domingo, 29 de agosto de 2010

Trilhos de Monsanto-Lisboa Verde



O céu azul e limpo, calor seco e abrasador, as folhas das árvores que permaneciam silenciosas perante um vento que insistia em não soprar,  insectos a esvoaçarem,  grilos a cantarem constantemente, raízes enormes misturavam-se com  pedras soltas, correndo e caminhando em trilhos aproveitando as sombras do arvoredo, respirando o ar puro do pulmão da cidade...exigente e sinuoso, com subidas e descidas de cortar a respiração-Lisboa Verde.

Não poderia haver melhor escolha, depois de um longo interregno para férias, escolhemos para início de divertimento uma prova do Circuito Nacional de Montanha Salomon 2010, com cerca de 11Km de distância.

Belissímas paisagens da natureza reservada aos atletas, uma corrida espectacular repleta de desafios e adrenalina para os Amantes da Corrida.

As provas de Montanha têm características muito próprias permite romper com a monotonia dos percursos urbanos ao expor o praticante a uma variedade de paisagens maravilhosas. No aspecto táctico, a corrida de montanha constitui uma excelente escola para aprender a dominar as variações de percursos com mudanças de ritmo e adquirir experiência para um objectivo que ainda não sei se será realizável, tudo dependerá de muitos factores...Maratona!

Prova berm organizada, e com o detalhe importante de começar às 09:45, que para mim que tenho por hábito acordar cedo até poderia ser às 09H :00, evitaria maior exposição ao calor e o dia ficaria maior.


Após breve corrida no alcatrão que à esta hora já parecia derreter, subimos uma plataforma aérea em direcção ao Palácio Marquês da Fronteira, aqui a primeira  de muitas subidas que mais pareciam paredes intrasponíveis continuando pela Rua São Domingos de Benfica e, seguindo em direcção ao Parque Ecológico, continuado a subir até às proximidades do Forte de Monsanto passamos  pelo Parque Recreativo e já no meio da imponente floresta era um constante subir e descer, correr e caminhar em passo largo para depois cortarmos a meta no mesmo local da partida, que estava situada perto da Junta de Freguesia de Sº.Domingos de Benfica responsável pela organização dos Trilhos de Monsanto.


Nas subidas punha pé a fundo no acelerador, mas o motor andava ao relanti, com as pulsações altas fiquei com medo do motor gripar, em compensação nas descidas tirava o pé do travão e deixava-me embalar para recuperar o tempo perdido a subir:-))


Não sei se é o cansaço a falar mais alto, ou a preguiça de escrever mas termino por aqui o primeiro texto da época, sendo que oportunamente voltarei para adicionar fotos retiradas pelo Hamilton que mantêm a mesma postura, de fazer bons tempos e registar os momentos vividos:-P


De volta ao agradável convivío e o rever  familiares e amigos que fiz neste hobby semana após semana!

Próxima Prova: Corrida do Avante.

Outras fotos no local de costume: aqui


Tempo: 01: 30; 07"
Frequência Cardíaca:
RC Médio: 163 bpm-88%
RC máximo: 184 bpm-99%