domingo, 7 de junho de 2009

8ª. Corrida do Oriente


A partida foi dada às 10.00h na Zona Norte (no Parque do Tejo), e à semelhança dos anos anteriores, foi composta por duas corridas: uma de 10.000 metros com distância certificada, e uma corrida de 2.000 metros de convívio/caminhada com o percurso realizado ao longo da zona do Parque das Nações.

Para além dos prémios e troféus atribuídos aos primeiros classificados, e com a inscrição a 4 euros ofereceram um saco com a T-shirt da Corrida, uma caneca comemorativa da Vista Alegre e outras lembranças, além de um sorteio no final.

Conjuntamente com a corrida, houve animação com música, aulas de aeróbica (aquecimento) com poucos participantes, insufláveis, distribuição de brindes, e muito mais, que proporcionaram momentos de bom convívio entre todos os participantes.

À semelhança das edições anteriores, este evento tem como objectivo, apoiar causas sociais. Este ano a Corrida do Oriente visou a construção da futura Igreja do Parque das Nações e a Associação Navegar, instituição com projectos humanitários, sociais e culturais em Portugal e São Tomé e Príncipe.

Após ter exercido o meu dever/direito de voto e cidadania, para as Eleições para o Parlamento Europeu, que não prescindo, tendo até hoje votado sempre, excepto umas eleições longuíquas que não recordo o ano, meados de 90, em que ocorreram em pleno Agosto quando estava de férias no Algarve, fui ter ao ponto de encontro às 09H 00, conforme estava combinado com o Miguel.

O tempo esteve óptimo e agradável, em relação às últimas provas que fiz, temperatura fresca e amena, percurso acessível, e a meu ver com mais de 2000 atletas.

Esta prova é uma das minhas eleitas e preferidas, e mais uma vez confirmou pela excelente organização, pena no final a demora excessiva para a entrega das lembranças, percurso idêntico ao ano passado, em asfalto e paralepípedo, com abastecimentos ao 4 Km e 7 Km.

Antes, durante e após estive com "gente" habitual e que gostam de "sofrer", logo de início o Jorge fez o grato favor de levantar o dorsal, corri lado a lado com o Miguel até ao 6 Km, o Gregório que acordou tarde para a prática desportiva, e corre apenas a 1 ano, está uma autêntica gazela tempos abaixo dos 45 minutos, o José Lopes que passou rapidamente por mim ao 4/5 Km e deu-me uma palmadinha, o Mário Lima velozmente ultrapassou-me ao 2/3 Km, o Gilberto já estava com o saco quando cortei a meta, durante a espera de entrega das lembranças estive novamente com o Mário e com o Gameiro e falamos de uma eventual meia-maratona em Outubro na cidade de Londres e do péssimo jogo da Selecção Nacional, a Glorinha que participou na caminhada também já lá estava, e logo a seguir o Carlos Dias aproximou-se à nossa beira.

Para o amigo Mário Lima um abraço especial e o desejo de rápidas melhoras, para poder ter o privilégio de estar consigo e poder partilhar a amizade e experiência em futuras corridas. (Cuidado com as Kizombas!)

No próximo Domingo não vou correr mas irei fazer o TREINO DE PREPARAÇÃO PARA A MARGINAL à NOITE 2009, integrado na iniciativa "MEXA-SE" que vai encerrar ao trânsito a Estrada Marginal, entre as 10h e as 13h.

Estava aguardar pela classificação oficial, mas como ainda não foram divulgadas, e como estou de férias esta semana, amanhã farei um novo post acerca desta Corrida.

Dados e tempo não oficial da corrida:

Tempo relógio: 52´15"
Ritmo corrida: 5:06 min/km
Calorias: 1070 Kcal (20%)
Heart Rate Máx: 184bpm (102%)
Heart Rate Avg: 170bpm (88%)