domingo, 14 de fevereiro de 2010

20Km Cascais / 5 Km rapidinha

Organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Centro de Cultura e Desporto do Município, com apoio técnico da Xistarca, a partida foi dada às 10H:00, junto à Baía de Cascais, mais uma edição denominada XXVI prova “20 Km de Cascais” e “Rapidinha de 5 Km”, destinadas a promover a prática de desporto ao ar livre nas ruas do concelho.

A Praça 5 de Outubro funcionou como ponto de partida e de chegada. A partir daqui os atletas dividiram-se pelas duas provas, consoante a sua vontade, preparação e resistência física.

Depois de uma breve pausa de duas semanas sem participar em provas, deparo-me  com  a intenção de correr pela 2ª.vez consecutiva na distância dos 20 Km entre a Vila de Cascais e o Guincho.

Esta competição foi como que  um treino, se assim poderei dizer, ou preparação para a Meia-Maratona de Lisboa, precisamente de hoje a daqui  um mês, onde tenho como objectivo principal e do ano melhorar substancialmente o meu registo em menos de 2 horas e desta vez com a presença do GPS, de seu nome Miguel Cansado, que faz questão de participar nos grandes eventos populares e iremos correr com as cores da HOVIONE.

Foi com natural  agrado que tive a companhia do mano Hamilton, do sportinguista  Rui Gameiro, e também da presença do Grande aniversariante Rui Carmo,além disso  o privilégio de ter visto pessoal destas andanças, uns que vão reconhecendo-me pelo blogue e incentivando com palavras de apoio e gritando pelo nome.

Esta prova proporciona correr ao lado do mar, o que é de uma beleza singular, estive bons minutos na companhia do José Lopes onde deu até tempo para irmos falando, e já quando estava aproximadamente ao 13 Km, parei o andamento por pouco tempo para dar um abraço ao amigo Mário Lima que já fazia o retorno para a meta de chegada.

Apesar de ter visto o José Melo no início e durante a prova, no final também estava na meta a dar apoio e incentivo, assim como avistei de longe o Gilberto"Tartaruga" e o Gregório"Caracol," só faltou mesmo o Fandago"Lesma" os "ditos" fizeram-me sinal  na companhia de duas loirinhas... o nome passe a publicidade ou era Sagres ou Super-Bock :))

Relativamente ao perfil da prova, apesar de acessível, no regresso o frio ganhou outro aliado forte, o vento frontal característico do Guincho que fazia questão de impedir os nossos movimentos.

Quanto à organização da prova , opinião meramente pessoal,  nada a apontar, apesar do incidente com alguns atletas no final , o Hamilton contou-me no carro  que por causa dos medalhões, quase que se envolviam à pancada, tirando este pormenor que não compromete a organização,  percurso com belo cenário, Km's todos assinalados, abastecimentos suficientes e o espiríto da folia no ar, com muitos mascarados, eram ele/as padres, freiras, saloias, peixeiras... realce igualmente para a brilhante iniciativa das inscrições gratuitas para os veteranos com mais de 65 anos de idade.

Para finalizar estas linhas, apesar de ter feito bem pior que no ano passado, o nome já ficou inscrito para a edição do próximo ano :))

Próxima corrida: XI Grande Prémio do Atlântico na Costa da Caparica, onde  tentarei esforçar-me um bocado mais para obter um  tempo razoável,  afinal tento seguir a filosofia do escritor e atleta Haruki Murakami " a dor é incontornável, mas o sofrimento é opção..."

Fotos da prova clicando aqui.
Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial Hamilton: 01:30:02"
Tempo não oficial: 02:04:35"
Calorias: 1547 Kcal
Ritmo: 6:24"/Km