domingo, 22 de setembro de 2013

Corrida da Linha Cascais Destak - 2013


O meu (triste) recomeço, com o final previsto...

Ao terceiro quilómetro com o imenso calor que fazia, não tive outra opção que não caminhar, claro que a desculpa tinha que ser alguma, mas e a principal que é a total ausência de treinos?

Enfim é esperar que melhores dias virão...

Na semana Europeia da Mobilidade e Domingo Dia Europeu Sem Carros, este dia "verde" serve para a sensibilização à mobilidade (ecológica) e incentiva a população em geral a deslocarem-se/movimentarem-se em transportes públicos, ou meios não poluentes como trotinetes, patins e bicicletas, mas para o lado de Carcavelos, o meio de locomoção mais utilizado foram as (duas) pernas...

O objectivo deste dia é sensibilizar e promover hábitos e estilos de vida saudáveis, como tal a Avenida Marginal a partir das 09H: 00 esteve encerrada ao trânsito, com diversas actividades ao longo do rio para assinalar o dia, desde rastreios de saúde, workshops de actividade física, animação, aulas de fitness, passeios e caminhadas, envolvendo famílias inteiras.

A 6ª edição da Corrida da Linha, evento organizado pelo jornal diário (gratuito) Destak em parceria com a Câmara Municipal de Cascais é uma prova com percursos de 10km ou 3km, numa paisagem única, sempre à beira-mar.

O evento dividiu-se em dois percursos para que cada participante pudesse optar por aquele que melhor se adaptasse à sua condição física.

Para quem gosta de competição, a prova de 10km, homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo e cronometrada através de chip na t-shirt, teve partida marcada em Carcavelos às 10H: 00 e chegada na Baía de Cascais. O atleta Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi o embaixador deste percurso e marcou presença na partida.

O percurso dos 3km, indicado para famílias, crianças e todos aqueles que gostam de caminhar ou correr a uma velocidade mais reduzida, teve partida no Estoril e chegada no mesmo local que a prova dita principal. Esta distância contou com a especial participação dos heróis infantis da Vila Moleza Winx, que proporcionaram momentos de diversão e lazer junto das crianças.

Amigos, conhecidos, gente bem disposta e humorada, calor, música, gargalhadas, conversas sem fim, foi uma sensação que já sentia alguma falta, têm sido um ano sabático, cansaço, falta de motivação, desistências,  confesso que não têm sido um bom ano a nível desportivo, tenho que puxar pela memória para me lembrar da última prova fiz...Corrida do Montijo e mesmo essa feita em passada lenta? Penso que sim! Ando mesmo desiludido comigo próprio!

Organização impecável, inscrições ao preço promocional de 7 euros para a corrida de 3km, e 10 euros para a corrida de 10km. O Destak criou ainda um pack de família com um preço especial de 20 euros, que abrange uma inscrição nos 10km e duas inscrições nos 3km. assim com organização de treinos aos Sábados, percurso com quilómetros marcados, treinos aos sábados com a Pro Runner, abastecimento ao terceiro e oitavo quilómetro, massagens no final, oferta de t-shirt técnica e brindes, tudo cinco estrelas e uma prova que merece o reconhecimento e que voltemos para o ano.

Um último parágrafo para a organização do Rock´n´Roll Maratona de Lisboa, para que tenha o bom senso e repense o horário da partida para mais cedo, com as condições climatéricas a alterarem-se constantemente, muito calor, por vezes demasiado e depois arrefecimento brusco  e surgimento de nova vaga de calor, impensável, na minha opinião uma partida para a maratona às dez horas é preferível acordar mais cedo e correr, do que começar mais tarde, eventualmente apanharmos o período de maior exposição solar e calor e tudo o que poderá advir desta decisão! Não tenho dúvidas poderá ser fatal, eu próprio se por exemplo, no dia da maratona estiver a temperatura que esteve hoje, farei o meu melhor possível, mas na certeza que a desistência será inevitável, com a saúde não se brinca!

Site da Prova: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos Xistarca: aqui