A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, com organização técnica do Anuário da Corrida, realizaram a emblemática 29ª. edição Corrida Internacional do 1 de Maio, no dia comemorativo do Dia do Trabalhador.
Paralelamente realizou-se uma caminhada, com a extensão de 4.000 metros, com partida na Alameda e chegada no Estádio do Inatel.
A prova de percurso citadino, com distância de 15.000 metros, teve início às 10H: 00, no interior do Estádio 1º. de Maio, Avª. Rio de Janeiro; Avª. do Brasil, Campo Grande, Entrecampos, Campo Pequeno, Marquês do Pombal, que apesar de não estar com a faixa RESERVADO, espero que amanhã à noite seja uma enorme mancha vermelha e branca, Avª. Liberdade, Rossio; direcção Terreiro do Paço, a partir daqui o regresso via Martim Moniz, a interminável Almirante Reis, contornamos a rotunda do Arreiro, Avª. de Roma, Alvalade e chegada no mesmo local da partida.
Para contrariar as estatísticas, que indica que corremos, quase sempre ao domingo, desta vez decidimos correr ao sábado e até calha bem, uma vez que amanhã é o Dia da Mãe :-))
Pessoalmente e também para o Hamilton, esta prova têm um carácter especial e pela qual nutrimos simpatia, devido ao facto de ter sido aqui a nosssa estreia na distância de 15.000 metros, recordo-me como ainda se fosse hoje, estavamos no início deste gosto por sofrer e ambos apreensivos abordamos um atleta com pinta de corredor questionando se já tinha feito muitas vezes a distância, o percurso, grau de dificuldade...blá...blá...blá!
Este acontecimento decorreu no ano de 2008 e apesar do receio inicial, concluímos bem a prova, até consegui sprintar no final e o Hamilton terminou com tempo satisfatório para quem fazia a estreia.
No ano passado por imperativos alheios, não pude participar, contudo o Hamilton efectuou a prova na companhia do ilustre Miguel Cansado, que esforçou-se mas hoje não deu para comparecer, mas não faltará oportunidades decerto.
Após prolongada ausência sem treinar e correr, voltei literalmente às" pistas "do Estádio do Inatel, prova com trajecto acessível, sendo o calcanhar de aquiles a Almirante Reis, mas pelo contrário temos toda a Avenida da República até ao Rossio em plano recto e descedente, dois abastecimentos sendo o primeiro aproximadamente ao 7/8 Km nos Restauradores e o segundo a meio da Almirante Reis, trânsito parcialmente cortado, pena foi estarem poucos os Km´s assinalados, mas atendendo ao binómio qualidade/valor inscrição, destaque nitidamente positivo.
De realçar a moldura humana de apoiantes, que constantemente apoiavam os atletas, contudo observei que na sua maioria eram turistas.
Também gostaria de destacar embora pela negativa uma situação que não sei se algum dia haverá solução ou ideia melhor que é deitar as garrafas de água para o chão, não só podendo causar acidentes, quer contribuindo para sujar as nossas ruas, o que pensam os turistas, será que no estrangeiro o comportamento é semelhante? Fica aqui a minha dúvida.
Também gostaria de destacar embora pela negativa uma situação que não sei se algum dia haverá solução ou ideia melhor que é deitar as garrafas de água para o chão, não só podendo causar acidentes, quer contribuindo para sujar as nossas ruas, o que pensam os turistas, será que no estrangeiro o comportamento é semelhante? Fica aqui a minha dúvida.
Após atribulada procura lugar para o estacionamento, talvez 10 minutos, em parte devida a participação maciça de atletas, quase a rondar o meio milhar e meio, logo à entrada do complexo desportivo plagiando o Vitor Dias estava a "Blogosfera Corredora", com a boa disposição que caracteriza este grupo/família...o casal Isabel/António Almeida e a Vitória, a Rute/Vitor Veloso e a Carolina, a dupla detonadora dos asfaltos, trilhos e afins pará/comando (Joaquim Adelino/Mário Lima), Fernando Andrade, Pedro Ferreira, Rui Gameiro que fez magnífico tempo na Corrida Nocturna Rui Silva que se disputou no fim de semana passado e o José Melo que irá juntar-se a nós no almoço/convívio depois da Caminhada/Meia-Maratona das Areias que irá realizar-se no dia 16 do presente mês na Costa Caparica.
No final quando terminei a prova o mesmo grupo estava em amena descontracção e cavaqueira, na relva do estádio, a apesar de breve foi bastante agradável usufurir da companhia deste maravilhoso grupo/família e ainda apresentaram -me o José Magro do Mundo da Corrida.
Próxima prova irá ser na terra do bom peixinho, acompanhado com um Moscatel , na terra do "Special One" José Mourinho: Meia-Maratona de Setúbal, onde faremos a nossa estreia juntamente com o José Melo e o Rui Gameiro.
Voltarei para adicionar os resultados oficiais deste ano e amanhã eventualmente, caso o BENFICA consiga consagrar-se campeão onde efectuarei um texto ou uma foto alusiva ao feito.
Tempo oficial Hamilton (2009): 01: 06:27"
Tempo oficial Hamilton (2010): 01: 07:06"
Tempo Oficial Fábio ( 2008): 01: 27: 21"
Tempo Oficial Fábio ( 2010): 01: 37: 45"
Calorias: 1149 Kcal
Heart rate Avg: 163 bpm
Heart rate Máx: 180 bpm
Ritmo: 6: 30" min/ Km
Classificação: aqui