quarta-feira, 7 de maio de 2014

I Gerês Trail Adventure no mapa do Trail Mundial.


O I Gerês Trail Adventure foi um estrondoso êxito e colocou a região no mapa do trail mundial!

Durante o fim-de-semana de 25 a 27 de Abril decorreu, no único parque nacional de Portugal, o Gerês Trail Adventure, evento de trail running, organizado pela Carlos Sá Nature Events®, único em Portugal, por etapas e por equipas. Um evento memorável, na opinião de todos, aguardando agora apoios, para se dar continuidade a este projeto único que mais que, uma prova, promove toda uma região!

Os atletas presentes, provenientes de 7 nacionalidades e de todo o território português, incluindo Madeira e Açores, tiveram a oportunidade de percorrer trilhos, com paisagens únicas e (unanimemente de acordo com os participantes), bastante surpreendentes, apesar de estes os terem percorrido, nos dois primeiros dias, debaixo de chuva e com nevoeiro, que impedia a visibilidade, em pleno, da grandiosidade das paisagens que a região tem para oferecer.

Mais que uma prova de trail, este evento permitiu que a vila do Gerês se promovesse nacional e internacionalmente e vivesse um ambiente festivo fantástico, com companheirismo e amizade a fervilhar, ao longo dum fim-de-semana memorável! As conferências e as actividades gratuitas para acompanhantes, permitiram um enriquecimento ainda maior em torno desta festa, muito acarinhada pelos locais, que se envolveram com paixão, num evento que, como se previa, marcou definitivamente as atividades outdoor e, em especial, o trail em Portugal.

O Gerês Trail Adventure teve várias outras componentes, além do trail e das actividades gratuitas. Todos os atletas tiveram a oportunidade de levar um pouco do Gerês consigo e, dessa forma, puderam diminuir a sua pegada ecológica, uma vez que a organização ofereceu um carvalho a todos.

O Gerês Trail Adventure foi também solidário para com a causa “Uma casa para a Rita”. Com o apoio da Fisipadrão, os atletas puderam usufruir de massagens de recuperação a um preço simbólico, que reverteu, na totalidade, para a construção de uma casa adaptada para a Rita -uma criança com paralisia cerebral. Angariaram-se, no total, 217 euros.

A presença de um lote de atletas, de renome nacional e internacional, levou também muitos curiosos à vila do Gerês, para verem a sua classe imposta nos trilhos percorridos. Nomes como Philipp Reiter (que vive nos Alpes), ou Zigor Iturrieta Ruiz (que vive perto dos Pirenéus), que elogiaram bastante os trilhos, afirmaram também que esta é uma prova de nível internacional e tem todo o potencial para, muito em breve, estar ao mais alto nível das mais emblemáticas provas que se realizam por todo o mundo. Zigor (3º classificado no UTMB®) teceu rasgados elogios à organização, afirmando “guardar o Gerês Trail Adventure com carinho no coração” e que voltar é um desejo. O alemão Phiilpp Reitter (uma das maiores promessas do trail mundial, com apenas 22 anos), por seu turno, decidiu ficar um dia mais no Gerês e disfrutar da região e da hospitalidade das pessoas tendo, via facebook, deixado uma mensagem que revela a sua intenção de regressar! Vicente Juan Garcia, vencedor dos 4 Desertos em 2012 e acabado de chegar da Suécia, onde realizou uma prova de 100 milhas há menos de 2 semanas, ficou encantado, tendo prometido regressar com mais tempo e acompanhado pela família, para (re)descobrir os encantos do Gerês. Este foi o objectivo principal da organização, o de mostrar os encantos do Gerês na sua plenitude, onde a fauna e flora, as gentes e as tradições locais, teriam que estar integradas como um todo. Dar vida e visibilidades às aldeias e permitir que o mundo as descobrisse, foi algo que ultrapassou uma simples prova… foi algo mágico!

Para a história ficarão os momentos impossíveis de descrever; o ambiente único que se viveu e sentiu, na certeza de que, segundo as palavras dos participantes, o regresso é imperioso, mas ainda com mais amigos!

A organização realizou um investimento bastante avultado nesta 1ª edição, pensando nos atletas e nas suas famílias, nos pequenos detalhes que marcaram a diferença, assim como na segurança, com várias delegações da Cruz Vermelha, Bombeiros e GIPS (GNR Montanha), envolvidos.

A hora de marcar nova aventura ficará agora dependente dos apoios que possam surgir.


Vídeos resumo das etapas:


<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/UopQl2HBv-k" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>