domingo, 25 de janeiro de 2009

XX Grande Prémio Fim da Europa



Dificilmente haverá prova mais bonita...e dura, mas sem dúvida com percurso único.

Prova de aproximadamente 17 Km, com início em Sintra, a vila Património Mundial da UNESCO e meta no Cabo da Roca parte mais ocidental da Europa "donde a Terra se acaba e o mar começa", escreveu Luís de Camões nos Lusíadas.

Quando chegamos fizemos um prévio aquecimento, onde avistei os " velhotes" que me dão literalmente grandes bigodes, o Gilberto Gonçalves e o amigo inseparável João Fandango que após breves alongamentos deram-me algumas dicas do exigente percurso.

Partida pontualmente efectuada às 10H:00 na Fonte Mourisca, começa-se logo a subir pela Rampa da Pena, subida bastante acentuada, logo ao terceiro Km parei exausto com dificuldades a respirar e comecei a andar, foi a primeira corrida em que parei, nunca outra prova me fizera andar, voltei a correr novamente, estava a fazer cerca de 7 minutos por Km, ao menos dava para apreciar a paisagem e enquanto corria senti o cheiro de sauna... era o cheiro intenso dos eucaliptos!

No topo da Serra a vista é imponenente e incomparável e após a Zona Florestal da Peninha por volta do nono e até ao décimo primeiro Km voltei a andar, a desvantagem de não conhecer o trajecto da prova, factor que foi preponderante para ter feito paragens que nunca tinha feito.

Apartir do 11º.Km foi sempre a descer, passando por Azóia a meta logo ali estava instalada.

Acho que o grau de exigência do percurso é elevado principalmente nos 10 primeiros kilometros, mas quem faz esta prova, fará com relativa facilidade uma meia-maratona.

Prova bastante bem organizada, com dois abastecimentos e no fim uma grande tenda, iguais as dos casamentos e baptizados com mesas farturosas de salgados, doces, frutas, águas e bebidas.