quarta-feira, 17 de julho de 2013

Carlos Sá vence ultramaratona Badwater

O ultramaratonista Carlos Sá, atleta da Berg Outdoor, acaba de vencer a ultramaratona Badwater, uma das mais duras e selectivas provas mundiais da modalidade que decorreu no Vale da Morte (Dead Valey) nos Estados Unidos.

 Aos 39 anos, o atleta de Barcelos alcança o maior feito de um atleta português em corridas extremas de longa distância, depois de este ano já se ter tornado no homem mais rápido do mundo na ascensão ao Monte Aconcágua na Argentina, o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul, com 6.962 metros de altitude.

 O atleta português dividiu a liderança da prova até à passagem das 90 milhas da prova, que reuniu 97 competidores de 22 nacionalidades diferentes. Nos quilómetros seguintes o embaixador da Berg Outdoor isolou-se e chegou à subida final com uma vantagem que permitiu fazer uma gestão da corrida, terminando a prova no primeiro lugar.

A Badwater tem uma distância total de 217 quilómetros, percorridos numa única etapa, e realiza-se anualmente em meados de Julho, com partida na baía de Badwater, 86 metros abaixo do nível do mar, na célebre região do Vale da Morte na Califórnia, e chegada ao monte Whitney, com 4.421 metros de altitude.

Estes dois locais são, respectivamente, o ponto mais baixo e mais alto do território continental dos Estados Unidos, obrigando os participantes a uma subida acumulada de mais de 4.000 metros. Autointitulada como a “mais dura corrida do mundo”, boa parte da prova decorre no deserto do Vale da Morte, sob extremas condições climatéricas – a região do deserto do Vale da Morte detém inclusivamente o recorde como o ponto mais quente da Terra (56,7 graus Celsius, no dia 10 de Julho de 1913).

 A prova regista, todos os anos, uma considerável taxa de desistências entre os atletas participantes.  Carlos Sá corre com inovação desenvolvida em Portugal e aproveitou a ocasião para testar o material da Berg Outdoor, nomeadamente a t-shirt BW13 especialmente desenvolvida para esta prova com uma combinação de 2 tecnologias: Coolmax mecânico e tratamento químico HeiQ Adaptive.

 Esta solução inovadora, desenvolvida em Portugal pela Berg Outdoor, permite uma mais rápida evaporação da transpiração e maior conforto durante a prova. Ao vencer a Badwater, Carlos Sá alcança o terceiro feito internacional em 2013, depois de ter conquistado o 7º lugar final na 28ª “Maratona das Areias” (alcançando, pelo terceiro ano consecutivo, o “top 10” desta mítica ultramaratona desértica), e de se ter tornado no homem mais rápido do mundo na ascensão ao Aconcágua na Argentina, o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul, com 6.962 metros de altitude. Em Portugal, no final de Maio, o atleta natural de Barcelos, de 39 anos, conquistou o título de primeiro campeão nacional de Ultra Trail, ao vencer o Madeira Island Ultra Trial.

Na agenda internacional de provas de 2013, Carlos Sá tem prevista a sua participação no Ultra Trail do Monte Branco, no final de Agosto – uma ultramaratona de montanha nos Alpes, que atravessa França, Itália e Suíça –, bem com a participação na Patagonia Run Spring, na Argentina, no final de Novembro.
  
 (Comunicado integral e fotografia de Carlos Sá na meta )