domingo, 11 de novembro de 2012

Corrida da Ajuda - 2012


"Quem quer quentes e boas, quentinhas?..."

Em Dia de São Martinho, por norma o tempo até melhora, segundo o ditado é o chamado "Verão de S. Martinho" contudo para contrariar este dito popular e apesar do céu quase limpo, algumas nuvens escondidas e um frio gélido e condições climatéricas nada idênticas com alguma estação primaveril e muito menos veraneante porventura bem mais polar e convidativo a ficar no aconchego da "caminha"!

Deste modo às 10H: 20 em Monsanto, com um atraso lamentável de 20 minutos depois da hora marcada, decorreu pela segunda vez consecutiva a Corrida da Ajuda, com organização a cargo da (ainda) Junta de Freguesia da Ajuda, visto que não sei  se manterá depois da (nova) ordenação territorial, o que fará que eventualmente muitas provas acabem  e o imprescindível  apoio técnico da Xistarca, com a inovação do chip de cronometragem no dorsal da prova.

Prova "low-cost" com inscrições a 5 euros para a prova principal de 10.000 metros e de 3 euros para a Caminhada com aproximadamente 3.000 metros, sendo que depois de um prazo limite estabelecido, havia um acréscimo para ambas as provas. Cerca de um milhar na distância maior e três centenas na mais curta.

Prova (florestal) onde se respira o ar fresco e agradável dos eucaliptos e a sintonia (plena) com a mãe-natureza e o seu verde encantador, não fosse Monsanto, o pulmão da cidade, percurso de estrada (muito) rápido, para não dizer vertiginoso, com alguns dos quilómetros marcados e abastecimento a meio do percurso.

No final além da (habitual) t-shirt e medalha, um magusto, com água-pé e castanhas na companhia de amigos do Grupo Desportivo Santander Totta, por quem estava inscrito e do Portugal Running para troca de opiniões e meter a conversa em dia.

Notada a ausência de outros tantos amigos atletas que espalharam-se pelas diversas provas que ocorreram no dia do hoje, na margem sul o Corta-Mato da Cidade da Amora,  na zona oriente da cidade a Corrida (solidária) Sempre Mulher, no outro canto a Corrida do Jamor, e na terra de pescadores a Meia-Maratona da Nazaré, sendo que agora aproximam-se fins de semana sem qualquer evento desportivo, pelo menos que eu tenha conhecimento.

Esta prova marca um ciclo para este blogue, não sei se poderei chamar de "refundação" ou outro termo qualquer, mas este espaço temporariamente irá ser dedicado até meados/final de Dezembro em (apenas) divulgar  as provas do calendário das provas, já que o pseudo-atleta por motivos pessoais vai retirar-se e e (só) por este este motivo não poderá eventualmente no mês de Dezembro, recheado de provas que tanto gosta e onde se destacam as tradicionais São Silvestres, sendo que a que se disputa no último dia do ano, a meu ver além de carismática, marca sempre o término de um ano, mas tudo farei para que o regresso seja nesta data isso é se não for antes da data prevista, e já agora se voltar a correr, sou bastante dramático, com a promessa solene que irei criar o hábito de treino...juro!

Até já e continuação de bons treinos/corridas!

Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova (percurso/altimetria/tempo): aqui