domingo, 24 de maio de 2009

I Meia Maratona/Caminhada na Areia




Eu e o Hamilton decidimos ser cautelosos e prudentes, até porque quero encerrar a época bem e se não puder ser em boa forma que seja ao menos razoável, nas poucas provas que ainda faltam e tenho especial carinho e prazer (Corrida do Oriente; Marginal à Noite e Corrida das Fogueiras que nunca fiz mas dizem ser emblemática e linda) e optamos por fazer a caminhada a correr, em vez de fazer a prova principal.

Chegamos à Costa da Caparica às 09H: 00 e logo após o estacionamento perto da partida, ao dirigirmo-nos para levantar os dorsais, no passeio avistei uma cara familiar, mas hesitei e comecei a soletrar e a falar sozinho ... Mário...Mário...Mário, o meu irmão não percebia o quê e o porquê de repente estar a dizer Mário, mas logo de seguida gritaram pelo meu nome, era o grande e ilustre Mário Lima, que tinha a esperança de encontrar, só que estava à espera de o ver com o famoso boné azul, após um abraço e aperto de mão vigorante e caloroso e breve troca de palavras tivemos que nos separar...mas por pouco tempo !

No levantamento dos dorsais enquanto o Hamilton falava com os colegas do G.D. Santander, reconheci e cumprimentei o atleta e bloguista Fernando Andrade, do Cidadão da Corrida, e logo de seguida ao longe no aquecimento avistei e tive o privilégio de finalmente conhecer pessoalmente o António Almeida, do blogue Palavras de Corredor.

De regresso ao carro, para equipar, fomos para perto da partida onde voltei a encontrar o Mário Lima que teve a gentileza de apresentar-me o também bloguista simpático e amável Joaquim Adelino do Pára que não Pará, da mesma zona que eu a zona saloia.

Logo de seguida, começaram as duas provas, e rapidamente perdi de vista o Hamilton e o Mário que fizeram o percurso em maré vazia, piso duro, e juntos cortaram a meta.

Para auto motivar-me pensei na Maratona de Sables ou Maratona das Areias que ocorreu recentemente no final de Março, o castigo de seis dias, no deserto do Sahara marroquino (penso que 220 Km) é um dos mais difíceis do Mundo, onde a temperatura média diária é de 86 graus e sem terem a oportunidade de sentirem a brisa do mar !

O tempo estava óptimo e agradável para a prática desportiva, muitos participantes para ambas provas, mais de meio milhar, alguns a correr descalços (coragem) pois pode danificar as articulações, boa organização com abastecimentos suficientes (Km 5 e 10) constituídos por água e fruta diversa no final, pena foi não terem assinalado o regresso ao 5Km, e muitos caminhantes terem seguido em frente.

No regresso muito, mas muito longe bem no fundo avistava a longíqua e conhecida ,Torre das Argolas, onde na década 80 foram realizadas as primeiras "Sex Tapes" nacional, olhava para a areia e em outros momentos olhava para o lado esquerdo para contemplar o fascinante horizonte azul , com intenção de aproximar-me rápido da Torre, o que significaria que estaria perto de alcançar o objectivo final.
Sendo um treino pensei em fazer cerca ou mais de 75 minutos, mas após terminal, o tempo não oficial foi de 1:00;02; Calorias 768 Kcal ( 30%gordura); Batimento Cardíaco Máximo de 173 bpm( 96%) e média de 154 bpm( 86%).

Com o valor de inscrição de 5 euros, ainda proporcionaram uma relaxante massagem no final do esforço físico, feita pelos profissionais da EMMA (http://www.emma.com.pt/) e ainda tive a sorte de na marquesa ao lado, usufruir de novo da companhia do "Marius" sempre afável e disposto a partilhar dicas e conselhos que poderão ver no blogue: http://hojecorroeu.blogspot.com/, que adicionei recentemente, embora também tenha outros tantos de qualidade que abordam diferentes temas.

E eu que pensava que agora só iria "competir" daqui a 15 dias, o meu irmão disse-me que vai haver em Monsanto a I CORRIDA DIREITO RUGBY EUROPCAR, e que pelas informações da Xistarca, poderá ser uma corrida bastante interessante e tentarei já amanhã efectuar a respectiva inscrição.