terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ilha do Sol acolhe Columbus Trail pelo terceiro ano consecutivo

250 atletas correm em Santa Maria no próximo sábado

Ilha do Sol acolhe Columbus Trail pelo terceiro ano consecutivo


A ilha de Santa Maria, nos Açores, conhecida como Ilha do Sol, vai receber cerca de 250 atletas de 11 nacionalidades diferentes, que participam no Columbus Trail®, um evento desportivo de trail running com a chancela Azores Trail Run®. O Columbus Trail® é composto por três provas: Columbus Grand Trail – 77Km, Columbus Marathon – 42Km e Columbus Half Marathon – 22Km).

Começámos em 2016 com 80 atletas, passámos para 120 em 2017 e agora mais do que duplicámos o número de participantes nesta terceira edição. A ilha de Santa Maria tem um potencial inegável nos seus trilhos e a adesão em massa de atletas de elite de todo o mundo demonstra que a prova tem muito para crescer dentro do universo Azores Trail Run®. O nosso objetivo sempre foi posicionar a Columbus Trail entre as provas mais apetecíveis no arranque do ano e a presença de atletas como Thomas Farbmacher, Peter Fankouser, Lukas Sörgel, Thomas Wagner, Michelle Maier ou os portugueses Tiago Aires e Olívia Sousa demonstram que estamos no bom caminho”, afirma Mário Leal, diretor da prova.

O Grand Trail tem partida e chegada em Vila do Porto. Às 6h de sábado, dia 24 de fevereiro, 61 atletas, 50 homens e 11 mulheres, partem do Forte de São Brás para completar 77km, com 2740 m D+, num tempo limite de 16 horas. No total estão operacionais seis postos de abastecimento ao longo desta prova. A maratona tem partida às 10h em Santa Bárbara e um tempo limite de 9h e a meia maratona parte da Ermida Nª Srª Fátima às 13h e tem que ser completada em 6 horas. As três provas têm chegada no centro de Vila do Porto.

A prova mariense tem este nome por evocar a passagem do navegador Cristovão Colombo pela ilha de Santa Maria, nos últimos dias do mês fevereiro de 1493, como documentado no diário de bordo do responsável pela descoberta da América do Norte.

A primeira edição da prova aconteceu em 2016 e o grande vencedor da prova de 77km foi o austríaco Tom Wagner, enquanto que na prova de 42 km foi o inglês Tom Owens a vencer, ambos atletas da Salomon. Em 2017, destaque para a vitória do português Armando Teixeira, que completou os 77 km da ultra maratona em 07h29m19s, estabelecendo um novo recorde para aquele percurso. Na maratona, o polaco Kamil Leśniak foi o mais rápido enquanto que na meia maratona, prova introduzida nesta edição, foi Manuel Moreno a sagrar-se vencedor.

O Columbus Trail é uma organização Azores Trail Run® em parceria com a Direção Regional do Turismo do Governo dos Açores e conta com o apoio da SATA.