domingo, 21 de março de 2010

Meia-Maratona de Lisboa (2010)



Desde o ano de 1990 que anualmente, decorre a Meia-Maratona de Lisboa, organizada pelo Maratona Clube de Portugal, e que ostenta o título de "Gold Label" estatuto que foi criado recentemente pela IAAF, e que confere uma grau de qualidade e distinção às provas de estrada, e no ano do vigéssimo aniversário voltou a ser um estrondoso sucesso no panorama popular e desportivo.

Apesar de algumas vozes discordantes de amigos, atletas e bloguistas, a meu ver esta competição de estrada é uma das melhores do Mundo, embora ainda não tenha participado em nenhuma a nível internacional, trata-se de uma autêntica festa e simbiose perfeita entre Lisboa e milhares de atletas e caminheiros que aproveitam a oportunidade única de passar a majestosa obra de engenharia, a Ponte 25 de Abril a pé, cartão postal da prova e da capital. Sendo que também, tal como referi num “post” anterior parecia estarmos na Torre de Babel, devido à generosa participação de atletas de diversas nacionalidades destacando em particular a presença maciça dos irmãos brasileiros, além  da inglesa, francesa, espanhola, irlandesa …onde a linguagem universal é apenas exclusivamente correr !

O sucesso deste ano veio a confirmar-se, pois cerca de 35.000 atletas amadores e de elite participaram nas duas provas, a mini-maratona com aproximadamente 8 Km e a distância de 21.042Km, onde a fina nata marcou presença para tentar melhorar o tempo na distância, feito este alcançado pelo eritreu Zersenay Tadese, que assim ofereceu uma prenda à prova e levou o cheque de 50 mil euros e também com este record mundial consegui dar ainda mais projecção à competição.

A prova em relação ao ano anterior, alterou ligeiramente o percurso, partida efectuada às 10H:30 nas portagens da Ponte 25 de Abril desta vez já mais perto da travessia, viramos à direita para a 24 de Julho em direcção ao Cais do Sodré, Terreiro do Paço, e retorno no Campo das Cebolas, Cais do Sodré,  Avenida da Índia, no sentido Algés novo retorno na Avenida Marginal e meta instalada à frente do património da UNESCO, Mosteiro dos Jerónimos.

Apesar da sempre atribulada viagem, uma vez que requer alguma logística, tivemos que madrugar para deixar um carro no Restelo e outro em Entrecampos. Fomos ter com o Carlos Lopes aos pastéis de Belém mas devido a imprevistos  não foi possível o encontro e rumamos para junto dos meus  colegas de trabalho para a habitual foto da família Hovione.

Já no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, estive a confraternizar um pouco com o Luís Mota que no ano passado ficou classificado no 77º . lugar e mesmo tendo enviado um e-mail para a organização para partir à frente como era justo e compreensível, nem resposta obteve! Logo de seguida o inconfundível boné, o estimado Mário Lima com habitual boa diposição aproximou-se de nós e  estivemos até o tiro de partida em amena cavaqueira...ao fundo o CCD. Loures em peso, o Joaquim Adelino, Costa e restante equipa.

A prova correu-me de feição...até ao 5/ 6Km, segundo o Carmo com aquele andamento o tempo seria bastante inferior ao pretendido (menos de 2 horas era o objectivo) fariamos cerca de 01:50, contudo estava confiante por ter feito um treino de 60 minutos na quarta-feira,  esforcei-me, não sei se devido à projecção mediática da prova ou a motivação de estarmos constantemente a passar atletas, mas estourei por completo no Cais do Sodré, onde tive a companhia do "GPS" Miguel, que em todas situações até as impossíveís acabamos sempre por nos encontrar. 

Perto do CCB ainda gritei pelo Vitor Veloso, que estava acompanhado pelo também amigo António Almeida.

No plano pessoal considero a prova positiva, percuso razoavelmente com alguns kms assinalados, 3 pontos de controlo de tempo/chip, abastecimentos suficientes e bons a partir do 5 Km, as mesas onde além da água, com bebidas energéticas, frutas, a elevada participação de atletas, percurso lindo e totalmente plano, contudo apesar da evidente melhoria no prólogo, na meta de chegada autêntico caos,  desorganização notável o pior é que de ano para ano a situação permanece inalterável...oportunamente terá que ser revisto.

Antes de terminar, não poderia deixar a minha palavra de agradecimento ao amigo Rui Carmo, porque a minha prova era para finalizar  logo ao 15 Km quando passamos pelo Mosteiro dos Jerónimos, mas de todos os modos impediu-me, quer pondo-se à frente tendo como única alternativa a linha dos comboios, quer a fornecer-me constatemente gel, ou com palavras de apoio e ânimo...obrigado amigo e se não fosses tu, definitivamente é garantido não tinha acabado esta meia, que para mim foi a mais dolorosa e sofrida para concluir.

Em linguagem futebolistíca tenho que confessar, falhei um dos objectivos para esta época, traçado no princípio do ano, mas não interessa já no próximo domingo estarei na Corrida de Solidariedade ISCPI/APAV.

Que se lixe no próximo ano levo o cheque de 50 mil euros e esqueço rapidamente a desastrosa participação deste ano :))

Voltarei a este "post" para acrescentar os tempos e adicionar eventuais fotos, e atenção que todos participantes vão ter 20 segundos de fama, pois haverá um vídeo da chegada dos atletas da Meia-Maratona. que também tentarei adicionar.


Tempo oficial Hamilton (2009): 01:35:03"
Tempo oficial Hamilton (2010): 01:47:23"

Tempo oficial Fábio (2009): 02:02:48"
Tempo oficial Fábio (2010): 02:20:31"
Calorias: 1365 Kcal
Heart rate Máx: 170 bpm
Heart rate Avg: 159 bpm
Ritmo: 6:34"min/Km

Classificação no site da prova.
Fotos aqui.