O uso da bicicleta está cada vez mais em moda e a procura por desafios e novas experiências é uma constante. Embora a oferta de eventos pelo país seja cada vez maior, o Algarve Bike Challenge destaca-se de todos eles, e já assim o é desde 2014.
Pelo quarto ano consecutivo a Associação Clube BCF organiza aquela que, é desde a sua segunda edição, a maior competição por etapas em mountain bike! E ano após ano a evolução é maior e cresce o estatuto. A beleza da região, a qualidade dos percursos, o serviço de excelência prestado pela Organização e as características únicas deste grande evento fazem com que para 2016 o Algarve Bike Challenge seja também prova UCI, permitindo a atletas federados UCI pontuarem para o ranking UCI em ano Olímpico! Sendo que esta será uma das últimas provas pontuáveis para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016, espera-se uma enorme adesão de atletas de elite mundial atraindo assim os media e a atenção de todos os aficionados desta grande modalidade.
Com isto, não se pense porém, que o Algarve Bike Challenge passará a ser totalmente competitivo e voltado apenas para atletas de elite! Este evento é muito mais que uma prova por etapas, é um desafio, uma experiência que qualquer mountain biker não fica indiferente. Como tal irão decorrer duas competições no mesmo evento, o Algarve Bike Challenge 2016 UCI e o Algarve Bike Challenge 2016 Open Race.
Enquanto o Algarve Bike Challenge 2016 UCI será uma prova de categoria 2, exclusiva a atletas Elites com licença UCI e cujo o regulamento terá por base as regras UCI para este tipo de provas (XCS), o Algarve Bike Challenge 2016 Open Race será, tal como nas edições anteriores, uma prova aberta a atletas federados e não federados com um regulamento específico em que as usuais categorias são substituídas por bonificações segundo a idade e sexo dos participantes.
O Algarve Bike Challenge em 2016 realizar-se-á nos dias 4, 5 e 6 de Março e a 1ª fase de inscrições arranca já no próximo dia 1 de Agosto de 2015. O verdadeiro desafio desta prova não está apenas e só em vencer, mas no auto conhecimento, na partilha do verdadeiro espírito do mountain bike, na superação de limites em contacto constante com a Natureza no seu estado puro!
Sendo o Algarve um destino turístico de eleição existe no entanto ainda muito por descobrir no seu interior, quer a nível ambiental, histórico, cultural e social. Pretende-se com este evento fomentar o Turismo de Natureza e de Desporto.
|