quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Treinos abertos ao público na Via Algarviana com Ester Alves

Treinos abertos ao público na Via Algarviana com Ester Alves


Ester Alves está entre as 10 atletas da elite feminina do trail mundial e vai liderar os treinos gratuitos e abertos ao público a realizar à margem da Algarviana Ultra Trail (ALUT).


A Algarviana Ultra Trail, a “prova que vai pôr o Algarve à prova”, tem início a 30 de novembro, em Alcoutim junto ao Rio Guadiana, e termina a 3 de dezembro junto ao Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo.

Pelo caminho de 60 privilegiados atletas, de 6 nacionalidades, estão as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique. São 300km pelo interior algarvio, em que os atletas atravessam em 72 horas os pontos mais altos do Algarve.

Ester Alves vai estar presente nesta primeira edição da ALUT, acompanhando e participando em treinos gratuitos e abertos ao público. No dia 1 às 10h o Treino aberto é entre Salir e Barranco do Velho. No dia 2 também às 10h, a Ester acompanha o Treino aberto entre o Marmelete e Monchique. No domingo, dia 3, o treino é às 11h entre o Cabo de S. Vicente e Vila do Bispo. Os treinos têm um máximo de 15km e realizam-se sempre no sentido oposto ao do ALUT.

Para além dos treinos, a Ester vai estar na partida dos atletas, às 18h30 de 30 de novembro em Alcoutim, e acompanha-os nos primeiros 15/20 km de prova.

Ester nasceu no Porto, onde é investigadora na Faculdade de Medicina. Começou o seu percurso desportivo no remo, onde integrou a Seleção Nacional. Mais tarde passou pelo ciclismo, representando Portugal em várias provas internacionais. A paixão pelo trail nasceu ao participar no Ultra Trail dos Amigos da Montanha em 2011. Desde então tem-se destacado na modalidade a nível mundial.

O ALUT atravessa 9 concelhos do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Bras de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo) e o percurso é quase exclusivamente na Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13). A prova decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia.

“É um evento desportivo de trail running que vai percorrer a região de um extremo ao outro dando a conhecer a beleza do seu interior e decorre na sua quase totalidade na Via Algarviana”, explica Germano Magalhães, presidente assembleia geral da associação desportiva Algarve Trail Running (ATR), principal organizadora do evento.

A Via Algarviana está inserida maioritariamente no interior algarvio, tem história, natureza e um percurso de excelência para a prática de várias atividades desportivas. Uma combinação de fatores que atraíram inscritos de países como – Portugal, Espanha, Brasil, Equador, Uruguai, Escocia. Os portugueses representam o grosso dos inscritos, com atletas de norte a sul do país e ilhas.

O evento tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das economias do interior do Algarve, combate à sazonalidade por via do turismo desportivo/cultural. Os atletas irão percorrer quase exclusivamente a grande rota da Via Algarviana.

O ALUT é co-organizado pela RTA – Região de Turismo do Algarve, com o apoio da ANA – Aeroportos de Portugal, VISACAR, Toyota-Grupo Salvador Caetano.


A equipa da ATR – Algarve Trail Running responsável pela organização e direção do ALUT é reconhecida pelo organização de outros eventos de trail running, entre outros, o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena e o Trail Ossonoba.