terça-feira, 19 de setembro de 2017

Novo estudo da APCOI revela que 28,5% das crianças em Portugal têm excesso de peso

Novo estudo da APCOI revela que:
28,5% das crianças em Portugal têm excesso de peso

28,5% das crianças em Portugal entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas, de acordo com os resultados do mais recente estudo divulgado esta manhã pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016-2017, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).
Os resultados regionais do novo estudo da APCOI são ainda mais alarmantes: as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso com 36,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo desde logo seguida pela Região da Madeira com 36,4%. No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se a Região Norte com 31,4%, a Região Centro com 28,8%, a Região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a Região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%.
De notar ainda que a região da Madeira registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4% e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.
Impacto do projeto «Heróis da Fruta» no Estado Nutricional dos alunos
A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras: comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%.
Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto «Heróis da Fruta», tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

Foi também a Região da Madeira que registou as maiores e mais positivas diferenças no momento pós intervenção do projeto «Heróis da Fruta», em todas as categoriais do Estado Nutricional, nomeadamente: redução de Pré-Obesidade (1,5%), redução de Baixo Peso (1,9%) e aumento de Peso Normal (6,2%).

Destaca-se ainda a Região do Algarve que conseguiu alcançar a maior redução do baixo peso com uma percentagem de 2,8%.

Metodologia do Estudo
Esta investigação da APCOI foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» no ano letivo 2016-2017. A recolha de dados, através da aplicação de um questionário antes e depois das 12 semanas de intervenção do projeto, foi reportada à APCOI pelos professores e decorreu entre os dias 16 de outubro de 2016 e 20 de janeiro de 2017. A amostra global deste estudo é composta por 17.698 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.
 
O relatório final deste estudo apresentará mais resultados sobre hábitos alimentares e estilos de vida das crianças portuguesas que serão divulgados publicamente pela APCOI nas próximas semanas.
Inscrições abertas para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta»
Depois do sucesso obtido no último ano letivo, arrancam esta semana as inscrições para a 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que pretende continuar a prevenir a obesidade infantil nas escolas.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI: O projeto Heróis da Fruta é atualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam”sublinhando ainda que “no último ano letivo o projeto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país”.
 
A adesão à 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta» é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL's, públicos ou privados, sendo apenas necessária uma inscrição através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868 até ao dia 13 de outubro de 2017.