta e cuidados a ter com atletas do sexo feminino? Como incentivar a actividade física e exercício na rapariga?

 Que suplementos alimentares existem e qual a sua segurança? Funcionam os produtos ergogénicos? São recomendáveis os suplementos para emagrecer? Que opções e fontes de informação são mais fiáveis?
  • Nutrição e Alimentação Saudável
  • Bioenergética
  • Adiposidade Corporal - Métodos de Avaliação e Valores de Referência
  • Actividade Física e Saúde Cardiovascular
  • Nutrição, Alimentação e Controlo de Peso
  • Nutrição para o Atleta Jovem e Adulto
  • Nutrição, Exercício e Saúde na Rapariga e na Mulher
  • Suplementos Nutricionais Ergogénicos e para o Emagrecimento
 
Prefácio: Francisco George, Director-Geral da Saúde

quarta-feira, 22 de julho de 2015

EM FORMA - Receitas e dicas nutricionais para desportistas

 

Especialmente destinado a todos os que praticam atividade física, este livro agrega uma cuidada seleção de receitas e de dicas para desportistas.
Para além da sugestão de receitas, ao longo da edição a nutricionista Natália Cavaleiro Costa responde a uma série de dúvidas e partilha pequenos truques e dicas práticos e muito úteis, que irão permitir melhorar a performance do treino dos desportistas

domingo, 19 de julho de 2015

IX Memorial Francisco Lázaro 2015



Há um ditado popular " o rei vai nu..."

Foi como me senti hoje, não que me considere rei, de modo algum, mas ao correr senti-me despido, isto (apenas) porque esqueci-me do relógio, horrível, criamos o hábito de correr com "gadgets" e quando por algum motivo não o temos, parece que caiu o mundo!

E o dia até começou mal, vou buscar a mamã mais que linda a casa, e ao olhar para o mostrador do carro, vi que o motor estava demasiadamente quente, ou a ventoinha não estava a funcionar ou o radiador estava sem líquido, que chatice pá, aborrecido, resmungava baixinho, felizmente o papá não precisava do carro e levei o dele!

Chegámos cedo ao local do crime (8:30) , mas sou assim e dificilmente (conseguirei) mudar, prova a cargo da Junta de Freguesia de Benfica, Clube Futebol Benfica e o Apoio Técnico da Xistarca realizaram esta nona edição da corrida Memorial Francisco Lázaro, paralelamente uma caminhada na extensão de 2,5 km.

Francisco Lázaro foi um atleta que fez parte da primeira equipa olímpica portuguesa nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, Suécia, onde participou na maratona, tendo desfalecido durante a prova e falecido poucas horas depois.

Partida às 10 horas nas imediações do Estádio Francisco Lázaro, pertença do Clube Futebol Benfica "Fofó" como é popularmente conhecido e com (grande) tradição no futebol feminino português, num percurso citadino e dificuldade acentuada, só para não dizer dura!

Eventualmente um milhar de participantes ou pouco menos, nos dois eventos, quilómetros marcados em placas garrafais, água a meio do percurso e final e terminamos dentro do relvado, onde estava instalada a meta de chegada, gostei do novo chip, sem termos que usar o arame, t-shirt técnica (branca) gira e dorsal personalizado de boa qualidade, para quem gosta de coleccionar.

Agora aspectos menos positivos, apesar de ter (muita) consideração pela Xistarca, pioneira nas corridas de rua no nosso País, tenho a  realçar o seguinte: acho exorbitante o valor de 6 euros para uma Caminhada de 2.5 Km, se existe a possibilidade de levantar o dorsal no dia da prova, porque não o fazer, poupa-se tempo, dinheiro em deslocações e entregam a t-shirt no final, se é este o problema, e achei muita confusão, não sei explicar , mas como todos nós todos, há dias bons e outros nem por isso!


No capítulo pessoal, se poderia ser melhor, poder até podia, mas nunca vos aconteceu, sentirem-se bem e a prova não correr bem e também o contrário, estarmos bem e a prova correr mal, pois é o que se chama bioritmo, e o meu que deve estar todo baralhado :)

Relativamente aos treinos para a Maratona de Lisboa, sofreram um certo revés, não tendo conseguido cumprir na íntegra o plano, se limitar-me a correr com frequência já será muito bom, pois (infelizmente) nunca tive a rotina do treino, embora este mês já tenha corrido 80 Km e acrescentando mais os 10 de hoje, dou-me por contente!

Próxima prova ainda há alguma indefinição, sei que apenas estou inscrito na Corrida do Aeroporto, pelo meio pretendo fazer a estreia na Meia-Maratona S. João das Lampas(12/09), no dia seguinte Corrida do Tejo, ambas apenas para adquirir ritmo e dia 20 de Setembro ainda indeciso, se receber o convite ponderarei ir fazer a Meia-Maratona do Porto, caso contrário faço a Corrida Linha Destak/Médis.

Termino felicitando a iniciativa de 1€ reverter a favor de uma instituição de solidariedade! Parabéns!

Umas boas férias a todos, mas não parem totalmente, porque como digo não há melhor investimento que a prática do exercício físico que tem um conceito diferente de desporto.






Mais fotos Amantes da Corrida: aqui
Classificação Geral: aqui
 
 
 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Glow Run - O Jamor / Estádio Nacional vai brilhar como nunca!

 
 
No próximo dia 19 de Setembro, O Jamor / Estádio Nacional vai brilhar como nunca.
 
A GLOW RUN, evento nocturno que junta uma actividade saudável como a caminha/corrida a muita diversão e festa .
 
Ao longo dos seus 5km, por entre bosques, lagos e o estádio nacional, os seus participantes vão ser confrontados com um conjunto de animações e luz e música terminando numa fantástica Glow Party c/dj onde poderão terminar a noite dançando e divertindo-se.
 
A GLOW RUN é um evento transversal, para todas as idade e condições físicas. A GLOW RUN é para todos, um momento para ser partilhado entre amigos e famílias.
 
Sob o tema da fluorescência a na GLOW RUN o protagonista são os seus participantes, que fazem deste evento uma fantástico espectáculo de luz e cor.
 
O programa incluí ainda no seu início uma sessão de aquecimento de Zumba, para que todos se animem e preparem para uma experiência única.
 
Gostaríamos de poder contar convosco. Com o vosso brilho a festa será ainda maior. Lets Glow!
 
Aproveitem as condições de lançamento até ao próximo dia 26 de Julho.
11.90 em equipa de no mínimo 4 pessoas
13.40 individual
O bilhete inclui Tshirt + kit glow + água + seguro +  uma noite perfeita.
 
Inscrevam-se online em:
http://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/28337-glow_run_oeiras_jamor-glow_run_lisboa/
ou nos ponto de venda habituais
 
Sabe mais em. www.glowrun.pt ou no nosso facebook GLOW RUN PORTUGAL

Onyria Running Challenge contribui para o lançamento do projeto Casa Porto Seguro, da Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Mais de 600 atletas participaram na Onyria Running Challenge
 
 
Onyria Running Challenge contribui para o lançamento do projeto Casa Porto Seguro, da Associação Portuguesa Contra a Leucemia
 
No passado domingo a estrada do Guincho encheu-se de cor, alegria, boa disposição e espírito solidário na 2ª edição da “Onyria Running Challenge”, organizada pelo Grupo Onyria. O desafio reuniu perto de 650 atletas, entre profissionais e amadores do running, junto à casa da Guia em Cascais, para uma corrida de 10 km ou uma caminhada de 4 km à beira-mar.
 
Nem o sol, nem o calor impediram os amantes da modalidade de participar com alegria e determinação numa jornada que percorreu a magnífica costa da Guia até à praia do Guincho. Na Onyria Running Challenge o valor das inscrições foi revertido na totalidade para o projeto Casa Porto Seguro da APCL – Associação Portuguesa Contra a Leucemia, uma iniciativa que pretende ajudar doentes oncológicos com dificuldades económicas, através da construção de uma casa para alojar familiares e amigos durante o período de tratamentos no IPO de Lisboa.
 
Comparativamente á edição anterior da “Onyria Running Challenge” em 2015 quase se duplicou o número de participantes. Paulo Figueiredo, Diretor Geral de Operações do Grupo Onyria em Cascais, mostrou-se feliz com o resultado final de participantes já que “o objetivo final foi cumprido e em conjunto ajudámos a chamar a atenção para o importante papel da Associação Portuguesa Contra a Leucemia – APCL – na procura de uma melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos. E depois de terminada a 2ª edição da corrida, posso afirmar que temos uma certeza: no próximo ano iremos realizar novamente a Onyria Running Challenge para reforçar o nosso apoio a esta causa. E os objetivos para 2016 será atingir os 1000 atletas participantes entre a caminhada e a corrida.
 
 
Sofia Sá Cardoso, Diretora Executiva da APCL, dá o seu testemunho sobre a “Onyria Running Challenge” e afirma que “para além da caminhada ser num local lindíssimo, sentia-se no ar um espírito de solidariedade, camaradagem e entreajuda muito gratificante. Mais uma vez felicito o Grupo Onyria por todos os valores que promove junto dos seus colaboradores. Seria óptimo se mais empresas encarassem a responsabilidade social desta forma, fazendo efectivamente diferença! As receitas angariadas com esta corrida permitem à Associação Portuguesa Contra a Leucemia percorrer mais alguma distância a caminho da nova meta: a concretização do projecto  Casa PORTO SEGURO. Este ano eu pessoalmente fiquei-me pela caminhada de 4 km. Espero em 2016 repetir a experiencia mas desta vez correr os 10km!”
 
Os primeiros a cortar a meta foram premiados com troféus e estadia dupla de uma noite no Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, tendo sido Hélder Grosso, da equipa GFD Running, o vencedor na categoria masculina e Vera Nunes, do Sport Lisboa e Benfica, na categoria feminina.
 
Para além da corrida aberta ao público, o Grupo Onyria lançou ainda um outro desafio, desta vez, destinado aos seus colaboradores mais audazes: uma super maratona de 260km entre Cascais e Lagos, passando pelos locais mais bonitos do litoral Sul. Com uma duração de 28 horas e 43 minutos, a maratona teve início na Estrada do Guincho local da corrida, pelas 11h30 do dia 12 de julho, e terminou no Onyria Palmares Beach & Golf Resort em Lagos, no Algarve, pelas 14h13 do dia 13 de julho, de notar que os atletas Onyria conseguiram baixar em 1 hora e 15 minutos o resultado de 2014.
 

terça-feira, 14 de julho de 2015

Inscreva-se pela SPEM na Rock 'n' Roll Maratona de Lisboa edp e ajude-nos a ajudar!

 

O verão vai bem lançado com muitas conquistas com a camisola "mágica" ao peito. Desde o início de junho, cumprimos já mais de 2.800 quilómetros contra a Esclerose Múltipla. Nada melhor do que aproveitar o verão para preparar as conquistas do final de ano.

Em outubro, a cidade de Lisboa irá acolher mais uma Rock 'n' Roll Maratona de Lisboa edp. Com três distâncias possíveis, esperam-se várias dezenas de milhares de participantes nesta emblemática prova.

Tal como aconteceu em 2014, os atletas da equipa EM'Força poderão inscrever-se com o seu donativo para a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Com o apoio do Maratona Clube de Portugal, a SPEM tem, assim, disponíveis 5 inscrições para cada uma das distâncias:
  • Rock 'n' Roll Maratona de Lisboa edp (42 Km), 40€;
  • Rock 'n' Roll Meia Maratona Vodafone RTP (21 Km), 25€;
  • Mini Maratona EDP (6 Km), 10€.
Como sempre, a inscrição em qualquer uma das provas junto da SPEM reverterá na totalidade a favor desta instituição. A todos os atletas que estiverem interessados em vestirem a camisola "mágica" da EM'Força nesta prova, pedimos que nos contactem para o endereço geral@emforca.pt.

Bons treinos!
 

15º TRILHO DOS MOUROS - ARESTAL 2015

15º TRILHO DOS MOUROS - ARESTAL 2015
 
 

 
INSCRIÇÕES A PREÇO REDUZIDO SÓ ATÉ À PRÓXIMA 4ª FEIRA!!!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES EM HTTP://ARESTAL.TERRASDEAVENTURA.NET
 
NÃO FALTES A ESTA CLÁSSICA DA CORRIDA EM MONTANHA EM PORTUGAL, TAMBÉM COM PERCURSO PARA CAMINHEIROS QUE LHE DARÁ A MOSTRAR A BELEZA DA SERRA DO ARESTAL E CONCELHO DE SEVER DO VOUGA. 

Grande Trail da Serra D´Arga® 2015

 
Grande Trail da Serra D´Arga® 2015
 
O Grande Trail da Serra D´Arga realiza-se nos dias 26 e 27 de Setembro de 2015,  sendo organizado pela Carlos Sá Nature Events® com a colaboração da Desnível Positivo. Conta ainda com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo e das Juntas de Freguesias de Dem, União de Freguesias de Arga (Baixo, Cima e São João), Montaria e Estorãos, num território comum de excelência, pertencente à rede natura 2000 – a Serra d’Arga. A sua apresentação pública decorreu no passado dia 10 em Viana do Castelo perante um navio Gil Eannes repleto.
Antes das novidades sobre a edição de 2015 anunciadas por Carlos Sá, os vice-presidentes das câmaras municipais de Viana do Castelo e de Caminha, anunciaram ideias para dotar este evento cada vez mais como o melhor do panorama nacional e, que esta “é a altura de dar o salto”. Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aproveitou ainda para anunciar a intenção de dotar a freguesia da Montaria com condições para acolher cada vez mais os praticantes desta modalidade.
 
 
 
No seguimento das ideias lançadas pelos representes das autarquias, Carlos Sá lembrou que pela Serra d’Arga passa também o futuro e que na actualidade é frequentada por dezenas de praticantes da modalidade, que a procuram todos os fins-de-semana para treinar e, com essa prática, outras atividades foram-se dinamizando, dando um contributo no fomento da economia da região. O Trail Jovem, realizado no alto da Srª do Minho pretende simbolizar isso mesmo. Local de junção dos três territórios, onde o espirito de união, tão característico desta modalidade, se projeta no futuro, com os praticantes do amanhã!
 
Após quatro edições de consolidação do evento, com o número de participantes sempre a crescer, este evento tornou-se provavelmente o mais competitivo do país, sendo seguramente um dos mais participados e concorridos do panorama nacional. Esta V edição de 2015 continua a crescer, quer em número de participantes, quer em número de provas. Este ano o evento será, mais do que nunca, realmente para todos, com a criação de condições para a participação de pessoas com mobilidade reduzida.
 
Outra das novidades da edição de 2015 é o GTSA Sunset, prova realizada no sábado dia 26, ao fim da tarde e com grau de dificuldade técnico e físico acessível a todos quantos agora se iniciam na modalidade. No total são 6 provas competitivas, uma caminhada e o Trail Jovem. Como particularidade nesta logística considerável existem provas a começar e a terminar nos três municípios, num reforço de coesão do território e de gestão de esforço e união.
 
Programa
Sábado dia 26 de Setembro

GTSA- Vertical - cerca de 4,5 km's e 800m D+, com concentração no Parque de Campismo de Pentieiros, partida na freguesia de Estorãos e chegada no alto da Senhora do Minho
Trail Jovem – partida e chegada no alto da Senhora do Minho, com várias distâncias, de acordo com as várias faixas etárias dos pequenos participantes
GTSA Sunset – cerca de 17km’s e 600 m D+ (partida e chegada em Caminha)
Caminhada – cerca de 10 km’s e 300m D+ (partida e chegada em Caminha)
 
Domingo dia 27 de Setembro
Ultra Trail - cerca de 53 km's e 3 000m D+ (partida e chegada em Dem)
Trail Longo - cerca de 33 km's e 1 900m D+ (partida em Dem e chegada na Montaria)
Trail Longo - cerca de 23 km's e 1 000m D+ (partida na Montaria e chegada em Dem)
Trail Curto - cerca de 13 km's  e 3 600m D+ (partida e chegada na Montaria)
 
A distância rainha, com 53 km’s é, pelo 3º ano consecutivo, prova do circuito nacional trail ultra da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal), tendo esgotado escassas horas após a abertura das inscrições. Neste momento, as restantes distâncias contam já com mais de 2000 inscrições, estando prestes a esgotar as distâncias de 33km’s e 23 km’s. Esperam-se, no fim-de-semana do evento, cerca de 3000 participantes de todo o país, incluindo regiões autónomas.
Cerca de uma dezena de nacionalidades estarão presentes e, além naturalmente dos muitos espanhóis presentes, o destaque vai para França, com cerca duas dezenas de participantes e, Cabo Verde, com oito participantes da sua selecção nacional, que trazem até à região os seus melhores atletas, destacando-se entre eles Danilson Pereira (vencedor da distância maratona, na Transvulnacia 2015, e da Artenara Trail, nas Canárias, há apenas três semanas).
 

         Danilson Pereira

Da cena nacional, a competição será seguramente intensa pois, além dos vencedores da edição de 2014, estarão presentes muitos outros valores que têm estado assiduamente nos lugares cimeiros das provas dos circuitos nacionais de trail da ATRP, entre outros que lutam por lugares de destaque em provas de referência mundial, incluindo aquelas que fazem parte do circuito mundial da modalidade.
De entre os nacionais presentes, destacamos apenas alguns (a título de exemplo) dos muitos nomes a lutar pelos lugares dos pódios nas várias provas:
 
André Rodrigues - Vencedor em 2013 e 2014
Hélder Ferreira - 2º classificado em 2014; campeão nacional em 2014; melhor português no campeonato do mundo 2015
Rui Seixo - 3º classificado em 2014;
Ricardo Silva e Jérôme Rodrigues (equipa vencedora do Gerês Trail Adventure  2015)
Amândio Antunes (vencedor a solo do Peneda-Gerês Trail Adventure)
 
Ester Alves - Vencedora 2014, campeã nacional 2015, 8ª UTMB2014, 6ª Trangrancanaria 2015                                         
Lucinda Sousa - 2ª classificada em 2014; campeã nacional em 2014; melhor portuguesa no campeonato do mundo 2015, 7ª Trangrancanaria 2015        
Cristina Ponte - 3ª classificada em 2014;
Sofia Roquete - 4ª classificada em 2014;
(…)
 
A provar a transversalidade e o facto de ser um evento incontornável na região, de importância cada vez maior no panorama nacional da modalidade, a presença nesta sessão pública de nomes como Rui Sousa, ciclista da equipa Radio Popular Boavista, Manuela Machado, campeã do mundo de maratonas em 1995, Augusto Canário, nome incontornável da música popular ou ainda Jorge Matos Pereira, da Associação Mobilitas - uma associação sem fins lucrativos, que tem como objectivo supremo a promoção da integração das pessoas com mobilidade reduzida na sociedade.
   
 
Exposição fotográfica Viver o Trail – GTSA
 
 
   (Foto - Carlos Sá Nature Events)
 
No âmbito do Grande Trail Serra d’Arga, inaugurou-se também a exposição itinerante “Viver o Trail GTSA”, com trabalhos de 15 fotógrafos que participaram no concurso com o mesmo nome. Os trabalhos agora expostos resultam de uma paixão comum pela natureza, fotografia e desporto. Todas as imagens foram captadas na IV edição do Grande Trail Serra d’Arga (2014), no âmbito do concurso fotográfico “Viver o Trail – GTSA”. A exposição percorrerá os 3 municípios, até à data do evento, altura em que se encontrará em Caminha.
 
O público votou nos trabalhos expostos na página oficial do evento, tendo sido entregues os prémios aos vencedores:
 
1º lugar - Marlene Lopes – foto “Nada me limita”
2º lugar - Vítor Pinto – foto “Espírito do trail”
3º lugar - Hélder Azevedo – foto sem título
 

terça-feira, 7 de julho de 2015

II Caminhada Jacinto Nogueira | Passo a passo a comunidade ajuda o IPO-Porto

 
I
 
Passo a passo a comunidade ajuda o IPO-Porto
 
12 de julho, 14h30, Santa Maria de Lamas
 
No âmbito das iniciativas promovidas pela comunidade que têm vindo a apoiar o IPO-Porto, contribuindo para ajudar a Instituição em melhorar cada vez mais as condições do doente, chega a 12 de julho, a II Caminhada Jacinto Nogueira, às 14h30, em Santa Maria de Lamas, freguesia de Santa Maria da Feira. Depois do sucesso do ano passado que juntou mais de 2 mil pessoas em prol da sua saúde e da causa do IPO-Porto, e que resultou em 14 mil euros, para esta edição o desafio é maior, pretendendo-se com a verba angariada adquirir uma carrinha para apoio aos doentes em domicílio. A organização da Caminhada é da associação União da Mata FC.
 
O presidente do IPO-Porto reconhece que “a Instituição tem muitos e bons amigos. Este tipo de ações impulsionadas pela comunidade tem permitido implementar francas melhorias nas mais diversas áreas, desde o investimento na investigação clínica às condições físicas do hospital para apoiar os seus doentes. O IPO-Porto é muito grato a todos aqueles que organizam e aderem a esta onda de solidariedade contínua”, conclui Laranja Pontes.
 

domingo, 5 de julho de 2015

Corrida TSF Runners - 2015



De volta aos "palcos"...

Agora que para muitos o calendário encerrou, (semana passada) com a carismática prova nocturna, Corrida das Fogueiras, é quando no início desta semana e mês (Julho), traçei e iniciei um plano, nunca o fiz, que visa correr a mítica distância em outubro (Maratona de Lisboa) e que melhor regresso que não nesta 2ª. edição da  Corrida TSF Runners.

Vamos lá ver se será desta vez, mas motivação não me falta...por enquanto!

Antes de começar, gostei da preocupação da TSF Runners, pequeno, mas grande pormenor em realizar a prova às 9 horas, seria equilibrado que organizações de outras provas ponderassem sobre esta questão, as elevadas temperaturas que se fazem sentir por todo o país é uma decisão sensata e na minha (modesta) opinião, só consigo ver vantagens, evita-se (maiores) riscos de desidratação, o dia fica maior, foge-se de do calor, ao contrário das provas que começam às 10 horas e outras até meia hora mais tarde, faz toda a diferença e todo o atleta amador ou profissional por regra gosta de acordar cedo seja para treinar ou participar nalguma prova.

Como referido no parágrafo anterior, tiro de partida (buzina) dado pelo vereador do pelouro do desporto de Lisboa em cima da hora certa, e que calor que já se fazia sentir, na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e perto do Centro Cultural de Belém, onde também estava instalada a meta de chegada.

Percurso (totalmente) plano e propício à obtenção de recordes pessoais, ao longo da Avenida Brasília e salvo erro, Avenida da Indías.

Quilómetros assinalados em placas, estavam inicialmente previstos dois abastecimentos ao terceiro e sétimo quilómetros, contudo houve um adicional por volta do nono quilómetro, os meus aplausos!

No final, novamente água e algumas lembranças, vencedores masculinos e femininos, Carlos Cardoso e Cláudia Pereira respectivamente.

No plano pessoal, posso categoricamente afirmar que me correu bem dentro do possível, apesar de ter dormido poucas horas, eventualmente fruto dos treinos realizados até que não fiz má prestação.

Oportunidade para (re)ver amigos e não só das corridas e poder confraternizar e visitar a pequena feira dos patrocinadores deste evento.

Pois para quem até já não escrevia há algum tempo, estou a esticar-me!

Despeço-me desejando boas-férias e não descurem a preparação física...

Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

sábado, 4 de julho de 2015

Corrida Solidária da Bosch está de volta para a sua 4ª edição



A Corrida Solidária da Bosch está de volta para a sua 4ª edição

Bosch reforça espírito solidário com corridas no Norte de Portugal
Corrida e caminhada Solidária Bosch em Aveiro e Ílhavo, a 13 de setembro
  Valor das inscrições e parcerias reverte para instituições de solidariedade social
 Desde 2012, mais de 150 mil euros já foram doados a instituições de solidariedade social


Estão abertas as inscrições para a quarta edição da Corrida Solidária Bosch, que vai ter lugar no próximo dia 13 de setembro, em Aveiro e Ílhavo. Os fundos recolhidos junto de parceiros e participantes serão doados a 5 instituições de solidariedade social de âmbito local e ao IPO Porto.

Pelo quarto ano consecutivo, a Bosch Portugal volta a encher a cidade de Aveiro com uma das corridas mais solidárias de Portugal. As últimas edições foram marcadas pelo sucesso tanto ao nível de participantes como do valor angariado para várias instituições de solidariedade social de âmbito local e nacional. Organizada com parceiros locais, nomeadamente as Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, a Universidade de Aveiro e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a iniciativa contou, nas edições anteriores, com cerca de 6.000 participantes, e entregou mais de 150 mil euros a instituições locais e nacionais. Este ano, a Bosch pretende ultrapassar o valor angariado em cada edição dos anos anteriores e garantir, desta forma, que instituições de solidariedade social tenham acesso a meios fundamentais para o seu crescimento.

O conceito desta iniciativa é diferenciador pelo seu carácter social. O valor angariado através do apoio de parceiros e das inscrições reverte totalmente a favor de cinco instituições: uma de âmbito nacional – IPO Porto – e quatro instituições locais - Centro Social de Azurva, Aveiro; Lar do Divino Salvador, Ílhavo; Associação Humanitária dos Bombeiros de Ílhavo; e ainda o Fundo de Social da Universidade de Aveiro.

“O impacto da Bosch na economia portuguesa é enorme. Mas isto não é suficiente para uma empresa como a nossa. Queremos apoiar ainda mais as comunidades onde estamos inseridos através de ações solidárias como a Corrida Solidária Bosch.”, diz Nathalia Pessôa, Diretora de Comunicação do Grupo Bosch em Portugal. “Não podíamos estar mais contentes com o que já alcançamos, e contamos com a ajuda de todos para continuarmos a ser uma das corridas mais solidárias de Portugal.”

A Corrida Solidária Bosch liga as cidades de Aveiro e Ílhavo no percurso de 10km em corrida, com partida da Calçada Carlos Paião, em Ílhavo, às 9h45, e através de uma caminhada de 4km com partida às 10h30, da Universidade de Aveiro. A organização aguarda a participação de mais de 3.000 pessoas.

Recentemente, a Bosch reforçou o seu espírito solidário sendo um dos principais patrocinadores da Corrida de São João de Braga, organizada pela RunPorto, e doou 25 mil euros à APPCDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga.

Para mais informações consultar www.bosch.pt e Facebook Bosch Portugal.
Para inscrições e regulamentos, aceder a corridabosch.fullsport.pt

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ROCKPORT inicia época de promoções com desconto até 50%


DE 01 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO
ROCKPORT INICIA ÉPOCA DE PROMOÇÕES COM DESCONTOS ATÉ 50%
De 01 de julho a 30 de setembro, em todas as concept stores da marca Rockport, empresa americana pioneira em calçado cosmopolita com tecnologia desportiva integrada, é possível adquirir modelos da coleção de verão 2015 com descontos até 50%.
A coleção masculina e feminina para o verão de 2015 possui um design contemporâneo em modelos casuais, formais e desportivos. Os materiais utilizados são suaves e flexíveis e os tons pastel destacam-se enquanto tendência.
Os modelos de senhora incluem pumps essenciais a ter no closet, para além de sabrinas, sandálias abertas e ténis. Os modelos de homem destacam o look empresarial conferido pelos Cap Toe e Plain Toe, a versatilidade dos Oxford e botas Chukka e o desportivismo dos ténis.
Todos os modelos Rockport convidam a que se viva mais e acompanham o quotidiano, desde o início até ao final do dia, com a maior leveza nos pés. Esta caraterística é conseguida através da inovadora tecnologia ADIPRENE® by adidas que permite reduzir o impacto do andar no calcanhar, ao mesmo tempo que energiza para novas passadas potenciando, assim, todo o conforto no caminhar.  
A promoção é válida de 01 de julho a 30 de setembro em todas as concept stores Rockport. Aplicável na coleção verão 2015 e mediante stock existente. Não aplicável na coleção permanente de sapatos de vela e mocassins.