domingo, 13 de outubro de 2013

Corrida da Água - 2013


 O (re)começo...todas as fases do crescimento são importantes quando se corre, todos temos ritmos diferentes assim como os bebés que começam por gatinhar antes de andar, tenho que começar por voltar a correr, mesmo que lentamente, só depois poderei alargar novos horizontes que perdi de vista!

O Dia Nacional da Água é assinalado em Portugal, no primeiro dia do mês de Outubro e, à semelhança de outras datas comemorativas, a intenção é sensibilizar para a importância deste bem primário cada vez mais escasso e precioso.

Talvez por isso o nome desta corrida, organizada pela  Revista Atletismo, Vitalis e apoio técnico da Xistarca: Corrida da Água.

Prova de 10 quilómetros, no pulmão da cidade, Monsanto, e paralelamente uma Caminhada de 3.000 metros ambas com passagem (obrigatória) pelo Aqueduto das Águas Livres.

Depois de meses de inactividade completa e longa ausência das provas, voltei a correr/participar neste dia de Outono bucólico, apesar do sol quente e brilhante, as folhas caem, os passarinhos já não chilreiam  como outrora só ficando o cheiro tão agradável das folhas de eucalipto, mas com isto tudo a alegria voltou em mim, um enorme contentamento que não dá para explicar, apenas sentir e viver o momento. Que satisfação ter concluído a prova!

Não estava inscrito para este evento, só na sexta-feira é que decidi(tardiamente), infelizmente as inscrições já tinham terminado no dia anterior, deste modo já nem pude inscrever a mamã para ir fazer a Caminhada e eu ir  a Meia Maratona da Moita estava fora de questão devido a minha nítida falta de preparação o sofrimento seria certamente garantido.

A prova começava às 10 horas, houve um ligeiro atraso de cerca de 7 minutos, levei o suficiente no bolso, para inscrever-me, mas já não podia, a única esperança era esperar que alguém desistisse e depois comprar o dorsal, porque correr sem o mesmo não me sentiria bem, nem sei se o faria, felizmente o mundialmente famoso Gilberto Gonçalves conhecido pelos "bigodes", após amena conversa, antes das 9 horas e meia, arranjou-me o papel tão desejado para o alfinetar na t-shirt.

Prova simpática com meio milhar de participantes, assim como as provas que florescem como cogumelos, correr é mesmo moda, abastecimento  a meio do percurso e final, t-shirt técnica, enfim a organização e experiência com que a Xistarca vem nos brindado há mais de vinte anos pelas estradas do nosso Portugal.

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
A minha prestação: aqui